A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c."— Transcrição da apresentação:

1 O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c

2 - ATRAVÉS DESSA FESTA OS GRECOS REALIZAVAM SEUS CULTOS EM AGRADECIMENTOS AOS DEUSES PELA FERTILIDADE DO SOLO E PELA PRODUÇÃO. - POSTERIORMENTE OS GREGOS E ROMANOS INSERIRAM BEBIDAS E PRÁTICAS SEXUAIS NA FESTA,TORNANDO-A INTOLERÁVEL AOS OLHOS DA IGREJA.

3 COM O PASSAR DO TEMPO O CARNAVAL PASSOU A SER UMA COMEMORAÇÃO ADOTADA PELA IGREJA CATÓLICA QUE OCORREU DE FATO EM 590 d.c. ATÉ ENTÃO O CARNAVAL ERA UMA FESTA CONDENADA PELA IGREJA POR SUAS REALIZAÇÕES EM CANTO E DANÇA,QUE AOS OLHOS CRISTÃOS ERAM ATOS PECAMINOSOS.

4 - À PARTIR DA ADOÇÃO DO CARNAVAL POR PARTE DA IGREJA,A FESTA PASSOU A SER COMEMORADA ATRAVÉS DE CULTOS OFICIAIS,O QUE BANIA OS ATOS PECAMINOSOS,TAL MODIFICAÇÃO FOI FORTEMENTE ESPANTOSA AOS OLHOS DO POVO, JÁ QUE FUGIA DAS REAIS ORIGENS DA FESTA,COMO O FESTEJO PELA ALEGRIA E PELAS CONQUISTAS.EM 1545 O CARNAVAL VOLTOU A SER UMA FESTA POPULAR.

5 CHEGOU AO BRASIL EM 1723 APROXIMADAMENTE SOB INFLUÊNCIA EUROPÉIA.OCORRIA ATRAVÉS DE DESFILES DE PESSOAS FANTASIADAS E MASCARADOS. SOMENTE NO SÉCULO XIX QUE OS BLOCOS CARNAVALESCOS SURGIRAM COM CARROS DECORADOS E PESSOAS FANTASIADAS DE FORMA SEMELHANTE A DE HOJE.

6 O VOCABULÁRIO VEM DA EXPRESSÃO LATINA – CARRUM NOVALIS (CARRO NAVAL) – UMA ESPÉCIE DE CARRO ALEGÓRICO EM FORMA DE BARCO,COM A QUAL OS ROMANOS INAUGURAVAM SUAS COMEMORAÇÕES. ALGUNS PESQUISADORES ALEGAM NÃO TER FUNDAMENTO HISTÓRICO.

7 Carro alegórico do carnaval em Lisboa,1906. Carro alegórico do carnaval no Rio de Janeiro -RJ, 2007.

8 COLÔMBINA - COMO O PIERRÔ E ARLEQUIM, É UM PERSONAGEM DA COMÉDIA ITALIANA. COLOMBINA ERA ESPERTA,SEDUTORA E VOLÚVEL,AMANTE DE ARLEQUIM,AS VEZES VESTIA-SE COMO ARLEQUINETA EM TRAJES DE CORES VARIADAS COMO AS DE SEU AMANTE. UMA CRIADA DE QUARTO.. ARLEQUIM - RIVAL DE PIERRÔ PELO AMOR DE COLOMBINA,USAVA TRAJE FEITO À PARTIR DE RETALHOS TRIÂNGULARES DE VÁRIAS CORES.REPRESENTA O PALHAÇO,O FARSANTE, O CÔMICO.. PIERRÔ -PERSONAGEM SENTIMENTAL,TEM COMO UMA DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS: A INGENUIDADE.. MOMO - PERSONAGEM QUE PERSONIFICA O CARNAVAL BRASILEIRO.SUA FIGURA INSPIRADA NO BUFO, ATOR DE PROVENIÊNCIA PORTUGUESA QUE REPRESENTA PEQUENAS COMÉDIAS TEATRAIS QUE TANTO DIVERTIAM OS NOBRES.

9 Colombina Arlequim Pierro

10 EM 1873,HÁ O DESFILE DO PRIMEIRO BLOCO,O DOIS DE OUROS, LIDERADO PELO BAIANO HILÁRIO JOVINO FERREIRA. EM 1899,O APARECIMENTO DA MÚSICA FEITA PARA O CARNAVAL. O ABRE-ALAS DE CHIQUINHA GONZAGA.MARCA A POPULARIZAÇÃO DO CARNAVAL BRASILEIRO E DÁ INÍCIO ÀS COMPOSIÇÕES CHAMADAS MARCHINHAS CARNAVALESCAS. ATUALMENTE, O CARNAVAL É FESTEJADO NO SÁBADO,DOMINGO,SEGUNDA E TERÇA ANTERIORES AOS 40 DIAS QUE VÃO DA QUARTA FEIRA DE CINZAS AO DOMINGO DE PÁSCOA.


Carregar ppt "O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google