A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em 06 de agosto de 1910, nasce em Valinhos, SP. Adoniran Barbosa, filho de imigrantes italianos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato. Mas cada situação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em 06 de agosto de 1910, nasce em Valinhos, SP. Adoniran Barbosa, filho de imigrantes italianos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato. Mas cada situação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Em 06 de agosto de 1910, nasce em Valinhos, SP. Adoniran Barbosa, filho de imigrantes italianos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato. Mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história.

3 Rubinato era filho de Ferdinando e Emma Rubinato, imigrantes italianos da localidade de Carzere província de Veneza. Aos dez anos de idade, sua certidão de nascimento foi adulterada para que o ano de nascimento constasse como 1910 possibilitando que ele trabalhasse de forma legalizada: à época a idade mínima para poder trabalhar era de doze anos. Abandonou a escola cedo, pois não gosta de estudar. Necessita trabalhar, para ajudar a família numerosa - Adoniran tem sete irmãos. Procurando resolver seus problemas financeiros, os Rubinato vivem mudando de cidade. Moram primeiro em Valinhos, depois Jundiaí, Santo André e finalmente São Paulo.

4 CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE ADONIRAN BARBOSA

5 Adoniram queria ser cantor e compositor de sambas, mas achava que com o nome de italiano João Rubinato, não seria muito aceito por isso durante sua carreira se transformou em vários personagens ás vezes se transformava em Charutinho, um personagem de rádio que narrava as Histórias das Malocas escritas por Oswaldo Moles.

6 ADONIRAN E MATILDE NO INÍCIO DO CASAMENTO. ELES FORAM CASADOS POR MAIS DE 40 ANOS.

7 ADONIRAN BARBOSA E SUA MULHER MATILDE

8 Adoniran conheceu o grupo em 1949 e nasceu a parceria que rendeu os principais sucessos do grupo e seu reconhecimento nacional. Os Demônios da Garoa entraram para o Guinness Book-Livro do Recordes Brasileiro, de onde não mais saíram, como o "Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade", além de receberem o disco de ouro pelo álbum 50 Anos. DEMÔNIOS DA GAROA

9 ADONIRAN BARBOSA NO VIADUTO SANTA EFIGÊNIA. VIADUTO QUE DARIA NOME A UM DOS SEUS SAMBAS.

10 A MÚSICA TREM DAS ONZE FEZ SUCESSO NO BRASIL E TAMBÉM NA ITÁLIA. PORÉM ADONIRAN NÃO RECEBEU OS DIREITOS AUTORAIS PELO SUCESSO NA ITÁLIA.

11 SEU ERNESTO PERSONAGEM QUE INSPIROU ADONIRAN FAZER O SAMBA DO ARNESTO

12 ADONIRAN TAMBÉM FOI ATOR DE CINEMA. ABAIXO CENA DO FILME O CANGACEIRO

13 ADONIRAN NOS FILMES A CARROCINHA, O CANGACEIRO E NA NOVELA A PENSÃO DA DONA ISAURA

14 A MÚSICA DE ADONIRAN FOI GRAVADA POR MUITOS ARTISTAS COMO CARLINHOS VERGUEIRO, ELIS REGINA, CLARA NUNES.

15 ADONIRAN BARBOSA E UM DOS SEUS PARCEIROS FAVORITOS PAULO VANZOLINI

16 ADONIRAN BARBOSA, MATILDE, CLEMENTINA DE JESUS E CARLINHOS VERGUEIRO

17 ADONIRAN FOI TEMA DA ESCOLA DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE SANTO ANDRÉ

18 COMO O DINHEIRO QUE GANHAVA ERA POUCO ADONIRAN TEVE QUE SE APRESENTAR EM CIRCOS COMO CANTOR E PALHAÇO PARA SOBREVIVER

19 BONECO DE ADONIRAN BARBOSA PRESENTE NO MERCADÃO DE SÃO PAULO

20 Nos últimos anos de vida, com o enfisema avançando, e a impossibilidade de sair de casa pela noite, o sambista dedica-se a recriar alguns dos espaços mágicos que percorreu na vida. Grava algumas músicas ainda, mas com dificuldade – a respiração e o cansaço não lhe permitem muita coisa mais – dá depoimentos importantes, reavaliando sua trajetória artística. Compõe pouco. OS ÚLTIMOS ANOS DE VIDA Mas inventa para si uma pequena arte, com pedaços velhos de lata, de madeira, movidos a eletricidade. São rodas-gigante, trens de ferro, carrosséis. Vários e pequenos objetos da ourivesaria popular – enfeites, cigarreiras, bibelôs... Fiel até o fim à sua escolha, às observações que colhe do cotidiano, cria um mundo mágico.

21 Adoniran Barbosa morre em 1982, aos 72 anos de idade.


Carregar ppt "Em 06 de agosto de 1910, nasce em Valinhos, SP. Adoniran Barbosa, filho de imigrantes italianos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato. Mas cada situação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google