A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chiquinha Gonzaga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chiquinha Gonzaga."— Transcrição da apresentação:

1 Chiquinha Gonzaga

2 No dia 17 de Outubro de 1847 nascia na aristocrática Rua do Príncipe, no Rio de Janeiro, uma menina que se chamou Francisca Edwiges Neves Gonzaga, filha de José Basileu Neves Gonzaga e Carolina Augusta da Cunha Nazareth .

3 A infância de Chiquinha não foi muito boa por que a família de José o pai de Chiquinha era contra o nascimento de Chiquinha. Carolina pensou que por causa disso José não iria registrar Chiquinha. Seu pai era muito severo com a sua educação preparara para ela um futuro promissor, um bom casamento. Desde cedo Francisca foi educada para isso, aprendendo a ler e a escrever fazer conta e principalmente, tocar piano.

4 Com sua numerosa e variada obra musical Chiquinha Gonzaga contribuiu para fixar o cancioneiro popular brasileiro com maxixes, modinhas e o nascente samba urbano. A compositora aproximou a música erudita e foi uma das primeiras a introduzir o violão nos salões cariocas .

5 Para os seus contemporâneos, era impossível para uma mulher fazer sucesso e sobreviver de música, mas Chiquinha foi pioneira. A partir de 1885, surgiram vários convites para compor e reger operetas e peças do teatro de revista. Sua popularidade crescia cada vez mais, sendo chamada de "Offenbach de saias".

6 Seus maxixes e polcas eram muito elogiados pela imprensa, o que lhe garantia uma melhor aceitação em diversos meios sociais e o status de maestrina. Em 1899, para o cordão Rosa de Ouro do Andaraí, compõe a marchinha de rancho ABRE ALAS, considerada a primeira música composta especialmente para o carnaval.

7 Ó Abre-Alas Chiquinha Gonzaga Ó Abre Alas Que eu quero passar
Eu sou da lira Não posso nega Não posso negar Coro Rosa de Ouro É quem vai ganhar É quem vai ganhar.

8 Chiquinha morreu no dia 28 de fevereiro (ante-véspera de carnaval) em seu apartamento na Praça Tiradentes.

9 Pólo de Educação pelo Trabalho Oficina de Informática Educativa
Humberto de S. Mello Oficina de Informática Educativa Profª Tânia Aluna: Wanessa e Alex


Carregar ppt "Chiquinha Gonzaga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google