A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia Antiga Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia Antiga Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto."— Transcrição da apresentação:

1 Grécia Antiga Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto

2 Civilização Creto-Micênica Surgimento envolto de histórias míticas, com apogeu por volta de 2000 a 1400 a.C. Surgimento envolto de histórias míticas, com apogeu por volta de 2000 a 1400 a.C. Solo fértil mas pouco aproveitado, os cretenses aproveitaram para desenvolver o comércio. Solo fértil mas pouco aproveitado, os cretenses aproveitaram para desenvolver o comércio. Organização política talassocrática. Organização política talassocrática. A Lenda de Minos A Lenda de Minos Fim com sua destruição por volta de 1400 a.C. com a invasão dos povos Aqueus que passaram a dominar e depois por volta do século XII teve seu fim definitivo com a invasão dos dórios. Fim com sua destruição por volta de 1400 a.C. com a invasão dos povos Aqueus que passaram a dominar e depois por volta do século XII teve seu fim definitivo com a invasão dos dórios.

3 A Civilização Grega Divisão do Estudo: Divisão do Estudo: –Período Homérico: 1700 – 800 a.C. –Período Arcaico: 800 – 500 a.C. –Período Clássico: 500 – 404 a. C. –Período Helenista: 359 – 323 a.C.

4 Período Homérico: 1700 – 800 a.C. Chegada de vários povos, Jônios, Aqueus, Eólios e Dórios. Chegada de vários povos, Jônios, Aqueus, Eólios e Dórios. Montagem das Comunidades Helênicas Montagem das Comunidades Helênicas –Pater Familis – Eupátridas – Fratrias – Tribos – Demos. Montagem da história: Montagem da história: –Entre guerras e domínios –Escritos de Homero: Ilíada e Odisséia Ilíada e Odisséia

5 Período Arcaico: 800 – 500 a.C. Com o fim do período Homérico e a organização do sistema teremos a montagem das cidades-estados Gregas. Com o fim do período Homérico e a organização do sistema teremos a montagem das cidades-estados Gregas. O Princípio da Polis Grega. O Princípio da Polis Grega. Montagem dos sistemas políticos gregos: – –Oligarquia: Plutocracia e a Timocracia. Principal cidade Esparta. – –Democracia: Base do sistema dos cidadãos. Principal cidade Atenas.

6 Esparta Ideais principais: Oligarca e Militarista Ideais principais: Oligarca e Militarista Habitavam a região da Lacônia e tinham a origem Dória. Habitavam a região da Lacônia e tinham a origem Dória. A luta contra os messênios e a formação do espírito de luta com o poema de Tirteu. A luta contra os messênios e a formação do espírito de luta com o poema de Tirteu. Os espartanos não gostavam de ideias novas, ao ponto de proibirem o comércio exterior e mesmo não achar viáveis as viagens. Os espartanos não gostavam de ideias novas, ao ponto de proibirem o comércio exterior e mesmo não achar viáveis as viagens. A organização política: A organização política: –Conselho dos Anciãos, composto por 28 gerontes e dois reis (DIarquia)além disso havia a Assembléia como órgão consultivo. –Administrativamente falando ainda haviam os Éforos, que seriam como vigias dos reis, cuidando dos processos civis e também da educação e da vida social.

7 Esparta Organização Social: Organização Social: Espartanos Periecos Hilotas

8 Atenas Atenas: Acadêmica e Política Localizada na região da Ática e formada basicamente pelos povos jônios. Economicamente tinha um pouco de tudo, portos, riquezas minerais, bom fluxo urbano e agrícola. Com o tempo o comércio ganhou mais força que a agricultura e as relações externas bem como a marinha ateniense aumentaram. O surgimento da escravidão ou servidão por dívida, fruto do endividamento de muitos agricultores produtores de olivais e vinhedos. Disputas pelo poder e por melhores condições de vida fizeram com que os líderes economicos de Atenas mudassem o sistema administrativos, saia um rei entravam legisladores

9 Esparta Organização Social: Organização Social: Eupátridas ou Bem Nascidos Georgois e Demiurgos Metecos Escravos

10 Atenas A organização política era feita por um Rei, auxiliado por um conselho de nobres (Areópago), com as disputas internas passam a surgir os legisladores: – –Drácon – A lei deixa de ser oral e passa a ser escrita. – –Sólon – eliminou as hipotecas por dívidas e libertou os cidadãos que foram detidos por esta lei, a participação seria censitária com a formação da Bulé com 400 representantes e surgiria ao final do seu período o TIRANO. – –Psístrato – governo de um tirano, favoreceu o povo, com empréstimos e terras para o cultivo de oliveira, grande prosperidade econômica em seu governo. – –Clístenes – ampliação das reformas de Sólon, criando a Democracia. A Bulé passava a ter 500 representantes, 50 por tribo, quebrando assim a esfera das oligarquias atenienses. Criação do Ostracismo. Não participavam do processo mulheres, escravos e estrangeiros.

11 Exercícios Livro pag. 70 e 71 Casa: pag. 71 a 75.

12 Período Clássico 500 – 404 a.C Guerras Médicas: – –Gregos X Persas – –Expansionismo Persa Domínio das cidades-estados banhadas pelo mar Negro. – –Primeira Guerra Médica 490 a. C. – Maratona. Atenienses foram até o local liderados por Milcíades. Vitória dos Gregos

13 Período Clássico 500 – 404 a.C Guerras Médicas: – –Segunda Guerra Médica A ação dos persas liderados por Xerxes. 480 – batalha de Termópilas – –300 liderados por Leônidas Saida da cidade espartana Atenas atraiu os persas para o estreito de Salamina – Xerxes recuou e fixou-se ao norte da Grécia. – –Terceira Guerra Médica União de Atenas e Esparta Batalha de Platéia comandados porAristides e Pausânias Batalha de Micale(479) – Formação da Confederação de Delos 448 – Paz de Kallias, expulsão total dos persas e não retorno.


Carregar ppt "Grécia Antiga Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google