A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Cristo morreu pelos ímpios”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Cristo morreu pelos ímpios”"— Transcrição da apresentação:

1 “Cristo morreu pelos ímpios”
A Epístola aos Romanos Estudo 04 “Cristo morreu pelos ímpios” A maravilhosa graça de Deus Texto bíblico – Romanos

2 Paulo vai prosseguir desmistificando a
Introdução (I) Paulo vai prosseguir desmistificando a crença judaica de sua superioridade em comparação aos ímpios, simplesmente, porque era ele “o povo escolhido”.

3 Além disto a Lei fora dada para ele, o povo de Deus, razão porque, se
Introdução (II) Além disto a Lei fora dada para ele, o povo de Deus, razão porque, se a observasse em sua vida, não haveria necessidade de outros atos para sua redenção.

4 Daí ter ele batido com tanta ênfase
Introdução (III) Daí ter ele batido com tanta ênfase no valor da fé para a redenção do homem, independentemente, de ser judeu, grego ou bárbaro. A lei deixou de ser fator básico para a salvação.

5 Mas, para que isto se tornasse mais salvos pela fé e não pela lei.
Introdução (IV) Mas, para que isto se tornasse mais claro para os judeus, Paulo precisava mostrar que certos personagens tidos como especiais, mitos para eles, foram salvos pela fé e não pela lei.

6 Texto bíblico - Romanos 4.1-25 Voltando ao passado – v.1-8;
E isto ele vai fazer neste capítulo 4 que podemos dividir em três partes: Voltando ao passado – v.1-8; Lei X Fé – v.9-17; A fé que nos salva – v

7 Bíblias abertas para a leitura em conjunto com a classe, em voz alta,
Deste ponto em diante, Bíblias abertas para a leitura em conjunto com a classe, em voz alta, enquanto os comentários irão sendo feitos gradativamente ao texto lido.

8 Romanos 4.1-3 Abraão era o principal nome na cultura judaica como o pai da nação de Israel. No entanto, eles precisavam entender que não foi por cumprir a lei que ele se tornou digno da salvação, mas sim pela fé que teve na promessa de Deus.

9 trabalho e a recompensa ao que não trabalha.
Romanos 4.4,5 Para evidenciar o mérito maior da fé, ou melhor dizendo da graça de Deus, sobre as obras da lei, o apóstolo tece uma comparação simples e clara sobre o pagamento de um trabalho e a recompensa ao que não trabalha.

10 Romanos 4.6-8 Para tornar mais expressiva sua argumentação
aponta para outro “mito” da cultura judaica que, inegavelmente, todos sabiam, havia pecado contra Deus e ainda assim, mesmo não tendo cumprido a lei, Davi, veio a ser salvo.

11 Romanos Paulo passa a apontar então para a justiça soberana de Deus, ou seja, a justa justiça, pois não contemplou apenas os que seguem a lei (os circuncisos), mas também os que não a seguem (os incircuncisos), mas têm fé, dando mais uma vez o exemplo de Abraão.

12 Romanos O apóstolo então, ainda focando o exemplo de Abraão, vai mostrar que foi a fé que o salvou e não o cumprimento da lei. Com este raciocínio ele quer evidenciar que a justiça divina se dá para o salvo, única e exclusivamente pela graça de Deus.

13 Romanos 4.23-25 E, para finalizar seus argumentos, Paulo
expõe então, que não foi apenas a Abraão ou a Davi que esta graça de Deus se manifestou mas a todos os crentes em todas as épocas, razão pela qual ao se incluir neste grupo, ele nos incluiu também.

14 Qual o valor para você da obediência à lei?
Conclusão Qual o valor para você da obediência à lei? Se ela já não tem poder para condená-lo, por que cumpri-la? A busca pela santificação não será a forma de cumprir a lei? Ou seja, deixamos de pecar porque pela fé buscamos a santidade de vida.


Carregar ppt "“Cristo morreu pelos ímpios”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google