A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Jorge Santoz - cênicas 1. ARTES MÚSICA TEATRO Diversidade culturalDiversidade cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Jorge Santoz - cênicas 1. ARTES MÚSICA TEATRO Diversidade culturalDiversidade cultural."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Jorge Santoz - cênicas 1

2 ARTES

3 MÚSICA

4 TEATRO Diversidade culturalDiversidade cultural

5 características - Conceito geral de a r t e s. Conceito geral de a r t e s É possível dizer, então, que Artes são certas manifestações da atividade humana diante da qual nosso sentimento é admirativo. É possível dizer, então, que Artes são certas manifestações da atividade humana diante da qual nosso sentimento é admirativo.

6 Representação A palavra abrange ao menos duas concepções fundamentais: 1º Liga-se a idéia de edifício – o imóvel em que se realiza o espetáculo é dotado basicamente de platéia e palco; 1º Liga-se a idéia de edifício – o imóvel em que se realiza o espetáculo é dotado basicamente de platéia e palco; 2º Uma arte específica transmitida pelo ator, representação feita por atores bailarinos ou mimos. 2º Uma arte específica transmitida pelo ator, representação feita por atores bailarinos ou mimos.

7 CONCEITO? Teatro implica a presença física de um artista, que exibe para uma audiência. Teatro implica a presença física de um artista, que exibe para uma audiência. O cinema já subentende a imagem, substituindo a figura humana real. O cinema já subentende a imagem, substituindo a figura humana real. No teatro, o público e o ator estão um em face do outro durante o desenrolar do espetáculo. No teatro, o público e o ator estão um em face do outro durante o desenrolar do espetáculo.

8 Informação Básico A tríade essencial A tríade essencial No teatro dramático ou declamado, objeto deste ensaio, são essencialmente três elementos: No teatro dramático ou declamado, objeto deste ensaio, são essencialmente três elementos: O Ator O Ator O texto ou intenção O texto ou intenção E o público E o público O fenômeno teatral não se processa sem a conjugação dessa tríade. O fenômeno teatral não se processa sem a conjugação dessa tríade.

9 O Ator de teatro O Ator de teatro É preciso que um ator interprete um texto para o público. É preciso que um ator interprete um texto para o público. O teatro só existe quando o público vê e ouve o ator interpretando um texto. O teatro só existe quando o público vê e ouve o ator interpretando um texto. Sem a interpretação de um texto, o ator se encaminha para mímica ou a expressão. Sem a interpretação de um texto, o ator se encaminha para mímica ou a expressão.

10 PRODUÇÃO O cenário requer elementos oriundos de duas outras artes: A criação de espaço para movimentação do ator requer o concurso de dispositivos arquitetônicos, distribuindo, segundo uma unidade estética Arquitetura e a Pintura própria, os requisitos funcionais. A pintura, antes de fornecer aspectos para decoração do palco, traz elementos da cenografia.A pintura, antes de fornecer aspectos para decoração do palco, traz elementos da cenografia.


Carregar ppt "Profª Jorge Santoz - cênicas 1. ARTES MÚSICA TEATRO Diversidade culturalDiversidade cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google