A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados independentes Período pré-homérico: colonização por aqueus, eólios, jônios e dórios. Período Homérico: Poemas homéricos (Ilíada e Odisséia); Formação de genos; diáspora: chegam à Itália. GENOS  FRATRIAS  TRIBOS  POLIS Período arcaico: Formação das cidades-estados; Esparta: sociedade e política: militar Atenas: desenvolvimento da democracia, humanismo, racionalismo – filosofia.

4

5

6

7 ESPARTA: cidade militar
 Sociedade: espartanos: classe dominante com direitos políticos,  periecos: não descendentes dos dórios, livres, sem direitos, comerciantes, artesãos, etc.  hilotas: servos do Estados, não aceitavam a submissão; eram assassinados em massa anualmente.  Educação:  Todo cidadão é um soldado, pronto para atender a cidade;  A partir dos 7 anos o espartano passava aos cuidados do Estado, passava a estudar música, leitura, luta, ginástica, corrida, etc.

8 A partir dos 14 anos, passava a acompanhar um guerreiro adulto, terminando seu treinamento com 20 anos. Desligava-se do exército até os 60 anos e podia integrar a Gérusia (Conselho dos Anciãos, composto por 28 cidadãos e pelos dois reis) com 30 anos entrava para a Ápela (assembléia popular que elegia 5 éforos, que eram os reais governantes de Esparta); Mas e as meninas? Preparação física e moral para serem mães; também se dedicavam à exercícios, dança, música, canto. Gozavam de mais liberdade e respeito por parte da população masculina do que a maioria das cidades gregas.

9

10 ATENAS: sociedade da “democracia”
 “[...] que o povo ignorante e incompetente e, portanto não legitimado para exercer o poder, seja reduzido à escravidão”.  Sociedade profundamente escravista, sendo que as funções exercidas pelos escravos os deixavam em profunda miséria ou sem situação confortável.  Os metecos eram os estrangeiros; dedicavam-se a algumas atividades econômicas e sociais, mas nunca exerciam funções políticas;  Já os eupátridas eram os politae (cidadãos), com plenos poderes políticos

11  Educação: voltada para vida civil, mas também para o treinamento militar;  No começo apenas os eupátridas mais ricos poderiam exercer as funções públicas, em função dos gastos.  A partir dos 7 anos, eram colocados nas escolas particulares.  Aprendiam literatura, música, canto, dança, ginástica, além das técnicas militares  As meninas deveriam aprender as tarefas domésticas com a própria família.

12

13

14

15

16

17

18 Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância
Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Sócrates Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio. Sócrates Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. Platão Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam. Platão

19

20

21

22 Guerras Médicas 492 a.C. a 448 a.C.: Gregos X Persas (domínio do comércio marítimo); Grécia vence, Atenas cria a Liga de Delos. Guerra do Peloponeso 431 a.C. a 404 a.C.: Atenas X Esparta (domínio do comércio); Esparta vence, mas comete abusos, gerando disputas e enfraquecimento das cidades. Período Helenístico: cidades gregas enfraquecidas são dominadas pelos macedônicos; Felipe e Alexandre; Morte de Alexandre: desintegração do império e domínio pelos romanos.

23

24 cultura Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

25 A dramaturgia grega também pode ser destacada.
Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

26 RELIGIÃO A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo.

27 Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.


Carregar ppt "CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google