A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teatro Romano Teatro de Mérida. O teatro romano teve diferentes gêneros. Misturando influências etruscas (influenciados pelos gregos) e de espécie de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teatro Romano Teatro de Mérida. O teatro romano teve diferentes gêneros. Misturando influências etruscas (influenciados pelos gregos) e de espécie de."— Transcrição da apresentação:

1 Teatro Romano Teatro de Mérida

2 O teatro romano teve diferentes gêneros. Misturando influências etruscas (influenciados pelos gregos) e de espécie de representações religiosas de caráter sério ou satírico itálicas (curiosamente de forma semelhante ao aparecimento do teatro grego), os romanos tinham uma forma embrionária de teatro quando entraram em contacto com a Grécia: esse contacto significou a morte do primitivo teatro romano, que imediatamente copiou as formas gregas (tragédia, comédia).

3 Começaram por traduzir peças gregas (séc. III AC). Depois estrangeiros radicados em Roma produziram textos e, mais tarde, romanos escreveram peças, adaptando temas gregos, ou inventando temas romanos normalmente baseados na História.

4 O apogeu do teatro romano dá-se no séc. III-II A.C com Plauto e Terêncio. Quer a comédia, quer a tragédia romana, tinham diferenças com os seus modelos gregos: insistiam mais no horror e na violência no palco que era representada, grande preocupação com a moral em discursos elaborados.

5 Plauto nasceu em Sarsina, Úmbria por volta do ano de 250a.C e faleceu, provavelmente em Roma, no ano de 184a.C. Considerado o maior comediógrafo da Roma antiga, nasceu em berço humilde e veio para Roma ainda jovem, onde começou a fazer teatro, primeiro como ator e depois escrevendo comédias. Por muito tempo, ficou conhecido apenas como Plautus, que quer dizer "pés chatos", porém mais tarde se autodenomina Maccus ("palhaço") Titus

6 Estima-se que tenha escrito 130 peças, das quais apenas 21 sobrevivem.

7 Com métrica elaborada e linguagem coloquial, sua obra reproduz com fidelidade a vida dos romanos da época.

8 Os enredos são em geral baseados em casos de amor ou confusões decorrentes de troca de identidades, mas apresentam grande originalidade no tratamento dos temas. Os seus personagens são de origem popular: escravos mentirosos, Ladrões, velhos, soldados fanfarrões, cortesãs, etc.

9 Suas comédias inspiraram dramaturgos pós-renascentistas como por exemplo: Molière, que tomou como modelo a obra "O Vaso de Ouro" para escrever "O Avarento". Já Shakespeare baseou-se "Os Gêmeos" e "Anfitriões" para escrever A Comédia dos Erros.

10 No final da República, o público perdeu interesse pelo teatro tradicional, devido a concorrência dos espetáculos com mais ação, tipo gladiadores, corridas de carros

11 A criação de gêneros teatrais mais simples como as pantomimas, representação de um único ator de uma peça simples e de fácil reconhecimento pela audiência, em que não falava, dançava, fazia gestos, e era acompanhado por músicos, um coro e mimos

12 Histórias também simples mas com vários atores, em que normalmente se satirizava tipos sociais de forma mesmo obscena, levaram ao quase abandono do teatro.

13 No período imperial, na parte oriental do império continuaram a representar as peças tradicionais, sobretudo de autores da nova comédia como Menandro.

14 Máscaras romanas

15 Menandro, era filho de uma rica família de pecuaristas, nasceu em 343 e morreu em 291 a.C. Durante a época em que viveu não foi reconhecido como um grande autor de comédias. No entanto, depois de sua morte, suas obras foram tão divulgadas que passaram a ser consideradas, por muitos intelectuais da época, como um primor estético.

16 No ocidente Sêneca tenta ressuscitar a tragédia, mas o público preferia os espetáculos de mimos e pantomimas devido a dificuldade dos menos instruídos compreenderem peças complexas. Havia uma preferência por espetáculos simples e que apelassem aos sentidos.

17 Predomina a comédia. A tragédia é cheia de situações grotescas e efeitos especiais. Durante o Império Romano (de 27 a.C. a 476 d.C.) a cena é dominada por pantomimas, exibições acrobáticas e jogos circenses.

18 Autores romanos Na comédia destaca-se Plauto no século III a.C., e Terêncio no século II a.C. Suas personagens estereotipadas darão origem, por volta do século XVI, aos tipos da commedia dell'arte.

19 Da tragédia só sobrevivem completas as obras de Sêneca ''Fedra'', que substituem o despojamento grego por ornamentos retóricos.

20 Os romanos construíram vários teatros especificamente para representações, mas na maioria dos casos, nas pequenas cidades, utilizavam os anfiteatros para vários eventos, usando para espetáculos de gladiadores, corridas,representações.

21 Gladiadores

22 Dedicar-se ao teatro era muito mal visto: os atores eram normalmente escravos ou ex- escravos; raramente mulheres representavam, tendo má reputação as que o faziam. Os papéis femininos eram feitos por homens.

23 Ficaram conhecidos imperadores com uma enorme paixão pelo teatro. Nero é o mais conhecido: adorava espetáculos de mimos. Casou-se com um mimo depois de se livrar de Pompéia. O imperador atuava. Dado o baixo estatuto dos atores, normalmente escravos ou ex- escravos, isso era motivo de escândalo.

24 Atores no teatro romano

25 Vários imperadores apresentados como cruéis ordenavam que os espetáculos se tornassem realistas. Quando aparecia, no texto, um personagem que marcado para morrer, dublava-se o ator por um condenado à morte

26 Europa e Zeus, sobre a forma de touro, teve uma representação em que uma condenada à morte manteve relações com um um animal.

27 Com o advento da Igreja, esta viu com maus olhos gêneros artísticos que ou se referiam a deuses pagãos ou riam abertamente dela, como os espetáculos de mimos, levando à sua progressiva perseguição, para além dos aspectos que considerava imorais, tais como representação de cenas licenciosas ou mesmo nudez.


Carregar ppt "Teatro Romano Teatro de Mérida. O teatro romano teve diferentes gêneros. Misturando influências etruscas (influenciados pelos gregos) e de espécie de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google