A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS-CRIADOR Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS-CRIADOR Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS-CRIADOR Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas

2 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: A Bíblia não é um livro que se propõe a explicações científicas. A Bíblia é o registro de Deus para a humanidade, mostrando que ela começou com Deus na criação e deve voltar-se para Ele em Cristo para a vida eterna. Portanto, a Bíblia descreve os fatos com o propósito de mostrar que há um Criador, ela não tem o objetivo de explicar cientificamente este processo.

3 POSSIBILIDADES SOBRE A CRIAÇÃO: Enfatizo que são POSSIBILIDADES (teorias) sobre a Criação por Deus, já que o propósito da Bíblia não é uma explicação científica!

4 POSSIBILIDADE 1: A Palavra Yom A palavra hebraica yom que é usada em Gênesis e traduzida por dia significa em outros textos bíblicos: um dia específico (dia do Senhor) ou um período (nos dias do rei...) ou mesmo um dia literal de 24 horas. Portanto, é possível dizer que na Criação ela represente qualquer um destes significados.

5 POSSIBILIDADE 1: A Palavra Yom Dificuldade: não há critérios que nos ajudem a definir com qual destes significados a palavra foi usada em Gênesis. Interessante: pode ajudar a conciliar a descrição bíblica e a teoria científica da idade da Terra.

6 POSSIBILDIADE 2: A Teoria de Scofield Este estudioso defende que a criação do Universo está descrita em Gênesis 1:1, que a queda de Satanás e seus anjos ocorre após isto e atinge a Criação com o caos. Em seguida, de Gênesis 1:2 em diante seria a descrição de 6 dias literais aonde Deus reconstrói a Terra

7 POSSIBILDIADE 2: A Teoria de Scofield Dificuldade: não há relato bíblico que afirme que a queda de Satanás tenha causado impactos tais na Criação. Interessante: explica questões sobre a idade da Terra, sua depreciação,o fato do mundo todo já existir e Deus ter posto Adão especificamente em um lugar.

8 POSSIBILIDADE 3: A Teoria da Terra Jovem A Criação do mundo teria em torno de 10 mil anos, então como a Terra e alguns fósseis tem datações de milhões de anos? Assim como Deus criou Adão já adulto, teria criado a Terra não em idade embrionária, mas já desenvolvida. A queda, as consequências do pecado na criação, os desastre naturais (como o dilúvio) entre outros fatores teriam trazido este desgaste à Terra, como a pecaminosidade abreviara a vida do homem neste mundo.

9 POSSIBILIDADE 3: A Teoria da Terra Jovem Dificuldade: não considera como sendo literais as datações científicas Interessante: é uma explicação estritamente teológica para o tema.

10 POSSIBILIDADE 4: A Teoria do Processo A Terra não é fruto do acaso e nem os seres fruto da evolução, mas Deus usa um processo (tempo) para a Criação se concretizar. A mesma palavra (processo) para a criação de Israel (Isaías 43: 1 e 15) que não ocorreu em um dia seria usada para descrever a criação em Gênesis. Os 3 primeiros dias da Criação descrevem a formação da Terra e os outros 3 a habitação. A palavra barah (criar do nada) é usada em Gênesis 1:1, 21 e 27 – dando a entender que o mundo, os seres e o homem foram criados diretamente por Deus, e as demais coisas foram fruto deste processo (não evolução).

11 POSSIBILIDADE 4: A Teoria do Processo Dificuldade: porque Deus, Todo-Poderoso, precisaria se valer deste processo? Interessante: este parece ser um modus operandis bem comum a Deus (a formação de Israel, a redenção em Cristo, a revelação progressiva...)

12 DESTAQUES IMPORTANTES: Todas as teorias tem prós e contras. A humanidade toda veio de um casal criado por Deus: Adão e Eva – e toda a remissão de pecados vem só por Cristo (Romanos 5:15) Obs: sim, os primeiros casamentos da humanidade foram consanguíneos (até mesmo Abraão e Sara!), tanto que na Lei de Moisés em diante, Deus passa a proibir tal prática.

13 DESTAQUES IMPORTANTES: Deus é o Criador, não podemos afirmar com absoluta certeza qual método ele usou (isto é interpretação), mas o fato é que Ele criou (isto é o que a Bíblia diz). Assim o propósito da Bíblia é explicar: Deus te criou e não prioritariamente Como criou.

14 CONCLUSÃO Pense nestas possibilidades como sendo você: Eu creio literalmente na Bíblia e em Cristo como meu único Salvador e... De fato, não existe nada após a morte, o túmulo é o fim! O que o eu perco? Nada... De fato existe a reencarnação! Você terá outra chance numa outra vida. O que eu perderia? Nada, tem outra chance... Depois da morte haverá condenação ou salvação eternas, era preciso crer no Cristo bíblico para ser salvo, não há fim de tudo ou segundas chances pós-morte. E eu? Cri no certo, e os demais? PENSE NISTO...


Carregar ppt "DEUS-CRIADOR Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google