A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga."— Transcrição da apresentação:

1 A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga civilização grega: pinturas, esculturas, vasos, ruínas de templos, teatros e outras construções. A Grécia Antiga é um território favorecido pelo mar e pode ser dividida em três partes: 1) Península dos Bálcãs (Grécia Continental); 2) Península do Peloponeso (Grécia Peninsular); 3) ilhas no Mar Egeu e a costa da Ásia Menor formam a Grécia Insular. As características geográficas explica a importância que a navegação, a pesca e o comércio marítimo tiveram para os antigos gregos.

2 Formação da civilização grega
A cultura cretense: Por volta de 2000 a.c., na Ilha de Creta, existiam luxuosos palácios nos quais residiam os reis, os palácios mais importantes se localizavam na cidade de Cnossos. A origem dos cretenses não é certa, mas eles não eram gregos. Os palácios cretenses foram destruídos, provavelmente pelas invasões dos aqueus, um povo indo-europeu. Os aqueus são considerados os antepassados dos gregos. A escrita dos aqueus era um dialeto grego. A sociedade micênica: Micenas foi uma das mais importantes cidades fundadas pelos aqueus. O rei e uma aristocracia guerreira mantinham controle sobre uma população de camponeses. A cidade de Tróia foi atacada pelos aqueus no século XIII a.c. Após a destruição dos palácios micênicos os dórios estabeleceram-se em Creta e na Grécia Peninsular; os jônios e os eólios ocuparam a Grécia continental e junto aos aqueus estes deram origem aos gregos. Creta: um dos povos que colonizaram a Grécia na antiguidade

3 Do genos à cidade-estado
A ruína dos palácios provocou o fim dos poder dos reis. Dentro do grupo aristocrático vários gené (plural de genos) buscavam concentrar poder. A aristocracia pode ser definida como um grupo social com grande poder econômico e político. O genos era uma grande família aristocrática que acreditava descender de um antepassado comum. O chefe do genos mais poderoso era o rei da comunidade e governava com o auxílio de uma assembleia de guerreiros. Essa forma de governar deu origem a pólis ou cidade-Estado que pode ser definida como uma comunidade de cidadãos livres que se autogovernavam.

4 O organização política da pólis grega
As póleis (plural de pólis) dispunham de assembleias e magistrados (juiz; ministro), e de um conselho que preparava os pontos a serem discutidos nas assembleias. Nas primeiras póleis apenas os aristocratas tinham cidadania, que com o tempo foi se ampliando e enfraquecendo os gené. O enfraquecimento dos gené se deu também pela expansão colonial grega, que provocou o aumento da população da Grécia e a diminuição das terras agrícolas. Os camponeses pobres tinham menos terras e acabavam endividados tornando-se escravos, o que gerava tensões sociais. Uma forma de obter novas terras e resolver a crise era fundar colônias em outras regiões do Mar Mediterrâneo.

5 A sociedade ateniense Por volta dos anos 500 e 400 AC, esta cidade, fundada há mais de anos, era a mais próspera da Grécia Antiga e possuía um poderoso líder: Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros. Por ser uma cidade bem sucedida e comercial, Atenas despertou a cobiça de muitas cidades gregas. Esparta se uniu a outras cidades gregas para atacar Atenas. A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.) durou 27 anos e Esparta venceu, tomando a capital grega para si, que, a propósito, continuou riquíssima culturalmente.   Alguns dos maiores nomes do mundo viveram nesta região repleta de escritores, pensadores e escultores, entre eles estão: os autores de peças de teatro Esquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes e também os grandes filósofos Platão e Sócrates.  Atenas destacou-se muito pela preocupação com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, desenvolvendo uma civilização de forte brilho intelectual. Na arquitetura, destacam-se os lindos templos erguidos em homenagens aos deuses, principalmente a deusa Atena, protetora da cidade.  A democracia ateniense privilegiava apenas seus cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e maiores de idade) com o direito de participar ativamente da Assembléia e também de fazer a magistratura. No caso dos estrangeiros, estes, além de não terem os mesmos direitos, eram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militares.  Hoje em dia, Atenas tem mais de dois milhões e meio de habitantes, e, embora tenha inúmeras construções modernas, continua com suas ruínas que remetem aos memoráveis tempos antigos. A cidade é um dos principais pontos turísticos da Europa.

6 Acrópole: ponto mais alto da cidade, servia como refúgio e para a construção de templos religiosos. Na foto vemos o Partenon (templo da deusa grega Atenas, foi uma sede administrativa, cultural, religiosa e militar

7 A sociedade espartana Educação em Esparta: dedicação integral às atividades físicas e militares Assembleia: Apela – mais uma reunião de soldados que um lugar de debate político. Quem governava a cidade eram os membros da Gerúsia, conselho formado por anciões das famílias mais ricas de Esparta. Cinco magistrados, os éforos, executavam as decisões da Gerúsia. O governo espartano se caracterizava por uma OLIGARQUIA, ou seja, governo exercido pela minoria. Os CIDADÃOS espartanos descendiam dos dórios, eram conhecidos como ESPARCIATAS OU IGUAIS, se dedicavam à política e aos preparativos da guerra. Os PERIECOS era homens livres e se dedicavam ao comércio, ao artesanato ou possuíam pequenas propriedades agrícolas. Na base social espartana estavam os HILOTAS, população servil que habitava as terras conquistadas pelos dórios


Carregar ppt "A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google