A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com."— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com a sua visão da realidade e o público a que se destinam. Lírico: sentimental, poético. Épico: narrativo. Dramático: teatro.

2 GÊNERO LÍRICO Olhai! O sol descamba...A tarde harmoniosa
Envolve luminosa a Grécia em frouxo véu, Na estrada ao som da vaga, ao suspirar do vento, De um marco poeirento um velho então se ergueu.

3 GÊNERO NARRATIVO O Gênero narrativo inclui:
Romance: narrativa longa, enredo complexo.Ex: Dom Casmurro, de Machado de Assis. Novela: condensação de elementos que formam o romance: diálogos breves, enredo sem complexidade. Conto: é breve, narrativa centrada em um episódio da vida, poucas personagens. Crônica: trata de fatos do dia-a-dia, sua ação é rápida e sintética.

4 GÊNERO ÉPICO O Gênero épico também conhecido com
epopéia, indica uma grande narrativa em forma de versos de um grande fato grandioso da história de uma povo. Ex: Ilíada, que narra a guerra entre a Grécia e Tróia. Odisséia, que narra as aventura de Ulisses. Os Lusíadas,de Camões,que narra os feitos heróicos dos portugueses.

5 GÊNERO DRAMÁTICO Tragédia: fato trágico que provoca reação
de medo ou compaixão. Ex. “Édipo Rei”, de Sófocles. Comédia: satirizaçãodos costumes sociais. Ex. “O Rei da Vela”, de Oswald deAndrade Drama: envolve a tragédia e a comédia. Ex. “Eles não usam black-tie”, de G. Guarnieri.. Auto: peça breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente.


Carregar ppt "GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google