A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito e história da Música Nacional Brasileira A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito e história da Música Nacional Brasileira A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceito e história da Música Nacional Brasileira A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos.

3 Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, erudita e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem portuguesa, mas genericamente européia.

4 A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do século XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.

5

6 O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.

7 Coisa linda, muito prazer Hoje você vai ser minha Esse corpo me pertence Eu vou pegar você Eu cheguei chegando Tô cheio de rima Na boca do povo Em qualquer esquina Não faz isso não neguinha Que eu me perco todo Meu pandeiro quebra Meu cavaco chora E eu fico louco Louco pra te ver mexer E descer até o chão Abre a roda pra geral Bate na palma da mão Já dançaram funk aí Agora é a minha vez Com som do cuíca, tamborim, repique Eu vou pegar você Eu sou o samba Tenho certeza que você vai se amarrar Eu sou o samba Tenho certeza que você vai se entregar pra mim

8 A Música paraense recepciona diversas influências através dos séculos. No século XX pode-se perceber um delineamento de suas características e de sua peculiaridade.

9 Parece até conto de fadas Mas assim aconteceu Éramos dois apaixonados Julieta e Romeu... Naquela noite encantada Pedi prá lua dos amantes Que iluminasse essa hora Prá esse amor eternizar... Mas num passe de mágica Você desapareceu Um eclipse maldito O encanto se perdeu E o meu coração partido Foi sofrendo e foi sofrendo Tentando te encontrar Na madrugada Fria madrugada!... A lua me traiu! Acreditei que era prá valer Tentando te encontrar Na madrugada Fria madrugada!... A lua me traiu! Acreditei que era prá valer A lua me traiu! Fiquei sozinha E louca por você...(2x) Ah Ah! Ah Ah! Não consigo te esquecer Ah Ah! Ah Ah! Apaixonada por você...(2x) A lua me traiu! Fiquei sozinha E louca por você...(2x) Ah Ah! Ah Ah! Não consigo te esquecer Ah Ah! Ah Ah! Apaixonada por você...(2x) Naquela noite encantada Pedi prá lua dos amantes Que iluminasse essa hora Prá esse amor eternizar... Mas num passe de mágica Você desapareceu Um eclipse maldito O encanto se perdeu E o meu coração partido Foi sofrendo e foi sofrendo

10 Sertanejo universitário- provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado universitário.

11 E que se dane o mundo, e que se dane tudo Eu largo tudo tudo, pra poder te ver E se eu não te vejo Morro em desejos,meu dia fica cinza longe de você, longe de você Você foi feita pra mim, E eu fui feito pra você Você nasceu pra me amar, E eu nasci pra te querer. Nós somos estrela e céu, noite e luar, Nós somos abelha e o mel, Amor eu amo te amar. E que se dane o mundo, e que se dane tudo Eu largo tudo tudo, pra poder te ver E se eu não te vejo Morro em desejos,meu dia fica cinza longe de você, E que se dane o mundo, e que se dane tudo Eu largo tudo, tudo, pra poder te ver E se eu não te vejo, Morro em desejos,meu dia fica cinza longe de você, longe de você Eu sou o seu amor, e você é minha paixão. O cupido Acertou Foi uma flecha em dois corações. Nós somos estrela e céu, noite e luar. Nós somos abelha e o mel, Amor eu amo te amar. E que se dane o mundo, e que se dane tudo. Eu largo tudo tudo, pra poder te ver. E se eu não te vejo, Morro em desejos,meu dia fica cinza longe de você, E que se dane o mundo, e que se dane tudo. Eu largo tudo tudo, pra poder te ver. E se eu não te vejo, Morro em desejos,meu dia fica cinza longe de você, longe de você

12 O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.

13 Intro: Lelelelelelele lá em casa Lelelelelelele na cama Lelelelelelele tirando a roupa toda Hoje você não se zanga Quando eu vou pro samba Você vem, comigo e faz a festa Olha que maneiro Tem tamborim, pandeiro Cavaco e violão Amor à bessa Quando chega sexta-feira Eu vou pra pagodeira e você não Se cansa de pagode Dança miudinho, vem no sapatinho Agita no refrão e se sacode Meu samba com carinho te faz feliz, feliz E tudo nessa vida é você Exalta, Exalta Se arruma fica linda que eu tô chegando aí Espera que essa noite é você O show No samba a gente bota pra quebrar Ninguém segura a gente A cuíca chora e faz o povo todo balançar De um lado pro outro Pra trás e pra frente (2x) Lelelelelelele lá em casa Lelelelelelele na cama Lelelelelelele tirando a roupa toda (3x)

14 O samba enredo é o estilo cantado pelas escolas de samba durante os desfiles de carnaval. A letra do samba-enredo, normalmente, conta uma história que servirá de enredo para o desenvolvimento da apresentação da escola de samba. Em geral, a música é cantada por um homem, acompanhado sempre por um cavaquinho e pela bateria da escola de samba, produzindo uma textura sonora complexa e densa, conhecida como batucada.

15 A Bossa nova é um estilo originalíssimo de samba brasileiro que surgiu na década de Este estilo é uma mistura do Jazz com o samba. Durante muitos anos foi samba das praias e bares do Rio de Janeiro. Hoje um dos estilos mais comuns no Brasil inteiro, se caracterizando como o samba das festas, restaurantes e reuniões informais criado pelo ilustre cantor e músico João Gilberto, acompanhado de outros como o Tom Jobim.

16 A Bossa Nova foi bem original no seu estilo criativo, pois introduziu o repique de mão e a viola eletrônica, imitando a guitarra nos tons mais finos, fazendo uma melodia com forte influência das melodias americanas misturadas com batidas abrasileiradas. É cantada geralmente por uma pessoa em tom suave e convidativo.

17 O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.

18 É um acrônimo (uma sigla) que representa uma tendência musical brasileira a partir de Trata-se da música popular urbana de classe média surgida após a segunda geração da Bossa Nova. É uma música criada por pessoas nascidas a partir da década de 40 em diante. Não é um gênero como samba, modinha, lundu, bolero, choro ou música erudita, que são estilos definidos ouvidos predominantemente por classes sociais distintas. A Musica Popular Brasileira começou com um perfil marcadamente nacionalista, mas foi mudando e incorporando elementos de procedências várias.

19 Surgida no Pará, à música lambada tem base no carimbó e na guitarrada, influenciada por vários ritmos como a cumbia, o merengue e o zouk. Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de "Lambadas" as músicas mais vibrantes. O uso transformou o adjetivo em nome próprio, batizando o ritmo cuja paternidade é creditada ao músico Pinduca. O novo nome e a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio. Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou com êxito a lambada na Europa e outros continentes.

20 A música caipira e/ou sertaneja são grupos musicais no Brasil associados à música produzida no país, a partir da década de 1920, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.

21 O nome forró deriva de forrobodó, "divertimento pagodeiro", segundo o folclorista Câmara Cascudo. Tanto o pagode (que hoje designa samba) como o forró são festas que foram transformadas em gêneros musicais. O forrobodó, "baile ordinário, sem etiqueta", também conhecido por arrasta-pé, bate-chinela ou fobó, sempre foi movido por vários tipos de música nordestina (baião, coco, rojão, quadrilha, xaxado, xote) e animado pela pé de bode, a popular sanfona de oito baixos.

22 É um novo estilo de samba que teve origem na Bahia em 2000 com muita força. Na década de 1980 havia manifestações culturais de batidas latinas misturadas com axé e melodias parecidas com reggae, porém estas manifestações não impulsionaram o estilo para frente. Por volta de 2000, grupos como Gera Samba e Cidade Negra e a Cantora Daniela Mercury fizeram manifestações a favor da volta do estilo citado e sua propagação pelo Brasil. Assim, surgiu o Samba Reggae que, por sua vez, não manteve o mesmo estilo, mas inovou com, além de instrumentos latinos, instrumentos de samba comum como pandeiro e tambor além de guitarra ou viola eletrônica no lugar do cavaquinho.

23 O Axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador, que mistura Frevo pernambucano, forró, Maracatu, Reggae e Calipso, que é derivado do Reggae. No entanto, o termo Axé Music é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá há o Olodum, um ritmo da África do Sul, Samba de Roda e Pagode produzidos por algumas bandas, Calipso (gênero musical), proveniente do Pará e Samba-reggae, uma novidade.

24 A música gaúcha de origem tradicionalista parece ter origem na escola literária do parnasianismo, por sua semelhança quando canta coisas da natureza e do ambiente como: a terra, o chão, os costumes, o cavalo - e pela musicalidade, sempre buscando a rima num arranjo muito acertado com as melodias, criando entre letra, música e dramatização, uma dinâmica que rebusca origens e paixões. Vale à pena estudar este aspecto e descobrir que por outras origens históricas podemos enriquecer nossas culturas.

25


Carregar ppt "Conceito e história da Música Nacional Brasileira A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google