A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ORIGEM DOS GREGOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ORIGEM DOS GREGOS."— Transcrição da apresentação:

1 A ORIGEM DOS GREGOS

2 TALASSOCRACIA Esta palavra significa “predomínio ou mesmo governo do mar. Essa palavra se refere aos cretenses porque eles formaram o mais antigo império marítimo de que se tem notícia, pois viviam em uma ilha.

3 DEVASTAÇÃO DA ILHA DE CRETA NA ANTIGUIDADE
Aproximadamente na metade XXVII a.C., um evento provocou a devastação da ilha. Não se sabe ao certo que tipo de evento, mas existem três hipóteses para o ocorrido: 1º Uma catástrofe natural, talvez um terremoto. 2º Invasão de povos inimigos. 3º Revolução interna.

4 Características do antigo palácio de Cnossos
O palácio de Cnossos era composto por mais de três andares, cheio de quartos, salas,escadas, corredores e dependências que lembravam um labirinto. Estima-se que todo o complexo palaciano poderia abrigar mais de 10 mil pessoas.

5 A MULHER NA SOCIEDADE CRETENSE
Existem evidências de que a mulher cretense era prestigiada na sociedade. A principal deusa cretense era do sexo feminino conhecida como Grande-mãe. A mulher cretense podia realizar alguma atividade religiosa o que normalmente era de responsabilidade dos homens.

6 DIVISÃO DO TERRITÓRIO GREGO.
O território grego esta dividido em três partes: Continental que é marcado pela existências de várias montanhas. Peninsular que marcado por um litoral com poucas praias. Insular que numerosas ilhar ao redor da península. Obs. Com essa geografia era bem difícil ir de um lugar para o outro e por isso ocorreu o isolamento das comunidades que surgiam.

7 CONSEQUÊNCIA DA INVASÃO DÓRIA
Os dórios eram muito violentos quando atacavam uma população. Procurando fugir do ataques dórios, os habitantes das antigas comunidades urbanas deram início à fuga para áreas rurais mais afastadas e até mesmo para outras regiões fora do território grego, o que promoveu a primeira diáspora grega.

8 Diáspora= dispersão ou espalhamento do povo.
Houve duas diáspora grega. 1ª Diáspora fuga para áreas rurais ou para outras parte fora do território grego. 2ª Diáspora foi causada pelo crescimento demográfico interno dos genos. Como consequência os gregos colonizaram grande parte da Ásia menor, sul da Itália e várias ilhas do mar Egeu e do próprio mediterrâneo.

9 A sociedade minóica foi formada pelos habitantes da ilha de Creta, uma das maiores no Mar Mediterrâneo, que se localiza ao Sul da Península Balcânica. Os cretenses exportavam vários produtos para outras regiões do Mediterrâneo, como vasos de cerâmica e bronze. Os povos que deram origem à sociedade grega antiga chegaram à Península Balcânica na seguinte ordem: Em primeiro lugar chegaram os aqueus; em seguida vieram os eólios e jônios; e por fim chegaram os dórios.

10 O contato entre os gregos do continente e os habitantes da ilha de Creta, por volta de 1400 a.C. promoveu a formação da sociedade creto-micênica ou minóico-micenica Homero: Era um grande poeta segundo as tradições gregas.A ele se atribui a escrita de duas obras importantes para entender os gregos antigos. Trata-se da Ilíada e da Odisséia.

11 As comunidades rurais diferenciadas que se formaram após o abandono das cidades, na Grécia antiga, eram organizadas a partir da relação de parentesco entre seus membros, onde todos os habitantes de um geno(comunidade familiar básica) eram descendentes de um ancestral comum. O pater-família exercia a função de chefe da comunidade. Era sempre o homem mais velho como se fosse o Pai de todos. Fazia a função de juiz, líder religioso e administrativo.

12 PRESENTE DE GREGO A expressão se refere a algum presente que não seria muito agradável, ou bem vindo por quem o recebe. É o que aconteceu com presente que os gregos ofereceram aos troianos: um cavalo de madeira repleto de soldados, que tinham a finalidade de dominar a cidade.


Carregar ppt "A ORIGEM DOS GREGOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google