A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS. 2 – AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 2.1 – MAIAS (SÉCULOS VII AO IX) SOCIEDADE NOBRES: chefes, guerreiros e administradores SACERDOTES:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS. 2 – AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 2.1 – MAIAS (SÉCULOS VII AO IX) SOCIEDADE NOBRES: chefes, guerreiros e administradores SACERDOTES:"— Transcrição da apresentação:

1 CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

2

3 2 – AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 2.1 – MAIAS (SÉCULOS VII AO IX) SOCIEDADE NOBRES: chefes, guerreiros e administradores SACERDOTES: controlavam a religião e a produção cultural POVO: exercia todas as funções produtivas ESCRAVOS: prisioneiros de guerra

4 ECONOMIA praticavam a agricultura (milho, algodão, feijão, tomate, batata e cacau). utilizavam a irrigação e as queimadas como técnicas de cultivo. praticavam o artesanato, fabricando tecidos de algodão, peças de cerâmica, objetos de ouro e cobre praticavam o comércio baseado na troca de produtos RELIGIÃO politeístas; adoravam os animais, as plantas e as pedras CURIOSIDADES organização política baseada em cidades autônomas, tais como Palenque e Yaxchilán; não chegou a formar um império centralizado conheciam os eclipses solares e o movimento dos planetas desenvolveram o calendário e a escrita hieroglífica na Matemática, criaram o símbolo para representar o zero e desenvolveram noções sobre o princípio do valor negativo

5 2.2 – ASTECAS ( SÉCULOS XII AO XVI) SOCIEDADE: governante supremo: comandante militar, dirigia a política externa grupo dominante: sacerdotes e chefes guerreiros pochtecas: grandes comerciantes povo: trabalhadores urbanos e rurais escravos: prisioneiros de guerra ECONOMIA agricultura (milho, feijão, melão, baunilha, cacau, algodão e tabaco) utilizavam a irrigação e o sistema de chinampas como técnica de cultivo (camadas de terreno, tiradas do fundo do lago para formar uma terra firme sobre raízes de plantas aquáticas, na qual plantavam produtos agrícolas) praticavam o artesanato fabricando roupas (para o consumo), cerâmicas, jóias e tecidos (para o mercado urbano). praticavam o comércio à distância e usavam o cacau como moeda.

6 RELIGIÃO influência dos vários povos por eles conquistados: eram politeístas e praticavam rituais de sacrifícios humanos. CURIOSIDADES arquitetura era caracterizada pela organização urbanística das cidades, que eram construídas em torno de praças matematicamente planejadas; desenvolveram o calendário solar; Matemática: hábeis em cálculos aplicados à arquitetura, criaram um sistema numérico vigesimal. trabalhos de ourivesaria; esculpiam o jade e o cristal de rocha, representando figuras humanas e animais; máscaras rituais em ouro maciço, incrustadas de jade e turquesa.

7 QUETZOLCOATL HUITZILOPOCHTLI

8

9

10

11

12 2.3 – INCAS (SÉCULOS XIII AO XVI) SOCIEDADE Inca (Filho do sol): Imperador; Alta Nobreza: família do Inca, altos funcionários e sacerdotes; Nobreza: curacas ( chefes locais) juízes e comandantes militares; Camada Média: artesãos, militares, e contabilistas; Camponeses: massa da população; Escravos: ligados aos curacas e ao Inca.

13 ECONOMIA praticavam a agricultura (mandioca, abacate, milho, feijão, algodão, amendoim e batata, milho) utilizavam a irrigação, canais, aquedutos, represas e sistema de terraços como técnicas de cultivo; usavam o guano (excremento de aves marinhas) como adubo domesticavam a lhama e o porquinho da índia praticavam o artesanato fabricando cerâmicas, objetos de ouro e tecidos praticavam o comércio local, baseado na troca de produtos RELIGIÃO eram politeístas e adoravam o sol, a terra, a lua, o mar e as montanhas realizavam ritualmente sacrifícios humanos CURIOSIDADES estavam organizados em um império de grande extensão na arquitetura, destacavam-se por apresentar grandes construções de pedra e adobe (destaque para as cidades de Machu Picchu e Cuzco) na matemática, criaram um sistema numérico decimal; usavam os quipos (cordões com nós) para fazer cálculos

14

15


Carregar ppt "CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS. 2 – AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 2.1 – MAIAS (SÉCULOS VII AO IX) SOCIEDADE NOBRES: chefes, guerreiros e administradores SACERDOTES:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google