A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Há cerca de 3000 anos, os Iberos viveram na Península Ibérica. Eram agricultores, pastores e também se dedicavam à cerâmica e à arte de trabalhar o ouro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Há cerca de 3000 anos, os Iberos viveram na Península Ibérica. Eram agricultores, pastores e também se dedicavam à cerâmica e à arte de trabalhar o ouro."— Transcrição da apresentação:

1

2 Há cerca de 3000 anos, os Iberos viveram na Península Ibérica. Eram agricultores, pastores e também se dedicavam à cerâmica e à arte de trabalhar o ouro. Escrita Ibera

3 Muito tempo depois chegaram os Celtas, que acabaram por se misturar com os Iberos, dando origem aos Celtiberos. Viviam no cimo dos montes em aldeias rodeadas por muralhas – castros ou citânias.

4 Mais tarde vieram os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses para comerciar.

5 Além das mercadorias, trouxeram novos hábitos e costumes: Fenícios – escrita Cartagineses – conservação de alimentos em sal. Gregos – uso da moeda

6 Da mistura de alguns desses povos, resultaram apareceram os Lusitanos, de entre os quais se destacou Viriato. Eram bons guerreiros, viviam em tribos e dedicavam-se à agricultura e à pesca.

7 No sec. III A.C., os Romanos invadiram a Península Ibérica. Após muitas lutas, conseguiram a vitória sobre os Lusitanos.

8 Construíram pontes, estradas e monumentos. Deixaram também a sua religião – o cristianismo e a sua língua – o Latim.

9 Após cerca de 600 anos de domínio romano, a Península Ibérica foi invadida pelos Bárbaros, dos quais se destacaram os Visigodos. Chamavam-se bárbaros por serem povos guerreiros e menos civilizados.

10 Por volta do ano 700, o povo Árabe, vindo do Norte de África, atacou a Península Ibérica, dominando-a por mais de 500 anos.

11 Astrolábio Árabe Este povo transmitiu-nos grande parte da sua cultura (Matemática, Astronomia, Navegação, Agricultura, etc.)

12 Na agricultura trouxeram a azenha e a cegonha que serviam para tirar água de poços e eram novidades. Ensinaram a moer os cereais em moinhos de vento. Também nos deixaram muitas palavras que enriqueceram a nossa língua, como: algarismo, alcatruz, zero, chafariz, algodão, arroba... Azenha Cegonha Moinho de vento

13 Depois de 500 anos de domínio Árabe (Mouro), os habitantes das Astúrias iniciaram a expulsão dos Mouros (Árabes) da Península Ibérica. Esta expulsão começou com a batalha de Covadonga, nas Astúrias, no Norte da Península Ibérica.

14 Ao conquistarem terras aos Mouros, estes foram sendo empurrados para o sul da Península Ibérica e os habitantes desta forma formando novos reinos: Leão Castela, Navarra e Aragão.


Carregar ppt "Há cerca de 3000 anos, os Iberos viveram na Península Ibérica. Eram agricultores, pastores e também se dedicavam à cerâmica e à arte de trabalhar o ouro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google