A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Aíla Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Aíla Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Aíla Rodrigues
Literatura Professora: Aíla Rodrigues

2 Manifestações artísticas: Dança Escultura Fotografia Música Pintura
Arte Manifestações artísticas: Dança Escultura Fotografia Música Pintura

3 A arte literária tem a palavra como matéria-prima específica
A arte literária tem a palavra como matéria-prima específica. No texto literário a intenção do autor está centrada na própria elaboração do texto, selecionando e combinando as palavras de modo especial.Linguagem conotativa.

4 Linguagem literária Três aspectos significativos:
Imaginativo: refere-se às figuras de linguagem que se fundamentam em relações de comparação e de contiguidade(proximidade). Exemplo: O amor é como uma velha canção. Comparação (associação explicitada pela conjunção como). O amor é uma velha canção. Metáfora (associação implícita).

5 As relações de contiguidade implicam a exitência da figura de linguagem denominada metonímia quando há uso de causa pelo efeito. Exemplo: Respeite os meus cabelos brancos.

6 Afetivo: afetividade presente na escrita literária, é identificada por meio dos sentimentos, da força expressiva dos diminutivos e a aumentativos. Conceitual: refere-se à metalinguagem do próprio texto, isto é, aos pensamentos filosóficos do artista e a sua ideologia sobre a arte que produz.

7 O valor e a função da literatura
A literatura tem a capacidade de atender a necessidade humana de ficção e fantasia. A literatura tem natureza essencialmente formativa, que afeta o consciente e o inconsciente dos leitores. A literatura busca oferecer ao leitor um conhecimento profundo do mundo e da realidade.

8 Características do texto literário
Ficcionalidade Verossimilhança Subjetividade Plurissignificação Conotação Ludicidade Evasão

9 Capítulo 2 A literatura quanto à sua forma, manifesta-se em prosa ou verso. Gêneros literários Lírico Linguagem emotiva, o eu lírico dá-nos ciência do mundo interior desse “eu” e dos seus sentimentos. As poesias líricas recebem uma nomenclatura de acordo com o conteúdo ou a temática.

10 Ode e hino: os dois nomes vem da Grécia e significam canto.
Elegia: é o poema de um “canto lírico de tom triste. Idílio e écloga: poemas que exaltam a vida no campo Epitalâmio: Poema feito em homenagem à realização de núpcias.

11 Sátira : poema que se propõe a corrigir os defeitos humanos.
Acróstico: poema no qual as primeiras letras de cada verso formam, na vertical, um nome ou uma pequena frase.

12 Gênero Épico A epopeia é narrativa longa, em forma de poema, que apresenta acontecimentos em que misturam fatos reais, lendas, mitos, heróis e deuses sob uma atmosfera maravilhosa, na qual é comum a intervenção do sobrenatural e a explicação do inexplicável.

13 Exemplos de poemas épicos:
Os lusíadas de Camões Ilíada e Odisseia de Homero

14 Gênero Dramático Criado para a representação, por isso os gregos ligavam-se a duas palavras: dramas(ação) e teatro(lugar onde se assiste a um espetáculo. Esse gênero apresenta as modalidades: Tragédia: a ruína do mundo de um homem, que provoquem horror e compaixão.

15 Comédia: é por meio do riso que se criticam os costumes.
Farsa: com o uso de poucos personagens, apela para caricatura e exageros. Auto: uma peça de conteúdo religioso ou profano.

16 Capítulo 3 Gêneros literários modernos prosa e poesia
A poesia é uma das sete artes tradicionais, por meio da qual a linguagem é utilizada com finalidade estética. Versificação Compor versos, organizado em versos e estrofe do poema como umtodo.

17 Bases da poesia Conteúdo Forma: rima Métrica: ritmo

18 Estudo da prosa Texto organizado em linha direta e em parágrafos.
A prosa se divide em cinco tipos: Narrativa Argumentativa Dramática Informativa Contemplativa

19 A narrativa se divide em:
Conto Crônica Romance Elementos da narrativa: Foco narrativo, tempo, espaço e personagens.


Carregar ppt "Professora: Aíla Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google