A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A língua portuguesa – origens e geografia. Durante séculos, o Império Romano expandiu-se por inúmeras regiões do mundo. – latim vulgar – latim literário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A língua portuguesa – origens e geografia. Durante séculos, o Império Romano expandiu-se por inúmeras regiões do mundo. – latim vulgar – latim literário."— Transcrição da apresentação:

1 A língua portuguesa – origens e geografia

2 Durante séculos, o Império Romano expandiu-se por inúmeras regiões do mundo. – latim vulgar – latim literário Romanos dominavam – costumes – leis – língua

3 latim vulgar língua local nova língua (cada vez mais diferente do latim) +=

4 A Península Ibérica (Portugal e parte da Espanha) foi dominada pelos romanos entre o século II a.C. e o século V d.C. latim vulgar + idioma dos celtiberos +idiomas de povos bárbaros e árabes Essa língua foi se transformando na língua portuguesa.

5 Séculos depois, quando Portugal se tornou um vasto império marítimo, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo.

6

7

8 No mundo existem aproximadamente línguas e 7 mil dialetos. As três línguas com o maior número de falantes são o mandarim, falado na China, o hindi, falado na Índia, e o inglês, falado nos Estados Unidos, na Inglaterra e em várias partes do mundo. O português ocupa o 7º lugar e é falado por cerca de 200 milhões de pessoas em quatro continentes, e no Brasil estão quase 90% dos seus falantes. Além do português, há no Brasil aproximadamente 180 línguas indígenas, faladas por 225 etnias. Dessas línguas, 110 são consideradas em extinção, pelo fato de serem faladas por menos de 500 pessoas.

9 Estima-se que, em 1500, cerca de 6 milhões de índios falavam 1078 idiomas. Hoje, a população indígena brasileira chega a no máximo entre 440 mil e 500 mil indivíduos. Atribui-se o desaparecimento das línguas indígenas às pressões políticas do colonizador e, posteriormente, às necessidades de sobrevivência das populações indígenas.


Carregar ppt "A língua portuguesa – origens e geografia. Durante séculos, o Império Romano expandiu-se por inúmeras regiões do mundo. – latim vulgar – latim literário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google