A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Povos Pré-colombianos Tese: o continente já era habitado antes de Colombo. O povoamento de nosso continente ter-se-ía processado por sucessivas levas migratórias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Povos Pré-colombianos Tese: o continente já era habitado antes de Colombo. O povoamento de nosso continente ter-se-ía processado por sucessivas levas migratórias."— Transcrição da apresentação:

1 Povos Pré-colombianos Tese: o continente já era habitado antes de Colombo. O povoamento de nosso continente ter-se-ía processado por sucessivas levas migratórias. Possibilidades: enquanto elementos asiáticos, teriam penetrado pelo estreito de Bering, ao norte, elementos melanésios e australianos teriam penetrado pelo sul, pela terra do fogo.

2 Civilizações complexas Método de estudo: A) localização geográfica. B) Pontos em comum. C) Modos de produção: economia, religião, tipos de governos; escrita; códigos de ética; arquitetura; estratificação social; legados culturais e científicos, por exemplo.

3 Os destaques: ASTECAS, MAIAS E INCAS ASTECAS – Vale do México, depois de Anteriormente outras disputas com outras civilizações como Olmecas, Toltecas e Teotihaucán. Eram considerados bárbaros. Eram odiados. Economia agrária, cultivando via de regra, milho, baunilha, tomate. Com o cacau faziam uma bebida quente ( Chocolate ). Plantavam tabaco, o qual fumavam para cerimônias religiosas.

4 Sociedade hierarquizada. Habilidosos em trabalhos de ourivesaria. Destaque na questão urbanística. Calendário civilizado. Escrita complexa. Religião com sacrifícios humanos. Grande sociedade sacerdotal. Havia impostos. A mobilidade se dava por façanhas militares.

5 MAIAS: Quando da chegada dos europeus, esta sociedade já estava em decadência. Localização – golfo do México, península do Yucatan ( Guatemala, Honduras ) Divididos em reinos independentes, destacando-se TIKAL, PALENQUE, COPÁN, UXMAL E BONAMPAK. Destaque na irrigação dos campos e queimadas. Artesanato desenvolvidos.

6 Realizavam transações comerciais. Cultivavam o milho, o algodão, batata, feijão e cacau. Tinhas densos conhecimentos astronômicos. Escrita hieroglífica. Conheciam o zero.

7 INCAS: América do Sul, costa pacífico, atuais, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentinha. Agricultura desenvolvida, irrigação, aquedutos, represas, sistema de terraços. Usavam esterco como adubo – guano – excremento de aves marinhas. Destaque no comércio. Habilidosos cirurgiões, utilizando hipnoses e anestesias. Excelente mineração, trabalhando o ouro.

8 Vale ainda destacar: grandes construções de pedra, merecendo menção as cidades de Machu Picchu e Cuzco. Escultura utilitária, explorando o ser humano, a fauna e a flora. Inovação na matemática – os quipos para fazer cálculos – cordões em nó. Não possuíam escrita. Desenvolvimento de tecelagem e metalurgia. Deificavam a natureza, além de cultuar o sol.

9 Conquistas e colonizações ESPANHA: A América até então era ignorada pelos Europeus. Quando a América passou a ser cortejada? NOTÍCIAS DE METAIS PRECIOSOS ATRAVÉS DE RELATOS E VIAGENS.

10 DESBRAVAMENTO ESPANHOL Os soldados de Cortez venceram os ASTECAS; Pedro de Alvarado e seus homens dominaram a região da Guatemala; Pizarro e seus comandados destruíram o Império Inca. A colômbia dos chibchas foi arrasada pelas tropas de Jimenez de Quesada; Pedro de Valdivia e Diego Almagro conquistaram o Chile aos araucanos e Pedro de Mendoza aniquilou os Charruas, dominando o PRATA.

11 Conceito de conquista. Auxílio dos Jesuítas; elementos religiosos e crenças; a cultura do adelantado; superioridade bélica e rivalidades locais, contribuíram para o aniquilamento. Os espanhóis souberam manipular com maestria as rivalidades dos povos que pretendiam dominar

12 Auxílio dos Jesuítas: conversão e pacificação/domesticação. Elementos religiosos e crenças: Símbolo da cruz e divindade do Quetza Adelantados: conquistadores profissionais. Quanto me pagam ? frase de Colombo. Superioridade bélica: espada, armas de fogo e cavalos.

13 Adelantados Pessoas que ficaram encarregadas de conquistar vários territórios, apropriando- se de suas riquezas e de sua população, podendo utilizá-las como bem aprouvessem, desde que estavam obrigados a pagar determinados impostos à Coroa.

14 COROA X ADELANTADOS Para fazer frente ao poder infinito destes conquistadores ambiciosos, a Coroa procurou substituí-los por funcionários nos quais pudesse confiar um pouco mais. SURGEM OS VICE-REINOS e as CAPITANIAS GERAIS.

15 INFRA-ESTRUTURA ESPANHOLA A Coroa cria Audiência, que primitivamente era um tribunal. Geral formada pelo Vice-Rei e vários ouvidores. Suas funções: fiscalização e vigilância sobre todos os funcionários. ESPANHA – CONTROLE DESDE O INÍCIO. As cidades eram administradas pelos Cabildos ( Câmara Municipal ), formada por membros da elite dominante. Via de regra havia a liderança de um ALCAIDE

16 Na metrópole ficavam os departamentos encarregados das decisões finais: a Casa de Contratação e o Real e Supremo Conselho das Índias. A ESPANHA LITERALMENTE CONTROLAVA TODA EXPLORAÇÃO, DIFERENTE DE PORTUGAL QUE POR UM BOM TEMPO TERCEIRIZOU O BRASIL. Lembrar as capitanias hereditárias....

17 Os portos mais importantes da Espanha era o de Sevilha ( sede da Casa de Contratação ) e Cádiz, onde se transferiu a casa de contratação posteriormente. Após estas estruturas, a ESPANHA criou em 1511, o Real e Supremo Conselho das Índias para fazer tudo, inclusive Leis para a América.

18 Não se pode esquecer de mencionar a Igreja Católica e sua relevância neste quesito. Não se pode esquecer a insaciável busca de metais preciosos. A violência marcou o início da colonização: dizimação.

19 O que dizem os pesquisadores As crenças e lendas, paralisaram os nativos diante do invasor. A passividade com que os nativos foram submetidos, somado à forte centralização política, tornou-os dóceis diante do poder e da astúcia do europeu.

20 Efetuada a conquista da América, a exploração da prata passou a ser o eixo: Montanha de Potosí ( atual Bolívia ), descoberta em 1545, produziu mais de 18 mil toneladas deste minério, até ser esgotado no século seguinte. Mão de obra indígena. Ex. Mita ( já utilizada anteriormente pelos INCAS ). Os nativos eram tirados de suas comunidades para trabalhar em serviços precários ( 04 meses ) em atividades mineradoras. Às vezes eram remunerados.

21 Encomienda : O Rei encomendava a captura de indígenas a um intermediário ( encomendero) e os distribuía aos colonizadores, que exigiam prestação de serviços, geralmente na agricultura, por receberem proteção cristã da Coroa.

22 Galeões A fim de proteger suas riquezas, a Coroa criou o sistema de frotas, reunindo 40 galeões, para que, somente duas vezes por ano, as mercadorias fossem transportadas. O afluxo de metais, provocou alta de preços na Europa.

23 Estratificação social Minoria branca – Chapetones ( brancos nascidos na Espanha ); Criolos ( brancos nascidos na América, sendo alguns ricos e cultos ); Negros ( pouco numerosos, com exceção das antilhas ); Mestiços – geralmente descendentes de nativos explorados.

24 Mérito da Coroa Espanhola Primeiras Universidades: São Marcos em Lima e a Universidade do México,nos moldes das Universidades européias.


Carregar ppt "Povos Pré-colombianos Tese: o continente já era habitado antes de Colombo. O povoamento de nosso continente ter-se-ía processado por sucessivas levas migratórias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google