A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comédia DellArte. Desenvolveu-se na Itália do século XVI – Teatro Humanista Teatro baseado na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comédia DellArte. Desenvolveu-se na Itália do século XVI – Teatro Humanista Teatro baseado na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados."— Transcrição da apresentação:

1 Comédia DellArte

2 Desenvolveu-se na Itália do século XVI – Teatro Humanista Teatro baseado na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados. Um dos aspectos marcantes foi a presença das mulheres nas Representações.

3 COMÉDIA DELLARTE Vibrante forma de teatro popular de improviso, que emerge de várias outras formas populares do século XVI. Tinham como personagens o Arlequim, a Columbina, o Polichinelo e o Pierrot. E uma das características era o fato de usarem máscaras de pele na parte superior do rosto ( herança da antiguidade).

4 Máscaras da Commédia Dellárte

5 Commédia DellArte As companhias começaram a se formar na segunda metade do século XVI, na Itália, atingindo o auge da popularidade e prestígio no século XVII e entraram em declínio a partir do século XVIII. Como gênero de teatro, a commédia dellarte atravessou quase três séculos e vários países da Europa, exercendo fascínio e influência em diversos dramaturgos, encenadores e atores. O conceito de Commédia DellArte surgiu na Itália no começo do século XVI.

6 Pierrot e Arlequim

7 Commédia DellArte Os atores DellArte eram, no sentido original da palavra, artesãos de sua arte, do teatro. Foram, ao contrário dos grupos amadores acadêmicos, os primeiros atores profissionais. Os atores deste gênero, em sua grande maioria, eram também acrobatas, bailarinos, cantores e músicos. A profissão exigia, portanto, um rigoroso treinamento técnico e demandava habilidades físicas - corporais e/ou vocais - específicas.

8 Commédia DellArte Os intérpretes da Commédia eram levados a especializar-se num personagem em particular, num papel que se lhes ajustava tão perfeitamente e no qual se movimentavam tão naturalmente, que não havia necessidade de um texto teatral consolidado. Bastava combinar, antes do espetáculo, o plano de ação: intriga, desenvolvimento e solução.

9 Commédia DellArte

10 A diversidade de dialetos na Itália do século XVI foi um elemento a mais na configuração das personagens. Cada uma delas, conforme sua origem, característica e tipo social que representava, falava um determinado dialeto.

11 Commédia DellArte Ao contrário do teatro Elizabetano, ou da Tragédia grega, as mulheres podiam atuar. Uma das mais famosas intérpretes da Commédia DellArte foi Isabella Andreini. Isabella foi tão popular que, mais tarde, seu nome foi emprestado a um dos personagens da commédia.

12 Commédia DellArte De modo geral, nas companhias, os papeis distribuíam-se da seguinte forma: A parte dos velhos (os pais e patrões); A parte dos servos, também chamados de Zanni, uma abreviação do nome Giovanni, muito comum e popular na Itália; a parte dos enamorados.


Carregar ppt "Comédia DellArte. Desenvolveu-se na Itália do século XVI – Teatro Humanista Teatro baseado na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google