A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Ana paula de souza formighieri Nre cascavel 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Ana paula de souza formighieri Nre cascavel 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Ana paula de souza formighieri Nre cascavel 2010

2 Commédia dellarte nas DCEs

3 Como relacionar com as outras áreas artísticas? No século XV, período em que se desenvolveu a commédia dellarte na Itália, refere-se ao mesmo período histórico em que ocorreu o Renascimento para as Artes Visuais, Música e Dança. Lembramos que neste período ocorreu o Teatro Renascentista ou o Teatro Elizabetano na Inglaterra que tem Willian Shakespeare como principal autor.

4 Commédia dellarte e sua história A origem exata é desconhecida. Sugere-se que seja herdeira das Festas Atelanas popular em 240 aC. Surge no século XV na Itália, se desenvolve posteriormente na França se mantendo popular até o século XVIII. Se opõe a Commédia Erudita, também sendo chamada de Commédia Allimproviso e Commédia Soggetto.

5 Grupo viajante de atores montavam um palco ao ar livre e proviam divertimento através de malabarismo, acrobacia e peças de humor improvisadas baseadas num repertório pré estabelecido de personagens e roteiro das cenas.

6 As apresentações eram feitas em ruas e praças públicas. Utilizavam o Carro di Tespis, um teatro móvel. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Seguiam um roteiro denominado de canovaccio. Em 1545 têm-se o registro da formação da primeira trupe I Gelosi (Os Ciumentos), na cidade de Pádua.

7 Companhia I Gelosi d.C

8 Destaca-se o ator e autor Padovano, Ângelo Beolco ( ), conhecido por interpretar Ruzante, um camponês, guloso, grosseiro preguiçoso, ingênuo e zombador. Também foi autor os primeiros documentos literários onde as personagens eram descritas. Ruzante (Masques et Bouffons de Maurice Sand. Gravura aquarelada,1960)

9 Esses artistas fundaram um novo estilo e uma nova linguagem, utilizando-se do Cômico. Utilizavam-se da dança, música, malabarismo, acrobacias e diálogos para entreter e provocar o riso. Este tipo de comédia fascinou e atraiu o público entre as classes sociais mais elevadas. As melhores companhias (Gelosi, Confidenti, Fideli) conseguiram levar suas peças da rua para o palácio, e levaram suas peças a todas as grandes cidades da Europa renascentista.

10 PROCESSO DE CRIAÇÃO As encenações baseavam-se na criação coletiva e na improvisação. Eventualmente as soluções encontradas para algumas situações era interiorizadas possibilitando ao ator criar e inserir jogos acrobáticos A Mímica era importante em função dos variados dialetos existentes na Itália. Cada ator especializava-se em um personagem.

11 Karel Dujardins mostrou uma cena vista por ele de perto do palco provisório de uma trupe viajante, em contraste com as ruínas idealizadas Romanas: obra datada de Museu do louvre

12 ROTEIRO Apresentações improvisadas baseada em situações convencionais: adultério, velhice, amor, ciúme. Esses Personagens podem ser considerados o ancestral do palhaço moderno. O diálogo e a ação poderiam facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escândalos locais, eventos atuais ou manias regionais, misturados com piadas e bordões.

13 As peças giravam em torno de encontros e desencontros amorosos, com um inesperado final feliz. As personagens representadas inseriam-se em três categorias: a dos enamorados (innamoratis), a dos velhos (vecchio) e a dos criados (zannis).

14 Na trama tradicional, os innamorati estão apaixonados e querem se casar, mas um ou mais vecchi (plural de vecchio) estão os impedindo de se casar, então, eles precisam de um ou mais zanni para ajudá-los. Tipicamente termina tudo bem com o casamento dos enamorados e o perdão por todas as confusões causadas.

15 PERSONAGENS O comportamento destas personagens enquadrava-se num padrão: o amoroso, o velho ingênuo, o soldado, o fanfarrão, o pedante, o criado astuto.

16 Zanni eram os Criados e constituem os personagens mais variados. Arlequim – empregado trapalhão, ágil e malandro, capaz de colocar o patrão ou a si mesmo em situações cômicas. É apaixonado por colombina.

17 Colombina - é apaixonada por Arlequim.

18 Pierrot – é apaixonado por Colombina, e se vê envolvido em um triângulo amoroso.

19 Pulcinella – Personagem originário do carnaval de Napole. Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara tráz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente lembrando uma ave.

20 Briguela – empregado correto e fiel, mas cínico e astuto, rival de Arlequim e Pantaleone.

21 Capitano ou Capitão – um covarde que contava suas proezas de amor em batalhas, mas que sempre era desmentido. Satirizava os soldados espanhóis.

22 Innamoratis ou enamorados – representado por mulheres e homens cultos. Personagens ingênuos. Vestiam-se com roupas da moda e não usavam máscaras. A Enamorada podia ser corteja por dois pretendentes ao mesmo tempo, um jovem e um velho.

23 Pantaleone ou Pantaleão – um velho fidalgo, rico mercador veneziano, avarento e conservador eternamente enganado.

24 Dottore – podia ser amigo ou rival de Pantaleone. Era pedante, gostava de ostentar uma falsa erudição, mas sempre era enganado pelos outros por ser ingênuo. Geralmente representava um médico ou advogado.

25 As Criadas – não usavam máscaras, geralmente ficavam a serviço da enamorada. Jovens de espírito rude e sempre prontas para criar intrigas.

26 MÁSCARAS Seu uso na Commédia Dellarte foi extremamente importante tanto que ficou conhecida como Commédia delle Maschere. Eram meia máscaras, deixavam a parte inferior do rosto descoberta permitindo uma perfeita fonação e uma ótima respiração Era possível reconhecer a personagem pela máscara que utilizava.

27

28

29 MALABARISMO Os atores da Commédia dellarte utilizavam-se desse artifício para entreter e alegrar sua platéia. Existem diversas formas de malabares: bolinhas, claves, swing poi, swing flag, diabolo, devil stick flower, bola de contato entre outros. Vamos agora aprender a confeccionar e jogar malabares.

30 REFERÊNCIAS O teatro através da história (vol. I) O Teatro Ocidental – Commedia dell'arte. Storia del Teatro – la Commedia dell'arte. Storia Del Teatro Drammatico (vol. II) – Commedia dell'arte. m m


Carregar ppt "Profª Ana paula de souza formighieri Nre cascavel 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google