A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realização: Juliana Vilas Boas Lélis Psicóloga Estagiárias de Psicologia 2008.1 GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS NASPEC- NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realização: Juliana Vilas Boas Lélis Psicóloga Estagiárias de Psicologia 2008.1 GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS NASPEC- NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM."— Transcrição da apresentação:

1 Realização: Juliana Vilas Boas Lélis Psicóloga Estagiárias de Psicologia GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS NASPEC- NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER

2 TEATRO Que abram as cortinas dos seus corações!!!

3 A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance e viva intensamente... Antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos... A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance e viva intensamente... Antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos...

4 O que é o Teatro?? Teatro vem do grego, théatron, que significa panorama (lugar de onde se vê), ou seja, é o lugar onde as pessoas se reúnem com um objetivo em comum: assistir ao espetáculo. Nesse momento, o ator pode ser quem quiser, quando quiser, onde quiser… O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar… Ocorre, então, a cumplicidade de palco e público… Tudo isso é mágico, fantástico, algo que somente o teatro pode proporcionar por completo. Teatro vem do grego, théatron, que significa panorama (lugar de onde se vê), ou seja, é o lugar onde as pessoas se reúnem com um objetivo em comum: assistir ao espetáculo. Nesse momento, o ator pode ser quem quiser, quando quiser, onde quiser… O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar… Ocorre, então, a cumplicidade de palco e público… Tudo isso é mágico, fantástico, algo que somente o teatro pode proporcionar por completo. Considerado por muitos como a Arte Total, ou seja, a arte que engloba todas as outras artes Considerado por muitos como a Arte Total, ou seja, a arte que engloba todas as outras artes

5 A Psicologia e o Teatro Jacob Levy Moreno criou o Teatro do Improviso ou Teatro Espontâneo, gênero no qual os participantes amadores improvisavam acontecimentos do dia-a-dia. Com o Teatro Espontâneo Moreno percebeu que, através da representação, os indivíduos tomavam consciência de seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações conflituosas. Nasce assim o Teatro Terapêutico e o Psicodrama. Jacob Levy Moreno criou o Teatro do Improviso ou Teatro Espontâneo, gênero no qual os participantes amadores improvisavam acontecimentos do dia-a-dia. Com o Teatro Espontâneo Moreno percebeu que, através da representação, os indivíduos tomavam consciência de seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações conflituosas. Nasce assim o Teatro Terapêutico e o Psicodrama.

6 Para que tenhamos o prazer de nos sentirmos vivos é preciso que nos reconheçamos como agentes de nosso próprio destino. A espontaneidade é a capacidade de agir de modo adequado diante de situações novas, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios. MorenoPara que tenhamos o prazer de nos sentirmos vivos é preciso que nos reconheçamos como agentes de nosso próprio destino. A espontaneidade é a capacidade de agir de modo adequado diante de situações novas, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios. Moreno

7 TEATRO ESPONTÂNEO Teatro é vida, é emoção, é sentimento, é busca e descoberta. Descobrir é responder a uma inquietação interior. Quando você percebe, já está dentro de um processo de criação. O interessante é que em cada momento, um novo tema nos surpreende e nos interessa. Teatro é o que a gente gosta de ver e de fazer. Teatro é vida, é emoção, é sentimento, é busca e descoberta. Descobrir é responder a uma inquietação interior. Quando você percebe, já está dentro de um processo de criação. O interessante é que em cada momento, um novo tema nos surpreende e nos interessa. Teatro é o que a gente gosta de ver e de fazer.

8 DEPOIMENTO Fazer Teatro Espontâneo " é uma aventura na corda bamba, a reinação do equilibrismo, olhar o mundo do alto sabendo que, ao menor descuido, se pode despencar. Por isso mesmo, o Teatro Espontâneo continua sendo uma paixão" ( Moysés Aguiar ) ( Moysés Aguiar )

9 TEATRO ESPONTÂNEO Como diz a frase "a arte imita a vida", o teatro espelha a vida como ela é, de uma forma trágica até à cômica. E, por isso, provoca encanto, descarga emocional, alívio e beleza! Como diz a frase "a arte imita a vida", o teatro espelha a vida como ela é, de uma forma trágica até à cômica. E, por isso, provoca encanto, descarga emocional, alívio e beleza! O teatro é, também, um laboratório de vida; no palco pode-se experimentar diferentes formas de viver, de ser O teatro é, também, um laboratório de vida; no palco pode-se experimentar diferentes formas de viver, de ser Podemos inverter a frase anterior: "a vida imita a arte", porque o teatro recria a vida! Podemos inverter a frase anterior: "a vida imita a arte", porque o teatro recria a vida!

10 CASO CLÍNICO Paciente de 31 anos, sente muitas dores e apresenta traços de depressão. Paciente de 31 anos, sente muitas dores e apresenta traços de depressão. Em atendimento a paciente relata que sente como se seu mundo estivesse muito longe e que além das dores físicas, sente uma dor na alma... Em atendimento a paciente relata que sente como se seu mundo estivesse muito longe e que além das dores físicas, sente uma dor na alma...

11 Caso clínico A estagiária usa a metáfora de um artista de teatro que durante o espetáculo precisa sair de cena para trocar o figurino ou a maquiagem, e que estava sendo assim com ela durante o período da doença. A estagiária usa a metáfora de um artista de teatro que durante o espetáculo precisa sair de cena para trocar o figurino ou a maquiagem, e que estava sendo assim com ela durante o período da doença. Ela completou dizendo: pra mudar o roteiro da vida (sic). Ela completou dizendo: pra mudar o roteiro da vida (sic).

12 CASO CLÍNICO Em outro atendimento foi realizada a técnica de colagem, em que foi pedido que a paciente olhasse nas revistas e escolhesse uma figura que representasse como ela se sente com relação à doença. Em outro atendimento foi realizada a técnica de colagem, em que foi pedido que a paciente olhasse nas revistas e escolhesse uma figura que representasse como ela se sente com relação à doença. A paciente escolheu um avião (ela tem medo de avião) e escreveu o seguinte texto abaixo da colagem: A paciente escolheu um avião (ela tem medo de avião) e escreveu o seguinte texto abaixo da colagem:

13 CASO CLÍNICO Eu vejo este avião como uma passagem da minha vida. Aonde eu espero ansiosa e paciente chegar ao final da minha história com um bom fim. Que é voltar para minha casa feliz, com um bom resultado. Digamos que ele seja o NASPEC onde eu estou passando um tempo. Dentro do avião a gente sente medo, pavor, ansiedade, é o mesmo que eu sinto por dentro de mim durante este tempo que aqui estou.Eu vejo este avião como uma passagem da minha vida. Aonde eu espero ansiosa e paciente chegar ao final da minha história com um bom fim. Que é voltar para minha casa feliz, com um bom resultado. Digamos que ele seja o NASPEC onde eu estou passando um tempo. Dentro do avião a gente sente medo, pavor, ansiedade, é o mesmo que eu sinto por dentro de mim durante este tempo que aqui estou.

14 Atuação da Psicologia no Naspec Neste atendimento a paciente estava bem melhor do que nos anteriores, já sorria e não se encontrava mais no leito. Houve uma grande evolução do início ao fim do acompanhamento e as dores físicas e a dor da alma que a paciente se referia se amenizaram....

15 O teatro como terapia... Teatro Espontâneo é a representação de histórias do cotidiano dos participantes e do público. De forma terapêutica, aprende-se compartilhando essas histórias, elaborando os conflitos, etc. Teatro Espontâneo é a representação de histórias do cotidiano dos participantes e do público. De forma terapêutica, aprende-se compartilhando essas histórias, elaborando os conflitos, etc. O que parece impossível, para a magia do teatro é apenas mais uma manifestação de criatividade. O que parece impossível, para a magia do teatro é apenas mais uma manifestação de criatividade.

16 O TEATRO COM FANTOCHES APRESENTA...

17 O AUTO DA ESPERANÇA Uma história da vida real!! Que abram as cortinas!!!

18 OS PERSONAGENS João Grilo: é uma figura típica do sertão nordestino, sabido, analfabeto e amarelo. Habituado a sobreviver e a viver a partir de artimanhas e espertezas. A miséria é sua companheira. João Grilo: é uma figura típica do sertão nordestino, sabido, analfabeto e amarelo. Habituado a sobreviver e a viver a partir de artimanhas e espertezas. A miséria é sua companheira. Chicó: Companheiro constante de João Grilo e, especialmente, seu diálogo. Chicó envolve-se nas artimanhas de João Grilo e é seu parceiro, é um amigo leal. Chicó: Companheiro constante de João Grilo e, especialmente, seu diálogo. Chicó envolve-se nas artimanhas de João Grilo e é seu parceiro, é um amigo leal.

19 OS PERSONAGENS A Compadecida, Dona Esperança:. Funciona efetivamente como medianeira, plena de sabedoria intervindo a favor de João Grilo. A Compadecida, Dona Esperança:. Funciona efetivamente como medianeira, plena de sabedoria intervindo a favor de João Grilo. Anjo Mau – gosta de influenciar. Anjo Mau – gosta de influenciar. Anjo Bom – justo, busca a justiça. Anjo Bom – justo, busca a justiça. Severino, o cangaceiro: Representa a crueldade e a maldade no mundo. Severino, o cangaceiro: Representa a crueldade e a maldade no mundo. Rosinha: Mulher dos sonhos de Chicó Rosinha: Mulher dos sonhos de Chicó Major: O pai carrasco de Rosinha Major: O pai carrasco de Rosinha

20 Dinâmica: A vida é uma peça de teatro encenada todos os dias Dinâmica: A vida é uma peça de teatro encenada todos os dias...

21 Obrigada!!! Que fechem as cortinas...


Carregar ppt "Realização: Juliana Vilas Boas Lélis Psicóloga Estagiárias de Psicologia 2008.1 GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS NASPEC- NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google