A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade Contribuições das teorias sociológicas clássicas para a análise do esporte Sociometria, Esporte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade Contribuições das teorias sociológicas clássicas para a análise do esporte Sociometria, Esporte."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade Contribuições das teorias sociológicas clássicas para a análise do esporte Sociometria, Esporte e Educação Física

2 PARA INÍCIO DE CONVERSA O QUE É SOCIOLOGIA? COMO ELA SURGIU? PARA QUE ELA SERVE? PARA QUE ELA SERVE NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE?

3 O PENSAR SOCIOLÓGICO NIVEL LINGUÍSTICO CONCEITUAL PALAVRAS CHAVES NÍVEL CONCRETO EMPÍRICO TEMÁTICO NÍVEL TEÓRICO ABSTRATO VISÃO DE MUNDO

4 QUESTÕES GERADORAS O que hoje chamamos de esporte sempre existiu nas sociedades? Quais as características mais importantes que o esporte apresenta hoje? No passado, essas características eram diferentes? Como elas eram? Como características do esporte se modificaram com o passar do tempo? Quais as funções sociais do esporte?

5 O ESPORTE MODERNO Refere-se a uma atividade corporal de movimento com caráter competitivo surgida no âmbito da cultura européia por volta do século XVIII, e que com esta, expandiu-se para o resto do mundo. Surge da modificação de jogos populares anteriormente praticados, mas também passa a ser criado e modificado em um circuito específico de atores sociais como clubes, escolas da classe dominante.

6 Características Competição, rendimento físico-técnico, Recorde, racionalização e cientifização do treinamento, burocratização, quantificação, especialização dos papéis, autonomização cultural, igualdade de chances, secularização, espetacularização. Busca de talentos, poucos profissionais, massa consumidora, meios de comunicação de massa, remuneração e gratificação.

7 Esporte e hegemonia O esporte moderno, espetáculo, de alto rendimento, é a forma HEGEMÔNICA da cultura corporal de movimento em todo o planeta na atualidade. Influencia outras formas culturais de movimento

8 Sociologia Funcionalista Organicidade do social; Socialização;Disciplina;Moral; Regras e normas; Formas de solidariedade social, presentes nas sociedades e nos grupos esportivos.

9 Sociologia Crítica A função integradora do esporte e a estabilização do sistema capitalista Apolitismo e despolitização: ópio do povo Manutenção da ordem pública Amenização do conflito entre classes sociais


Carregar ppt "Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade Contribuições das teorias sociológicas clássicas para a análise do esporte Sociometria, Esporte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google