A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas"— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas
Estudo 05 O livro de Joel (Caps. 1 a 3) “Derramarei o meu Espírito”

2 Encerrado o primeiro livro do trimestre faça alguns comentários sobre o que podemos retirar do livro de Oséias, preparando a classe para o segundo livro a ser estudado agora: O livro do profeta Joel

3 Introduza o tema comentando sobre a figura do profeta, sua época, sua mensagem de advertência também, mas de alta aplicação para o futuro do povo de Deus, não só no aspecto material, como principalmente no aspecto espiritual.

4 Introdução O profeta Joel deve ter vivido em torno dos anos 800 a.C.. Alguns apontam uma época mais recente (pós-exílio), mas especialmente pela citação das pragas os mais prestigiados optam pela data mais antiga.

5 Como o livro será estudado em um domingo apenas, pois se compõe de três capítulos somente, coloque a classe com a Bíblia aberta e peça que, com lapis destaque nas margens ao lado os versículos que estarão em destaque em todo o estudo.

6 Textos em destaque: No Capítulo 2: No Capítulo 1: 1-11 – A invasão
12-17 – Chamada ao perdão; 18-27 – A promessa 28-32 – A efusão do Espírito No Capítulo 1: 1-3 – A chamada 4,5 – A advertência 6-12 – A assolação 13-20 – A lamentação No capítulo 3: 1-17 – A visão do Juízo final; 18-21 – A visão da Salvação dos remidos

7 Depois de ter comentado os textos em destaque em cada capítulo no slide anterior, repasse agora com a classe com a Bíblia aberta, versículo a versículo, destacando este ou aquele por sua maior aplicação e contextualização.

8 No capítulo 1, versículos 1 a 3, destaque que a história tem que ser contada:
” Fazei sobre isto um narração a vossos filhos, e vossos filhos a transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte”

9 Nos versículos 4 e 5, destaque a dimensão da praga que se abateu sobre Israel:
” O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.”

10 Nos versículos 6 a 12, destaque a assolação que veio sobre o povo de Deus:
” A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.”

11 Nos versículos 13 a 20, destaque a lamentação em que Israel se envolveu:
” A ti clamo, ó Senhor; porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo... As correntes d´água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.”

12 No capítulo 2, medite nos versículos 1 a 11, e destaque a invasão inimiga:
” Correm como valentes, como homens de guerra sobem os muros... pulam sobre a cidade, correm pelos muros... sobem nas casas... entram pelas janelas.”

13 No capítulo 2.12-17 medite no texto áureo:
” Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. ”

14 No capítulo 2.18-27 medite no texto que fala da promessa para o povo arrependido:
” Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.”

15 No capítulo 2.28-32 ressalte a bênção da promessa da unção do Espírito:
” Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos ancião terão sonhos, os vossos mancebos visões.”

16 Continue ressaltando essas bênçãos que se tornarão reais no Novo Testamento:
” E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. ”

17 No último capítulo a profecia de Joel se torna apocalíptica, mais própria do NT:
” Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados ... Congregarei todas as nações... E ali com elas entrarei em juízo... ”

18 ” Multidões, multidões no vale da decisão,
No final do texto a mensagem parece de Cristo no sermão profético ou de João no Apocalipse do NT: ” Multidões, multidões no vale da decisão, porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. ”

19 ” Mas Judá será habitada para sempre...
A promessa final é para o Israel bíblico e para a igreja de Cristo de hoje: ” Mas Judá será habitada para sempre... e Jerusalém de geração em geração.” Ou seja, estaremos todos juntos na glória com ele.

20 Faça com a classe um exercício de síntese e resumo do livro que foi lido e estudado.
Procure ver com o grupo, a comparação entre a mensagem de Oséias e a de Joel. Ressalte a importância da mensagem de Joel em razão da promessa do Espírito de Deus!

21 Para pensar e discutir: 3.Como vê a pessoa de Deus em face disto?
1.Como você entende a questão do castigo para o pecado na vida do crente? 2.Para você é mais conseqüência de erros do que castigo propriamente dito? 3.Como vê a pessoa de Deus em face disto?

22 Continuando para finalizar:
4.Como você interpreta a imagem do profeta de um “deus que se arrepende do mal?” 5. O dia de Pentecostes tem relação com o livro de Joel? Qual? 6. Você já foi ungido pelo Espírito de Deus?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google