A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GRÉCIA ANTIGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GRÉCIA ANTIGA."— Transcrição da apresentação:

1 A GRÉCIA ANTIGA

2 Introdução:  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta (guerra, soldados) e Atenas (artes, pensadores).

3 Povoamento da Grécia: 2000 AC: Pastores e agricultores ocuparam a península. Povos que formaram o povo grego: Jônios, Dórios, Eólios e Aqueus. Comunidades primitivas (clãs). 

4 PERÍODOS HISTÓRICOS: PERÍODO HOMÉRICO: SÉC-XV AO SÉC-VIII A.C;
PERÍODO ARCAICO: SÉC-VIII AO SÉC-VI A.C; PERÍODO CLÁSSICO: SÉC- VI AO SÉC- IV A.C; PERÍODO HELENÍSTCO: SÉC-IV AO SÉC- I A.C.

5 LOCALIZAÇÃO:

6 Terreno Montanhoso : Dificultou o contato entre as cidades.
Formação de cidades-estados (pólis). Muitas ilhas: Favoreceu o comércio marítimo e portos .

7 RELEVO NADA FÁVORAVEL

8 Sociedade da Grécia Antiga:
A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

9 ECONOMIA & SOCIEDADE

10 Expansão do povo grego (diáspora):

11 COLÔNIAS & COMÉRCIO

12 Atenas: o berço da democracia
Democracia: governo do povo. As assembléias. Cidadãos: Homens, nascidos na cidade, adultos e livres. Escravidão: dívidas e guerras. Atenas: desenvolvimento artístico, filosófico e cultural .

13 ATENAS

14 ARTES & ESPORTES

15 NA FILOSOFIA:

16 Esparta: a cidade guerreira
Formação de soldados para a guerra. Educação militar Soldados: falar pouco. Mulher: deveria ser uma “boa reprodutora”. 

17 MILITARISMO

18 A GUERRA: SUAS VIDAS

19 AS GUERRAS GREGAS Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas ou Púnicas (492 a.C.-448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios. 

20 GUERRAS MÉDICAS OU PÚNICAS: GREGOS CONTRA PERSAS.

21 UNIÃO DAS CIDADES-ESTADOS GREGAS

22 GUERRA DO PELOPONESO: ATENAS X ESPARTA

23 HELENÍSMO ALEXANDRE “O GRANDE” REI DA MADEDÔNIA CONQUISTA A GRÉCIA.
ESPALHA A CULTURA GREGA PELO MUNDO. A CONQUISTA ROMANA E A INSPIRAÇÃO EM SUA CULTURA.

24 Cultura : Também na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período. A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história, artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

25 Religião Grega: Politeísta : Zeus (deus dos deuses)
/ Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor). deuses: aparência e comportamento de humanos. 

26 DEUSES:

27 Mitologia Grega Explicações e transmissão de mensagens.

28 MITOS (EXPLICAÇÕES)

29 Arte Grega : Imitação da realidade. Esculturas & Teatro grego.

30 O TEATRO

31 A origem das Olimpíadas na Grécia:
Homenagem a Zeus. Esportes ao ar livre.     

32 ESPORTES

33 ARQUITETURA

34 FILOSOFIA

35 POESIA & LITERATURA HOMERO. A ILÍADA & A ODISSÉIA.

36 AS CIÊNCIAS MEDICINA. MATEMÁTICA. HISTÓRIA. FILOSOFIA.

37 A GRÉCIA

38

39

40 FIM


Carregar ppt "A GRÉCIA ANTIGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google