A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os profetas menores (I) O livro do profeta Obadias Estudo 09 O dia do Senhor está perto Obadias 1.1-21.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os profetas menores (I) O livro do profeta Obadias Estudo 09 O dia do Senhor está perto Obadias 1.1-21."— Transcrição da apresentação:

1 Os profetas menores (I) O livro do profeta Obadias Estudo 09 O dia do Senhor está perto Obadias

2 Introdução É o quarto livro dos chamados profetas menores. É também o menor livro do AT com seus 21 versículos. Foi um profeta do reino de Judá. Há controvérsia sobre o tempo em que exerceu o seu ministério. Suas profecias podem ter sido escritas entre 800 e 586 a.C.

3 Razão da profecia Isto, porque, como sinaliza sua profecia apenas sobre o povo de Edom, adversário de Judá, em todo esse tempo, eles sempre hostilizaram o reino de Israel. Somente nos tempos de Davi eles ficaram mais contidos. Nas outras épocas foram sempre hostis.

4 Historicamente… a hostilidade se explica. Eles são resultantes de uma cisão na família de Abraão. Esaú afastou- se de Jacó e refugiou- se nesta região. O nome Edom, quer dizer vermelho, que segundo os historiadores seria a cor do guisado que causou a separação dos irmãos.

5 Geograficamente… Eles ficaram muito próximos. A região ao sudeste da terra de Israel, entre o Mar Morto e o Grande Mar, fazendo a fronteira de Israel com o Egito. Uma faixa de 200 por 48 km como podemos ver no mapa. Mais tarde os filisteus se estabelecem ali. Não deixaram Moisés passar. por ali quando do êxodo do Egito para Canaã.

6

7 Socialmente… então, como sempre se julgaram inferiorizados, quando qualquer oportunidade surgia eles se aproveitavam para hostilizar, seqüestrar, roubar ou zombar de Israel. Isto acontece até hoje. A terra de Edom hoje, é a Faixa de Gaza, dos palestinos que se opõem ao Estado de Israel.

8 Situando-nos então… Se profetizou em data mais antiga, foi nos tempos de Jeorão em 848/841 a.C (Vide 2Reis ). Se profetizou em data mais recente, eles ajudaram os babilônios a invadirem Jerusalém em 587 a.C. e se alegraram com isto (Vide Sl 137.7, Lm 4.21,22 e Ob )

9 Dado o pequeno volume do texto hoje, os professores devem aproveitar para ler-se o texto integralmente, com a Bíblia aberta, em voz alta, alternando-se a leitura entre alunos e alunas. À proporção que a leitura caminhe, o professor acrescenta os comentários que expomos a seguir:

10 Obadias Os pecados de Edom e o castigo vindouro: 1) Realmente Edom foi sempre um povo pequeno. Com esta denominação existiu até os anos 70 d.C.; 2) Eles eram vaidosos de sua segurança; 3) Mas iriam cair, finalmente, como aconteceu com a invasão romana em 70.

11 Obadias A alegria de Edom com a dor e o sofrimento de Israel: 1) Eles participaram da partilha dos despojos de Israel (v.11); 2) Eles se alegraram com isto (v.12) 3) Eles foram ver a ruína de Jerusalém (v.13); 4) Eles exterminavam os que escapavam (v.14).

12 Obadias O julgamento do Senhor sobre Edom: 1) O anúncio do Dia do Senhor sobre todos (v.15,16); 2) O anúncio da preservação de Israel (v.17,18) 3) A profecia sobre a mistura de povos que restará na região de Edom. (v.19-21).

13 Conclusões de advertência: 1) A vaidade de Edom deve ser um aviso de Deus para nós; 2) O cuidado que devemos ter com a inveja; 3) O tirar proveito da calamidade alheia; 4) O que fizermos de mal a outrem pode voltar-se contra nós.

14 Conclusões de conforto: 1) A convicção do livramento mesmo em meio ao maior tormento; 2) A convicção de que o reino será do Senhor; 3) A convicção de que o Dia do Senhor está por vir.

15 Diante das conclusões que perguntas faço? 1) Abrigo a inveja em meu coração? 2) Me alegro com a queda de outrem? 3) Dou lugar ao espírito de discórdia em meu coração? 4) Procuro ajudar o que precisa ou aproveito para repreendê-lo?


Carregar ppt "Os profetas menores (I) O livro do profeta Obadias Estudo 09 O dia do Senhor está perto Obadias 1.1-21."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google