A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Os hebreus se desenvolveram na Antiga Palestina.  Está é também conhecida como Canaã.  Esse território era cortado pelo rio Jordão.  Eles chegaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Os hebreus se desenvolveram na Antiga Palestina.  Está é também conhecida como Canaã.  Esse território era cortado pelo rio Jordão.  Eles chegaram."— Transcrição da apresentação:

1

2  Os hebreus se desenvolveram na Antiga Palestina.  Está é também conhecida como Canaã.  Esse território era cortado pelo rio Jordão.  Eles chegaram a Palestina antes de 2000 A.C.  A principal fonte da história hebraica é a Bíblia. Especificamente o Antigo Testamento. E mais especificamente ainda, os cinco primeiros livros (Genesis, Exodo, Levítico, Deuteronômio e Números). O livro sagrado dos judeus (cuja origem remonta ao povo hebreu) é a Torá.

3  Tiveram diversos conflitos contra os cananeus e os filisteus.   Fixaram-se na Palestina  Deixaram os costumes das comunidades nômades  Desenvolveram a agricultura e o comércio.  Seu primeiro grande líder foi Abraão. Povos que também viviam na região. O primeiro patriarca. Os patriarcas eram líderes de tribos, que tinham funções religiosas, jurídicas e militares. Eram deles as principais decisões do grupo. Obs importante: o mapa ao lado é mais um mapa do Crescente Fértil do que precisamente da Palestina, que é apenas uma parte desse mapa. (Mais ou menos onde está circulado)

4 Nossinhora, que batalha sangrenta! Muito tenso!

5  Nasceu na cidade de Ur, na Caldéia.  Anunciava o monoteísmo.  Fez uma “aliança” com Deus, que lhe prometeu em troca as terras de Canaã.  Abraão reuniu seu povo e segui para uma longa viagem a Canaã.  Viveu 175 anos. Abraão antes se chamava Abrão, mas altera seu nome a partir de sua aliança com Deus. Ele é o personagem que quase sacrificou seu filho no monte Moriá para provar sua dedicação a Deus.

6  O poder passava de pai para filho.  Abraão > Isaac > Jacó e assim vai.  Um dos filhos de Jacó era José.  Jacó teve doze filhos, que geraram as doze tribos de Israel. Atenção a essas 12 tribos. Elas são importantes em vários momentos. Podemos destacar que formação da monarquia hebraica (mais pra frente) acontece a partir da unificação dessas tribos. Depois, sua separação dará origem aos reinos de Judá e Israel.

7  Era filho de Jacó.  Tinha um dom especial.  Foi vendido por seus irmãos.  Foi preso e escravizado.  Seu dom despertou interesse do faraó.  Perdoa seus irmãos.

8  Os hebreus começaram a ser escravizados e maltratados pelo faraó.  O faraó não queria libertar o povo.  Houveram as 10 pragas.  Liderados por Moisés, deixam o Egito.  Passam 40 anos vagando pelo deserto. HOUVE as 10 pragas. Meninas do grupo, por favor, pesquisem novamente e coloquem uma observação nesse slide explicando o que os hebreus foram fazer no Egito e por que os egípcios escravizaram os hebreus posteriormente. (tudo isso antes do Êxodo)

9 Imagens representando as 10 pragas do Egito.

10

11  Foi colocado em um cesto e deixado à margem do Nilo.  Foi encontrado pelo filha do faraó.  Libertou o povo hebreu.  Abriu o Mar Vermelho.  Escreveu os Dez Mandamentos no Monte Sinai. Segundo a Bíblia, ele teria recebido dos 10 Mandamentos de Deus. Esses mandamentos, contidos nas Tábuas da Lei, contêm a base do código de conduta seguido pelos hebreus.

12

13

14  Com Josué, conquistaram a cidade de Jericó  Estavam com dificuldades para a conquista do território Palestino.  Nomearam os Juízes Os juízes surgiram durante o regresso a Canaã no contexto da necessidade de lutar contra os filisteus pela permanência no território, por isso eram também reconhecidos como líderes militares pelos hebreus. Entre eles, destaque para Sansão, cuja força era proveniente de seus longos cabelos. Entre seus feitos estão: uma luta contra um leão em que, desarmado, Sansão dá uma surra no bicho, e uma outra luta dele contra mil filisteus (nessa luta ele usa só uma queixada de burro).

15  Filisteus representavam uma ameaça;  Hebreus instituíram a monarquia;  Passaram a ser liderados por reis;  Se dividiram em: reino de Israel e reino de Judá;  O reino ficou vulnerável;  Em 1990 firmaram acordo, mas não com paz completa; Esse slide ficou um pouco incompleto. Era importante que as meninas mencionassem (como fizeram durante a apresentação) pelo menos os reis Davi e Salomão, responsáveis pela formação e expansão de um império hebraico. Após a morte de Salomão houve a crise da Monarquia, o que acarretou na divisão entre os reinos de Judá e Israel, que foram conquistados posteriormente por outros povos, como os assírios, babilônios, macedônios e romanos. Importante: pesquisem sobre a diáspora hebraica no século I d.C. Fato conhecido como “Cisma Hebraico”

16  Religião  Principal base da cultura.  Eram monoteístas  acreditavam em um único Deus.  Ideia messiânica  Acreditavam na vinda de um messias, um enviado de Deus para conduzir os homens à salvação eterna  messias era Jesus Cristo. Ideia de “povo escolhido”.

17 Cuidado: essa divisão social não aconteceu durante todo o período estudado. Essa é específica para o período monárquico e depois para os reinos. Antes o topo era composto por patriarcas ou juízes, dependendo do momento. E essa pirâmide social é do Egito, não dos hebreus.


Carregar ppt " Os hebreus se desenvolveram na Antiga Palestina.  Está é também conhecida como Canaã.  Esse território era cortado pelo rio Jordão.  Eles chegaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google