A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os profetas menores (I) - Oséias Prossigamos em conhecer ao Senhor Estudo 02 Oséias 4 a 6 Oséias denuncia o pecado e convida à conversão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os profetas menores (I) - Oséias Prossigamos em conhecer ao Senhor Estudo 02 Oséias 4 a 6 Oséias denuncia o pecado e convida à conversão."— Transcrição da apresentação:

1 Os profetas menores (I) - Oséias Prossigamos em conhecer ao Senhor Estudo 02 Oséias 4 a 6 Oséias denuncia o pecado e convida à conversão

2 Em nossa Introdução e no Estudo 01 onde lemos os capítulos de 1 a 3 do livro de Oséias, podemos perceber que todo o livro vai ser escrito tendo por objetivo denunciar o pecado ao povo de Israel e conclamar a nação à volta aos caminhos do Senhor.

3 Neste Estudo 02 onde leremos os capítulos de 4 a 6 verificaremos que a narrativa profética deixa de se situar na história da vida do profeta, para se voltar mais diretamente para a mensagem que ele recebeu de Deus para anunciar a Israel.

4 Neste momento o professor deverá pedir que a classe toda abra a Bíblia. Os três capítulos da leitura deverão estar abertos diante de todos para que alternada e seqüencialmente a leitura dos textos seja feita por todos.

5 No capítulo 4 Oséias anuncia a contenda do Senhor com Israel: 1)Vamos ler a mensagem de sublime atualidade, infelizmente, dos versículos 1 a 3; 2) E a culpa disto recaía sobre os sacerdotes (4 a 11)

6 3) E como conseqüência do descuido dos sacerdotes o povo se desencaminhava (12 a 14) 4) E enquanto isto acontecer, de nada adiantará clamar porque o Senhor não os ouvirá (15 a 19)

7 Os comentários até aqui poderão ser feitos focalizando a perversão que vemos na sociedade atual, onde o ser humano se afastou do Senhor e trilha os caminhos da perversão social. A ênfase aqui é quanto ao povo que se deixa levar para o mal. A leitura bíblica deverá continuar a ser feita.

8 No capítulo 5, é a liderança de Israel que vai ser acusada 1) Tanto Israel (Efraim) como Judá têm pecado (1-4) Quando a liderança falha, o povo falha junto. A liderança tem responsabilidade na melhor conduta do povo.

9 Por isso o castigo virá contra o povo (5-14) A conseqüência negativa que viria sobre a liderança religiosa, social e real de Israel, recairia também sobre o povo todo que junto sofreria os danos.

10 Isto até que o povo se voltasse para Deus (15) Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão.

11 Novamente, lembrar a importância das Bíblias abertas. Como os textos são longos, o professor poderá fazer a leitura salteada de alguns dos versículos de mais destaque para a classe.

12 No capítulo 6 a mensagem muda: 1) O convite ao arrependimento (1-3) Aquilo que o profeta mostrou com o seu casamento vai ser agora aplicado novamente na vida do povo de Deus.

13 2) A repreensão a Israel e Judá (4-11) O ser humano precisa ser corrigido quando fracassa. Deus vai fazer isto com o seu povo. O cativeiro babilônico será o método corretivo de Deus.

14 Para concluir o professor poderá chamar atenção para alguns textos da leitura bíblica que são muito aplicáveis aos tempos de hoje em nossa modernidade. Vamos destacar alguns deles:

15 Que lições podemos retirar deles? – Uma visão dos tempos presentes 4.12 – A visão de um povo distante de Deus – A bênção do conhecimento de Deus 6.6 – O que o Senhor deseja de seu povo

16 E o professor passará a fazer a leitura em conjunto com os alunos, procurando ao final de cada versículo, concluir com a participação do grupo, sobre de que maneira este ou aquele enunciado da Palavra de Deus está mais em evidência nos dias de hoje. Façam as aplicações adequadas.

17 4.1-3 – Uma visão de hoje: Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios. Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.

18 4.12 – A visão de um povo distante de Deus O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus

19 6.1-3 – A bênção do conhecimento de Deus Vinde e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida e no-la atará. Depois de dois dias, nos ressuscitará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída como a alva é certa, e ele nos virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

20 6.6 – O que o Senhor deseja de seu povo Pois misericórdia quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Concluindo: Que como crentes hoje, vivamos sem a necessidade de sacrifícios, pois temos nossa vida na presença do Senhor.


Carregar ppt "Os profetas menores (I) - Oséias Prossigamos em conhecer ao Senhor Estudo 02 Oséias 4 a 6 Oséias denuncia o pecado e convida à conversão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google