A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEBREUS. ORIGENS MESOPOTÂMICAS Originários provavelmente da Caldeia povo do outro lado do rio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEBREUS. ORIGENS MESOPOTÂMICAS Originários provavelmente da Caldeia povo do outro lado do rio."— Transcrição da apresentação:

1 HEBREUS

2 ORIGENS MESOPOTÂMICAS Originários provavelmente da Caldeia povo do outro lado do rio

3 A era dos Patriarcas(2000 a 1200 a.C) Grupos patriarcais seminômades O primeiro patriarca (Abraão) A aliança com Iavé (lançamento das bases monoteísticas)

4 Gênesis 17 A aliança da circuncisão 17 E quando Abrão era de 99 anos, Deus apareceu-lhe: Eu sou o Deus que tem todo o poder. Caminha na vida em contacto comigo e conduz-te sempre como deves. 2 Vou fazer uma aliança contigo, garantindo-te que te hás-de tornar num grande povo. 3 Abrão inclinou-se profundamente diante de Deus, o qual continuou: 4 É esta a minha aliança: serás o pai não só de uma nação, mas de uma grande quantidade de nações.

5 Termos para a aliança A parte que te diz respeito neste acordo é esta: obedeceres à minha aliança. Tu pessoalmente, assim como toda a tua descendência, terão continuamente este dever - todo o que nascer, do sexo masculino, terá de ser circuncidado. Isto será uma prova em como tu e eles aceitam este acordo. Todo o que for do sexo masculino será circuncidado oito dias depois de ter nascido. E isto aplica-se tanto aos que forem mesmo da vossa família, da vossa raça, como aos estrangeiros que viverem convosco, e aos criados e escravos. É assim um sinal permanente como prova deste acordo, e aplica-se tanto a ti como aos teus descendentes. Todos deverão ser circuncidados. Todos terão desta forma em si mesmos uma marca física da sua participação nesta aliança perpétua. Aqueles que recusarem aceitar os termos deste acordo terão de deixar de fazer parte do seu povo, visto que violam o meu contrato.

6 Criança circuncidada

7 Ciência e Religião Vitamina k Protrombina (fator II)sintetizada no fígado Trombose (OSE/ITE) ex: na pele.

8 Cena de Circuncisão da tumba de Ankn-mahor VI dinastia ( a.C.)

9 A chegada ao Egito (1800 a.C)

10 AS TÁBUAS DA LEI

11 A Era dos Juízes (1200 a 1010 a.C) Necessidades bélicas que impuseram maior unidade às tribos hebráicas Foram os mais significativos: Josué,Gedeão,Sansão e Samuel.

12 A Era dos Reis (1010 a 587 a.C) Monarquia despótica e hereditária Saul (primeiro rei) não submete os filisteus,cabendo ao seu sucessor, Davi, esta façanha. Salomão ( a.C) Auge do Estado hebreu. Longo período de paz, aumento da atividade comercial com destaque para a construção dos Templos Sagrados.

13 O Cisma hebraico Pesados impostos cobrados pelo rei para a construção dos Templos, alem de divergências internas elevaram os ânimos principalmente após a morte de Salomão Reino de Judá, formado por duas tribos (Capital em Jerusalém) ao norte. Reino de Israel, formado por 10 tribos (Capital em Samaria)ao sul.

14 Reino de Israel Mais urbanizado e mercantil Se distanciou do monoteísmo Adoção de cultos locais Destruído em 722 a. C por Sargão II da Assíria, gerando a miscigenação das tribos.

15 Reino de Judá Agrícola e pastoril Manteve-se fiel ao monoteísmo Dominado por Nabucodonosor População conduzida ao cativeiro da Babilônia (50 anos) Deu origem ao termo Judeu, portanto fiel ao Judaísmo, que mais tarde terá como ramificação o Cristianismo.

16 A última diáspora (70 d.C) Massacre de Jerusalém promovido pelo imperador romano Tito e dispersão dos judeus pelo mundo.

17 Fenícios- Os filhos do Mar

18 O Primeiro império marítimo Conhecidos como os maiores navegadores da Antiguidade, os fenícios estabeleceram o primeiro império marítimo da História, ao fundar diversas colônias e cidades-estado por todo o mar Mediterrâneo. Originários do Levante- a região litorânea atualmente dividida por Síria, Israel e Líbano.

19 Comércio Madeira Cerâmica Púrpura Barcos

20 Os entrepostos comerciais

21 Cartago

22 Auge da civilização fenícia Século XII ao IX a.C Quando praticamente monopolizaram o comércio mediterrâneo, incomodando o gigante Império Romano (Delenda Cartago).

23 Economia e sociedade Talassocracia Cidades-estado (Biblos,Sidon,Tiro,Ugarit,Trípoli) Matemática e astronomia Religião politeísta (ausência de divindades ligadas ao mar)

24

25 FENÍCIO-GREGO-LATINO

26 Os Persas

27 O Império unificado(550 a 330 a.C) Ciro I- (unificador das tribos) Conquista do Reino da Média Cambises (529 a 522 a.C) Anexação do Egito Dario I (auge da civilização)

28 A organização do império com Dario I 2500 km de estrada Divisão em Satrápias Criação do Satrapas Olhos e ouvidos do rei (fiscais delatores) O eficiente sistema de correios Dárico, a moeda unificada

29 Guerras Greco-pérsicas Dario inicia a expansão em direção aos gregos (Guerras Médicas) O Fracasso de Xérxes I (lembrai-vos dos atenienses)

30

31 300

32

33

34

35

36

37 A derrota persa na Batalha de salamina

38 Alexandre O Grande conquista a Pérsia


Carregar ppt "HEBREUS. ORIGENS MESOPOTÂMICAS Originários provavelmente da Caldeia povo do outro lado do rio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google