A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEATRO DRAMÁTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRO DRAMÁTICO."— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO DRAMÁTICO

2 Chamamos de DRAMÁTICO aquele estilo de teatro que coloca as emoções em primeiro lugar. Isso não quer dizer que a peça seja um drama, mas que a platéia se envolverá com as cenas como se envolveria em um filme. Nesse tipo de teatro a platéia poderá até, por alguns momentos, esquecer que está em um teatro e acompanhar a história contada, como se acompanhasse uma novela ou filme.

3 Constantin Stanislavski

4 O teatro dramático buscava o realismo em cena, de uma forma romântica e naturalista. Da sua experiência como ator e diretor resultou o desenvolvimento de um “sistema” de trabalho que foi adotado pelos atores da sua companhia, a princípio com uma certa relutância.

5 Stanislavski aplicou o seu sistema à cena lírica e a espetáculos de estilos diversos. O trabalho do ator, segundo o sistema de Stanislavski não equivale a um estilo de representação. É, como qualquer técnica, um meio e não uma finalidade. É o próprio Stanislavski quem diz: “Ele (seu sistema) só tem utilidade quando se transforma numa segunda natureza do ator, quando este deixa de ser preocupar com ele e quando seus efeitos começam a aparecer naturalmente em seu trabalho”.

6 A técnica deve ser absorvida e nunca aparecer na realização
A técnica deve ser absorvida e nunca aparecer na realização. Esta é o resultado, e a técnica funciona então como estímulo ao processo criador.

7 Com tantas idéias e informações, o artista resolve escrever alguns livros, onde suas técnicas na arte de interpretar, estivessem expostas. Alguns de seus livros mais conhecidos e valorizados no mundo inteiro.

8 A preparação do ator

9 A Composição do Personagem.

10 Constantin Stanislavski, diretor do Teatro de Arte de Moscou no século passado, deu ao mundo teatral mais um método de interpretação de personagens que é usado universalmente ainda hoje, e sem dúvida o será amanhã

11 A base do método de Stanislavski é a emoção específica do personagem
A base do método de Stanislavski é a emoção específica do personagem. O ator deve buscar, por todos os meios, sentir as ações como o personagem sente.

12 Para isso, o importante é saber tudo sobre o personagem
Para isso, o importante é saber tudo sobre o personagem. Isso inclui como o autor vê o mundo. Inclui o comportamento íntimo do personagem. Aquilo que não se vê na cena, mas faz parte do que o personagem representa. O ator usa sua própria emoção na busca da emoção.

13 MEMÓRIA EMOTIVA Nessa técnica o ator irá buscar em sua vida real algum fator ou acontecimento que lhe dará a emoção (positiva ou negativa) que uma determinada cena exige.

14 Exemplo: cena: o personagem João perde o filho em um acidente
Exemplo: cena: o personagem João perde o filho em um acidente. O ator que representa João, ao sentir dificuldade em se emocionar com a cena, irá se lembrar do enterro do seu pai e se emocionará com a cena do seu personagem perder o filho. Exemplo do sorvete (clássico)

15 Porém alguns pesquisadores não defendem esse método, por ele lidar diretamente com o mundo real de seus atores. Eles temem transtornos emocionais de seus artistas.

16 Stanislavski lutou por facilitar o trabalho do ator
Stanislavski lutou por facilitar o trabalho do ator. Mas, acima de tudo, declarou: "Crie seu próprio método. Não seja dependente, um escravo. Faça somente algo que você possa construir.”


Carregar ppt "TEATRO DRAMÁTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google