A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, 1569. Victoria & Albert Museum, Londres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, 1569. Victoria & Albert Museum, Londres."— Transcrição da apresentação:

1 ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres

2 É considerado espaço cênico, aquele ocupado pelos atores durante uma representação diante do público. Este espaço com o passar do tempo foi modificando-se, apesar de conservar um de seus aspectos mais importantes: a forma básica que permanece ainda, até hoje, circular ou retangular.

3 O espaço cênico circular surgiu, segundo estudiosos, da organização da platéia diante de um fato que ocorre na rua ou na praça, a formação natural das pessoas pela busca de um ângulo privilegiado ou a colocação em uma posição que permita ver e ouvir melhor, essa formação em torno do artista sempre resulta em uma forma circular, nestes espaços abertos. Exemplo disso é o circo, espaço cênico mais simples, que continua correspondendo às raízes do teatro. Partindo desta forma, o círculo, foram erguidos os teatros nas encostas dos barrancos que não suportavam o peso das pessoas e desmoronavam, até chegar ao aperfeiçoamento das arquibancadas de pedra. Estes teatros esculpidos na pedra chegavam a serem ocupados por milhares de pessoas.

4 A forma básica retangular ou frontal também surgiu da necessidade dos artistas serem vistos em uma representação pelo público através de uma plataforma de madeira, tablado, e a platéia posicionada em frente. Atualmente esta forma retangular foi tida como preferida. A partir do século XX, surgiram as tentativas de combinar estes espaços cênicos circulares e retangulares, com o aproveitamento das vantagens de cada um deles.

5 Durante o Império Romano havia enormes construções dedicadas às representações teatrais. Na Idade Média, as representações eram feitas dentro das igrejas, uma forma de catequizar os fiéis. A representação passa a ser feita no coro ou na parte central dos templos e depois, nos átrios ou entradas devido a grande quantidade de pessoas que iam assistir à representação.

6 Ainda na Idade Média, era comum a utilização de carroças que funcionava na parte de cima o palco e a parte debaixo fechada por uma cortina, um camarim onde os atores se trocavam. Tem-se notícia de que nessa época, chegavam a fazer cenários gigantescos que tinham a dimensão de quarteirões, contendo desde o inferno, passando pela parte terrestre e indo até o céu.

7 Entre o final do século XVI e o princípio do XVII, na época de William Shakespeare, na Inglaterra, os teatros ficavam situados nos arredores das cidades e tinham uma plataforma que saía do palco e que era rodeada pelo público. Não possuíam telhados e o público colocava-se na frente e em volta do palco. Os mais ricos tinham o direito de ocupar os camarotes.

8 Foi na Itália que apareceram os primeiros teatros cobertos e devido a profundidade do palco, permitiam a utilização de belos cenários e do uso de maquinaria que eram utilizadas para a obtenção de efeitos especiais. Foi este tipo de teatro que serviu de referência aos teatros franceses do século XVIII e para os teatros de ópera do século XIX.

9 No século XX, estabelece-se uma relação mais direta entre espectadores e artistas com o surgimento de espaços em que quase desaparece a diferença de palco e platéia.

10 TEATRO DE ARENA Este tipo de palco, muito usual, é um espaço teatral coberto ou não, com o palco abaixo da platéia que o envolve totalmente: Circular, Semicircular, Quadrado, 3/4 de Circulo, Defasado, Triangular ou Ovalado.

11

12 TEATRO ELIZABETANO Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular). O público o circunda por três lados: Retangular, circular ou misto.

13

14 ESPAÇO MÚLTIPLO O "Espaço Múltiplo" é um espaço coberto com a flexibilidade para modificações de acordo com o espetáculo a ser encenado, adapta-se a diferentes disposições de palco e público: Total, Lateral Total, Central Total, Lateral Parcial, Esquina, Central Parcial, Simultâneos, Corredor ou Galerias Verticais.

15

16

17 PALCO CIRCUNDANTE Este tipo de palco, como o nome sugere, tem espaço perimetral circular que envolve o público localizado no centro permitindo uma visibilidade de 360 graus:palco circundante completo ou palco semicircundante.

18


Carregar ppt "ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, 1569. Victoria & Albert Museum, Londres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google