A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos

2 Arte literária

3 Pintura Pintura

4 Escultura

5 Música

6 Teatro

7 Arquitetura

8 Literatura

9 Rogel Samuel A arte não se pode identificar com um utensílio. A arte é gratuita, isto é, sua finalidade é quase a própria arte. A arte não deve ter finalidade, porque ela é uma finalidade em si mesma. É pois uma atividade lúdica, isto é, não tem finalidade fora de si mesma.

10 Características do artista * preocupação com o objeto de arte; *produção de emoção; *transformação de realidade; *reflexão de seu tempo e condição. O quadro registra magistralmente a visão que Picasso tinha da pintura como uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.

11 O uso particular que um escritor ou poeta faz dos elementos distinguem uma estética define o estilo individual de um autor, sempre marcado pelo olhar específico que dirige aos temas característicos de um Período e pelo uso singular que faz dos recursos de linguagem associados a uma determinada estética literária

12 Estética *Beleza sensível; *varia conforme a época; *influenciada pela prática social. O mesmo tema: diferentes olhares, diferentes linguagens O estudo de textos literários – e de obras de arte em geral – não apenas revela diferentes concepções de mundo, mas também permite indagar como elas foram construídas,

13 o que sugere sobre as pessoas que viveram em outras sociedades, em outras épocas. Sua leitura transforma, porque, ao olhar para o passado, modificamos o modo como vemos o presente e como construímos o futuro.

14 Literatura *Arte da palavra *Intensidade significativa *Possibilidade de significação *Reflexão da realidade *Expressividade

15 Conceitos literários

16 Os gregos e a Literatura *Função hedonística: proporcionar prazer; *Função catártica: efeito de alívio das tensões; *Mímese: imitação da realidade. Aristóteles

17 Linguagem Literária *Diferente de um texto comum; *Pode distanciar-se dos sentidos imediatos das palavras; *Finalidade não-informativa; *Construção de significados; *Corresponde aos desejos do artista.

18 Ezra Pound A Literatura não existe no vácuo. Os escritores, como tais, têm uma função social definida, exatamente proporcional à sua competência como escritores. Essa é sua principal utilidade

19 Arte e sociedade *Reflete o pensamento da sociedade; *Representação da ideologia social; *Retrato da cultura da sociedade;

20 Estilo de época *Conjunto de característica de um tempo refletido na arte; *Ideologia e comportamento; *Retrato social.

21 Constatação de traços comuns na produção de uma mesma época identifica um estilo de época. O estudo da literatura depende do reconhecimento dos padrões e das semelhanças que constituem em estilo de época.

22 Elementos de análise literária *Momento histórico *Padrão estético; *Estilo individual; Realismo - A intertextualidade e a metalinguagem marcam o estilo de Machado. O uso da linguagem poética, do jogo proposital de ambiguidades, da recuperação de lugares comuns e do microrrealismo psicológico também são características fundamentais da obra machadiana.

23 Funções da literatura *Estética (arte pela arte) *Social *Catártica *Lúdica *Didática

24 Atividade complementar Entregar em folha individual Identificação do aluno, professora e escola. Data: 03/09/2012 Observe atentamente os três quadro reproduzido abaixo.

25 Maler,Hans. Rainha Anneda Hungria e Boêmia,c

26 Óleo sobre o painel. Toulouse-Lautrec, Henride. A riva de blusa branca, 1889.

27 Óleo sobre a tela. Dali,Salvador. Galateiade esferas,1952.

28 a) Compare as mulheres retratadas nos dois primeiros quadros.Que elementos as diferenciam do ponto de vista da representação de cada uma? b) A observação do terceiro quadro revela uma grande diferença entre a mulher nele retratada a as duas primeiras. Que diferença é essa? c) Observamos em sequência, os três quadros ilustram um processo que torna a imagem da mulher cada vez mais indefinida. Explique.

29 Assista este vídeo abaixo.

30 Referências Blibiográficas: Abaurre, Maria LuizaM. Português: Contexto, Interlocução e Sentido. Editora Moderna. Sâo Paulo, Páginas 56 a 72. Aula virtual Professor Walace. Video Professor Dimitri Sarmento


Carregar ppt "E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google