A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Epístola aos Romanos Estudo 11 “O culto racional” Texto bíblico:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Epístola aos Romanos Estudo 11 “O culto racional” Texto bíblico:"— Transcrição da apresentação:

1 A Epístola aos Romanos Estudo 11 “O culto racional” Texto bíblico:
(Tendo em vista a extensão do texto - 57 versículos - o que não nos permite transcrevê-los todos, vamos manter a Bíblia aberta para fazer a leitura de ambos os capítulos em voz alta, gradativamente)

2 No estudo de hoje, o último capítulo específico ao povo de Israel, e o segundo diretamente escrito aos crentes de todas as origens. O capítulo 11 expõe mais uma vez a situação do futuro do povo judeu em face do Evangelho, terminando com um hino de adoração, para explicar as aparentes contradições desta história ao nosso ver.

3 “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!”

4 O desafio vale para nós hoje!
Já no capítulo 12 ele se volta para todos os crentes, judeus e gentios e os desafia a uma vida de consagração, no cultivo dos dons e talentos espirituais e na prática de diversas atitudes que evidenciem o verdadeiro caráter do cristão. O desafio vale para nós hoje!

5 Vamos dividir o texto do capítulo 11 de forma a melhor compreendermos a argumentação do apóstolo para o seu povo. Mais uma vez, estamos diante de alguns textos complexos em razão de estar ele comparando realidades que são mui diferentes (o ser judeu X o ser cristão), sendo que por nossa distância cultural não temos como entender tudo.

6 3.Um “enxerto” espiritual 11.15-24 4.Uma verdade imutável 11.25-32
Capítulo 11 Uma graça confirmada 11.1-8 2.Uma fronteira rompida 3.Um “enxerto” espiritual 4.Uma verdade imutável 5. Diante de tais realidades um hino de louvor ao Senhor (O texto áureo já lido)

7 - Paulo ratifica mais uma vez o amor de Deus para com seu povo (v.1)
1. Uma graça confirmada 11.1-8 - Paulo ratifica mais uma vez o amor de Deus para com seu povo (v.1) Comprova isto com uma resposta do AT (v.2-4) E confirma que um remanescente ficou até o seu tempo, mas que boa parte deste povo vai se perder por não aceitar a graça (v.5-8)

8 - Voltando ao AT lembra que Davi profetizou a este respeito (v.9,10);
2.Uma fronteira rompida - Voltando ao AT lembra que Davi profetizou a este respeito (v.9,10); Para a seguir evidenticar que havia no plano divino uma razão objetiva para isto (v.11-15); Sim, com a graça concedida aos gentios também, os judeus não gostariam de ficar fora do plano do Senhor!

9 3.Um “enxerto” espiritual enxertos do zambujeiro (os gentios).
Traz então um exemplo ilustrado da salvação ofertada aos gentios com os termos da botânica (v.16-24), onde evidencia que o povo judeu recebeu a raiz da oliveira frondosa que veio a ser o povo de Deus, recebendo esta oliveira enxertos do zambujeiro (os gentios).

10 4.Uma verdade imutável O apóstolo então faz uma constatação lógica sobre o amor de Deus distribuído igualmente tanto ao judeu quanto ao gentio (v.25-28) Ambos foram desobedientes, mas ambos alcançaram igualmente a mesma misericórdia divina. (v.29-32)

11 5. Diante de tais realidades um hino de louvor ao Senhor
Como para evidenciar que está tratando de algo realmente difícil de ser entendido totalmente pela mente humana, ele declama um hino de adoração e louvor ao Deus eterno e perfeito. (O texto áureo já lido)

12 Capítulo 12 Tendo aparentemente esgotado toda a argumentação que desejava fazer sobre a lei e a graça de Deus, e seu entendimento para judeus e gentios ele passa a escrever agora sobre algo que vai identificar o povo de Deus (um só agora), desta época em diante.

13 2.Posse de dons espirituais (12.3-8)
Esta sua palavra no capítulo 12, se presta para evidenciar três características essenciais deste povo de Deus: Vida consagrada (12.1,2) 2.Posse de dons espirituais (12.3-8) 3.Atitudes virtuosas ( )

14 1. Vida consagrada (12.1,2) O texto diz tudo: ”Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Pureza de vida… Santidade… Consagração!

15 1. Vida consagrada (12.1,2) Continuando: ”E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Comunhão com o Senhor!

16 2.Posse de dons espirituais (12.3-8)
Cada crente tem a possibilidade de ser portador de um dom ou talento espiritual dado por Deus (v.3-8): 1º- Profecia; 2º- Ministério; 3º- Ensino; 4º- Exortação; 5º- Compartilhar; 6º- Presidir; 7º- Contribuir.

17 E também de, por suas atitudes, melhorar o mundo ao redor.
3.Atitudes virtuosas ( ) E também de, por suas atitudes, melhorar o mundo ao redor. Com um ou mais dos sete possíveis dons, o crente pode ajudar a melhorar o mundo ao redor com 13 atitudes virtuosas que farão dele uma bênção onde quer que esteja.

18 E também de por suas atitudes melhorar o mundo ao redor:
3.Atitudes virtuosas ( ) E também de por suas atitudes melhorar o mundo ao redor: 1.Amar; 2.Evitar o mal; 3.Zelar; 4.Vida espiritual 5.Alegria; 6.Paciência; 7.Vida de oração; 8.Solidariedade; 9.Sendo bênção; 10.Somando; 11.Humildade; 12.Dignidade; 13.Pacíficos.

19 1.Você faz parte do povo de Deus. Você se sente feliz e orgulhoso?
CONCLUSÕES 1.Você faz parte do povo de Deus. Você se sente feliz e orgulhoso? 2.Você aceita conviver com alguns mistérios da ação divina? 3. Você vive uma vida separada? 4. Você possui algum dom. Você o usa? 5. Em qual das atitudes virtuosas do crente você está falhando?


Carregar ppt "A Epístola aos Romanos Estudo 11 “O culto racional” Texto bíblico:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google