A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM CÊNICA. O QUE É LINGUAGEM CÊNICA? É uma linguagem específica, com signos, códigos necessários à sua constituição. Não é possível fazer teatro,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM CÊNICA. O QUE É LINGUAGEM CÊNICA? É uma linguagem específica, com signos, códigos necessários à sua constituição. Não é possível fazer teatro,"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM CÊNICA

2 O QUE É LINGUAGEM CÊNICA? É uma linguagem específica, com signos, códigos necessários à sua constituição. Não é possível fazer teatro, dança, ou circo, sem o domínio desses elementos.

3 E SPECIFICIDADES DA L INGUAGEM T EATRAL O teatro, dentro da esfera educacional, pode propiciar: Articulação da fala e da expressão e composição de conceitos; O interesse pela leitura, A correção da língua e do texto escrito, contribuindo para o desenvolvimento integral do educando, a promoção da autoconfiança, da socialização, da sensibilidade e da crítica, da expressão corporal e da coordenação motora. Acima de tudo, o teatro pode contribuir na formação de indivíduos mais desenvoltos e seguros.

4 VOCÊ CONSEGUIRIA IDENTIFICAR ALGUNS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕE A LINGUAGEM TEATRAL?

5 L INGUAGEM T EATRAL Prioriza o trabalho artístico; A linguagem através da experiência cênica evolui de acordo com o nível de consciência daqueles que a praticam; Pode modificar idéias, comportamentos e emoções, tornando as pessoas mais conscientes.

6 S IGNOS T EATRAIS Apresentam uma relação de semelhança; União entre o significante e o significado; Elementos constituintes da linguagem teatral, com características específicas.

7 ESTRUTURA HORIZONTAL DO TEATRO No teatro todos os membros da equipe, maquiadores, figurinistas, diretores, cenógrafos, maquiadores, etc, devem trabalhar em comunhão para o sucesso do elemento principal: O espetáculo.

8 C ENÁRIO Conjunto de elementos visuais (tais como telões, móveis, objetos, adereços e efeitos de luz) que compõem o espaço onde se apresenta um espetáculo teatral, cinematográfico, televisivo etc.;

9 FIGURINO Desenho, projeto, modelo de indumentária, o figurino deve ser um prolongamento das marcações ou coreografias do espetáculo, tanto no plano físico como no emocional. E o que devemos levar em conta é só o impacto causado e o movimento resultante da roupa. O figurino veste a personagem, cria uma identidade visual.

10 A maquiagem no teatro serve para acentuar a expressão característica do personagem, bem como para alterar os traços do ator, a fim de que ele possa se harmonizar, por exemplo, com a idade cronológica do tipo que representa. MAQUIAGEM

11 S ONOPLASTIA Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - músicais, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados.

12 ILUMINAÇÃO Técnica de iluminar um cenário ou um ambiente qualquer de modo a criar neste, por meio de variações e efeitos de luz, o clima adequado à cena filmada, televisionada ou levada ao palco.


Carregar ppt "LINGUAGEM CÊNICA. O QUE É LINGUAGEM CÊNICA? É uma linguagem específica, com signos, códigos necessários à sua constituição. Não é possível fazer teatro,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google