A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I. TÓPICO 2 Do século V a.C. a XV d.C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I. TÓPICO 2 Do século V a.C. a XV d.C."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I

2 TÓPICO 2 Do século V a.C. a XV d.C.

3 TÓPICO 2 ATIVIDADE INTRODUTÓRIA + ATIVIDADE 3 + FORUM COMPLEMENTAR

4 TÓPICO 2 ATIVIDADE INTRODUTÓRIA: Vamos embarcar para a Grécia? Então, assista a alguns vídeos sobre o assunto e mergulhe de cabeça no contexto grego.

5 ATIVIDADE 3 + FORUM Prazo de postagem: 14/10/2010 às 23h55min

6 ATIVIDADE 3 + FORUM Literatura grega + Dante Alighieri

7 ATIVIDADE 3 OBS: atividade obrigatória que, em conjunto com as demais atividades obrigatórias, comporá 30% da nota da disciplina.

8 ATIVIDADE 3 Esta atividade objetiva: Inserir o aluno dentro do contexto histórico/literário/cultural dos textos produzidos entre o século V a.C. a XV d. C.;

9 ATIVIDADE 3 Incentivar os alunos a refletir sobre o contexto histórico através de uma atividade integradora onde música, poesia e prosa se mesclam com o objetivo de evocar uma emoção do leitor;

10 ATIVIDADE 3 Produzir um texto escrito com base na integração de imagem, som e palavras.

11 ATIVIDADE 3 Esta atividade está dividida em três partes: Parte 1 1- assista a uma apresentação de André Rieu baseada na obra Carmina Burana para se inserir no contexto do trabalho que segue.

12 ATIVIDADE 3 Parte 2 2. Leia os capítulos V e VI da Arte Poética, onde Aristóteles caracteriza a comédia e a tragédia.

13 ATIVIDADE 3 3. leia a coletânea de poemas dos Carmina Burana indicada e selecione dois deles que tenham uma intenção trágica e dois deles com uma intenção cômica.

14 ATIVIDADE 3 4. Ouça a cantata composta por Carl Orff com base nos Carmina Burana para ajudá-lo a identificar a intenção dos poemas.

15 ATIVIDADE 3 5. Escreva então um texto entre 700 a 800 palavras sintetizando a caracterização aristotélica de tragédia e de comédia e justificando sua seleção com base nessa síntese.

16 ATIVIDADE 3 6. Você deve salientar características de cada gênero na sua análise e mencionar onde elas se revelam no texto escolhido (selecionar partes do texto para exemplificar).

17 ATIVIDADE 3 7. Utilize uma linguagem formal para a produção de seu texto, pois na avaliação serão considerados não somente o conteúdo, mas também a forma de expressão escrita.

18 ATIVIDADE 3 – parte 3 8. Cite outras obras da Literatura Ocidental como sendo pertencente aos mesmos gêneros literários (tragédia e comédia) da obra acima referida.

19 ATIVIDADE 3 9. Você poderá pesquisar um pouco mais sobre este assunto no nosso material, capítulo 2, disponibilizado em versão pdf no ambiente.

20 FORUM COMPLEMENTAR Vamos fazer uma viagem ao inferno do escritor italiano Dante Alighieri.

21 FORUM COMPLEMENTAR Leia o Canto I da primeira parte da obra A Divina Comédia (Texto A), intitulada Inferno, e compare com sua respectiva versão em prosa (Texto B). (Texto A)(Texto B)

22 FORUM COMPLEMENTAR Para estimular uma pouco mais a discussão sobre o assunto, propomos que você leia o Capítulo 2 do nosso material disponibilizado no ambiente.Capítulo 2

23 FORUM COMPLEMENTAR Que atributos da obra de Dante presentes no Canto I do Inferno fizeram com que essa obra ganhasse lugar no cânone ocidental? Inclua a análise dos seguintes aspectos:

24 FORUM COMPLEMENTAR Apresentação das características dos gêneros narrativo, poético e dramático no texto;

25 FORUM COMPLEMENTAR Apreciação pessoal sobre a leitura dos textos (o texto original de Dante e os textos complementares) justificando sua resposta.

26 BOM TRABALHO!


Carregar ppt "DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I. TÓPICO 2 Do século V a.C. a XV d.C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google