A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTES CÊNICAS. São todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Espaço cênico é o espaço definido em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTES CÊNICAS. São todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Espaço cênico é o espaço definido em."— Transcrição da apresentação:

1 ARTES CÊNICAS

2 São todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Espaço cênico é o espaço definido em função de uma encenação teatral. Ele é o espaço próprio aos atores. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas.

3 ARTES CÊNICAS Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. É composta pelas seguintes artes: Teatro Ópera Dança Circo

4 ARTES CÊNICAS CIA. TRUKS – TEATRO DE BONECOS com CIDADE AZUL 1 cena Quasar Companhia de Dança- Céu na boca

5 Artes Cênicas: ÓPERA

6 Espaço Cênico Teatro- A palavra grega teatron designava o local destinado à acomodação das pessoas que assistiam à representação, nos anfiteatros. Literalmente, significava lugar onde se vê. Etimologicamente, o produto teatro é definido a partir do ponto de vista do consumidor.

7 ESPAÇO CÊNICO: com Dionísio e na atualidade

8 Teatro Municipal do Rio de Janeiro

9 Espaço Cênico

10 ELEMENTOS: sonoplastia, figurino, cenário, iluminação.

11 TRÍADE TEATRAL: ATOR, TEXTO E PÚBLICO Animação com espuminha video

12 TRÍADE TEATRAL: ATOR, TEXTO E PÚBLICO

13 Cenário cenário enquanto sistema semiótico (sígnos) determina o espaço e o tempo da ação teatral. * representam um espaço geográfico (uma paisagem, por exemplo); * um espaço social (uma praça pública, uma cozinha, um bar); * ou um espaço interior (a mente, as paixões, os conflitos, os sonhos, o imaginário humano).

14 Cenário No cenário se projeta o tempo: a época histórica, estações do ano, horas do dia, os momentos fugazes do imaginário. Existe ainda o caso dos espetáculos em que os recursos cenográficos estão na performance do ator, no ruído, no vestuário ou na iluminação.

15 Cenário Maria Flor Anima Mundi

16 Cenário Animado ou vivo é aquele que é constituído pelo corpo dos próprios atores. * O cenário pode ser concreto, abstrato, objetivo e subjetivo. a) O cenário pode ser considerado concreto quando se utiliza elementos concretos em sua composição. b) O cenário abstrato é aquele em que não há objetos concretos ou os objetos concretos mudam de função. c) O cenário é objetivo quando retrata o mundo exterior do personagem. d) O cenário pode ser considerado subjetivo quando retrata o mundo interior dos personagens.

17 Cenário Deborah Colker- Nó Paixão de Cristo- Nova Jerusalém

18 Sonoplastia Sempre esteve presente no teatro, desde as suas origens. Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrange todas as formas sonoras – música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registos de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados.

19 The Voca People Iluminação, Cenário, Sonoplastia, Figurino

20 Sonoplastia Dialoga com os movimentos do ator, explicita seu estado interior, contracena com a luz, com o espaço em todos os seus aspectos. Quando acrescentada a outros sistemas sígnicos de uma peça, o papel da música é o de enfatizar, ampliar, de desenvolver e até de desmentir ou substituir os signos dos outros sistemas.

21 Sonoplastia Um outro exemplo da utilização da música no teatro é a escolha que o diretor faz do tema musical que acompanha a entrada e a saída de um determinado personagem, tornando-a assim signo de cada uma delas.

22 Iluminação Diferente dos demais sistemas sígnicos teatrais, a iluminação é um procedimento bastante recente. Sua introdução no espetáculo teatral, deu-se apenas no séc XVII, ganhando fôlego com a descoberta da eletricidade.

23 Iluminação Iluminação de palco é usada para a consecução de vários princípios e metas: Iluminação - permite que o espectador veja o que está se passando no cenário ou, ainda, iluminar partes dele e escurecendo outras, a fim de ocultá-las ao público; Destaque de cenário - faz com que certas formas tridimensionais seja destacadas;

24 Iluminação Foco - dirige a atenção da audiência para um ponto determinado, em detrimento do restante do palco; Colorido - permite que o momento cenográfico seja acentuado. Uma tonalidade vermelha produz efeitos completamente diversos de um verde, junto à assistência, criando um ambiente emocional;

25 Iluminação Espaço e tempo - permite efeitos que criam ilusão de mudanças de tempo e local entre as cenas. Pode, por exemplo, simular um luar, um pôr-do-sol; Elementos de projeção - as luzes podem servir para projetar cenários ao fundo. Enredo - a luz pode integrar o próprio enredo, ativando efeitos como raios, piscar de luzes, etc., integrado na própria ação;

26 Figurino A sua decodificação pode indicar tanto o sexo quanto idade, classe social, profissão, nacionalidade, religião de um personagem. O traje é também o signo que representa clima, época histórica, região, estação do ano, hora do dia.

27 Figurino É interessante observar que em certas tradições teatrais, como na commedia della'arte por exemplo, a vestimenta torna-se uma espécie de "máscara" que vai identificar os tipos imutáveis, que se repetem de geração a geração. Personagens como o Arlequim, a Colombina, o Pierrot.

28 Um Cheiro, obrigada!!


Carregar ppt "ARTES CÊNICAS. São todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Espaço cênico é o espaço definido em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google