A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juliana Vilas Boas (Psicóloga responsável)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juliana Vilas Boas (Psicóloga responsável)"— Transcrição da apresentação:

1 Juliana Vilas Boas (Psicóloga responsável)
Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer - NASPEC GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS Serviço de Psicologia Juliana Vilas Boas (Psicóloga responsável) Estagiárias Músicos convidados

2 GRUPO DE MÚSICA

3 “A música é o remédio da alma!”
Platão

4 ¯ MUSICOTERAPIA ¯ “A musicoterapia consiste no uso da música e de seus elementos musicais - som, ritmo, melodia e harmonia para facilitar e promover comunicação, aprendizagem, movimentação, expressão, organização, com o fim de promover mudanças e satisfazer necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas” (Federação Mundial de Musicoterapia)

5 MUSICOTERAPIA A Musicoterapia fala sobre, reequilíbrio, alívio de tensões, cura...das dores físicas e a dor da alma! ¯ ¯ ¯ ¯ ¯ ¯ ¯ ¯ ¯ Um sistema bem organizado de Musicoterapia é baseado na influência de certos sons, ritmos e melodias sobre a mente e o comportamento do ser humano.

6 Músicas dançantes ( samba, salsa, Rock, forró) - que excitam, gera coragem, sensualidade e provocam alegria; Músicas românticas - que gera sentimentos profundos de amor; Músicas reflexivas - que produz sentimentos de contrição, de arrependimento, de compaixão e de tristeza. Geram estados mais profundos de recolhimento e de concentração.

7 ¯ Benefícios da Musicoterapia
¯Bem estar pessoal; ¯ Redução da Ansiedade; ¯ Redução de estresse; ¯ Auto-conhecimento; ¯ Estabilidade Emocional; ¯ Melhora na respiração; ¯ Melhora nos relacionamentos interpessoais; ¯ Melhor Controle do Tônus Postural e Muscular; ¯ Desenvolvimento Cognitivo; ¯ Relaxamento Emocional e Muscular; ¯ Desenvolvimento Social e Escolar; ¯ Aumento da Concentração; ¯ Possibilidade de Extravasão ¯ Melhora da auto estima

8 A Musicoterapia atua diretamente nas emoções, e não é um requisito necessário para o paciente, saber tocar, ou ter conhecimentos musicais. A pessoa apenas deve ter sensibilidade à música; afinal, poucas são as pessoas que não gostam ou não ouvem música.

9 ¯ MÚSICA E SENTIMENTOS ¯
¯ Uma música não é apenas transmissão de sons, mas também de sentimentos! ¯ A música que toca no mais íntimo das pessoas mostra sua relação com os sentimentos. A recordação de uma música nunca é a pura recordação de sons. Ela recorda momentos, lugares, acontecimentos, manifestando sentimentos.

10 ¯ MÚSICA E SENTIMENTOS ¯
¯A música, em sua totalidade, é som, reflexão e sentimento. Certamente, tanto de quem a produz quanto de quem a ouve. ¯ A música é uma rica totalidade. Algumas que agradam mais, despertam mais a reflexão e bons sentimentos, outras, nem tanto. Mas isto não anula o fato da música ser uma totalidade expressiva, significativa, uma das grandes invenções humanas, muitas vezes bem utilizada, embora não sempre!

11 "É com a música que faço minhas declarações de amor
"É com a música que faço minhas declarações de amor... é com a música que expresso meus sentimentos que não tenho coragem de dizer olhando nos olhos" Roberto Carlos

12 ¯ MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO!!!
PSICOLOGIA E MÚSICA ¯ A Teoria de Maslow (Teoria da motivação) diz que, todos temos necessidades que nos mobilizam a ir em busca de satisfação. Visto assim, a música é um dos mecanismos para atingir essa satisfação, porque a partir dela podemos falar e conhecer muito de nós mesmos! ¯ MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO!!!

13 As músicas da VIDA!!

14 E o que é a vida?? A vida é alegria e sofrimento
A vida é tristeza e lamento A vida é a dor e o sorriso A vida é lágrima e esperança A vida é o abraço e o aperto de mão A vida é amor, paixão, amizade, cumplicidade A vida é união, solidariedade A vida é surpresa e desilusão A vida é escolhas e incertezas A vida é o aqui e o agora A vida é o caminho que a gente mesmo faz E a vida também é uma certeza, que nada é pra sempre, nem mesmo a vida!

15 "O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos." ( Oliver Wendall Holmes )

16 Estamos sempre a procura de nós mesmos
Estamos sempre a procura de nós mesmos... E essa busca é o que nos motiva a continuar vivendo!!

17

18 No dia que eu saí de casa...

19 A Vida Do Povo do Sertão!!

20 “ Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje
“ Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje... Pois o amanhã não sabemos se vai chegar...”

21 O AMOR faz parte da vida!!

22 O amor é o sentimento que move o mundo!!

23 “ Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber... Que o pra sempre, sempre acaba...Mas nada vai conseguir mudar o que ficou...”

24 PERDAS… Alguém se contenta com o segundo, o terceiro ou o décimo lugar? Com a medalha de prata, de bronze, o prêmio de participação? Ou o “quase”...“Foi por pouco”... “por décimos, milésimos...” Não somos educados para lidar com a perda, mesmo que isso seja um dos fatos mais certos da vida...

25 "A morte é como um barco que se distancia no horizonte
"A morte é como um barco que se distancia no horizonte... Chega um momento em que desaparece. Mas o fato de não vê-lo, não significa que não exista."

26 Emoção

27 Tente outra vez! Estamos juntos!

28 O sorriso como estratégia de enfrentamento!!

29 “Tô Rindo a toa, não que a vida seja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar...!”

30 Tocando em frente...SEMPRE!

31 A Infância... E a Aquarela!

32 A fé move montanhas...

33 A música fala por nós e através de nós!

34 Dinâmica: “A música do meu coração para você...”

35 É PRECISO SABER VIVER Roberto Carlos Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver Toda pedra no caminho Você deve retirar Numa flor que tem espinhos Você pode se arranhar Se o bem e o mal existem Você pode escolher É preciso saber viver É preciso saber viver É preciso saber viver É preciso saber viver Saber viver

36 “ E que seja perdido o único dia em que não se cantou!” Obrigado!!


Carregar ppt "Juliana Vilas Boas (Psicóloga responsável)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google