A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIDADE

2 Que nacionalidades e quais os grupos étnicos e culturais presentes no território português?

3 GRUPOS ÉTNICOS/CULTURAIS
NACIONALIDADES/ GRUPOS ÉTNICOS/CULTURAIS EM PORTUGAL?

4 GRUPOS ÉTNICOS/CULTURAIS
CIGANOS BRASILEIROS ÁRABES NACIONALIDADES/ GRUPOS ÉTNICOS/CULTURAIS EM PORTUGAL? PAÍSES DE LESTE CHINESES AFRICANOS

5 GRANDE DIVERSIDADE CULTURAL
PORTUGAL GRANDE DIVERSIDADE CULTURAL

6 DIVERSIDADE CULTURAL CULTURA ?
Engloba as normas de conduta e de pensamento aprendidas e partilhadas que são características de uma sociedade. ETNIA ? Grupo de indivíduos que apresenta um conjunto de características sociais comuns como: a língua, os costumes e a religião.

7 A cultura é formada por um conjunto de elementos:
Língua; Religião; Crenças; Gastronomia; Arte; Vestuário; Formas de produção (folclore, músicas, contos, …) Etc.

8 Factores de Identidade
Características dos homens e das mulheres que permitem, por semelhança, integrá-los no mesmo grupo e simultaneamente distinguir cada grupo de todos os grupos.

9 Essas características são muito diversas:
Físicas Culturais Linguísticas Religiosas

10 Portugal como destino Portugal foi durante séculos um país onde a maior parte da sua população se viu forçada a emigrar para poder sobreviver, o que ainda continua a acontecer. A história de cada uma das inúmeras comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo espelham esta dura realidade. Nos vinte últimos anos, Portugal tornou-se também num destino para muito imigrantes. 

11 Portugal como destino Os imigrantes constituem cerca de 5% da população total e 11% da população activa. A maioria do imigrantes são originários da Ucrânia, Cabo Verde, Brasil e Angola. Portugal foi na União Europeia o país que sofreu a mais rápida e profunda alteração em termos migratórios.

12 Portugal como destino O Estado português ainda não tomou medidas adequadas para assegurar a educação dos filhos dos imigrantes. A maioria dos imigrantes clandestinos trabalha em actividades irregulares, vivem e trabalham em condições deploráveis, recebendo salários muito inferiores aos estabelecidos na lei.

13 Portugal como destino Em 2001 o número de imigrantes superou todas as expectativas, levando o governo a adoptar severas medidas de contenção dos fluxos migratórios. Os imigrantes só podem entrar em Portugal para trabalhar, desde que estejam munidos de uma autorização passada nos seus países de origem, caso contrário arriscam-se a ser expulsos.

14 Portugal como destino Influências Negros – kizomba, cachupa, ….
Brasileiros – samba, carnaval, caipirinha…. Chineses – técnicas de relaxamento (Tai Chi, …), artes marciais, comida, lojas… Países de Leste – …. Árabes – dança do ventre, comida, …

15 Portugal como destino Desvantagens????
Aumento da criminalidade, do desemprego, pobreza, habitação precária (“bairros” de barracas)… Aparecimento de gangs… Máfia (Russa)…. Tráfico de droga, armas e pessoas aumenta …

16 Portugal como destino Vantagens????
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.


Carregar ppt "DIVERSIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google