A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício de produção textual O texto descritivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício de produção textual O texto descritivo."— Transcrição da apresentação:

1 Exercício de produção textual O texto descritivo

2 Descrição objetiva Pautada pela racionalidade. Predomina a linguagem referencial ou informativa: o texto é claro, preciso, objetivo. Tem por objetivo passar a informação de maneira clara, precisa e livre de ambiguidades.

3 Descrição subjetiva É guiada pelo ponto de vista subjetivo do emissor. Marcada pela afetividade, pelas emoções. Predomina a linguagem emotiva (presença do emissor no texto – uso da primeira pessoa). Predomina a linguagem poética (conotativa, ambígua, figuras de linguagem, polissemia).

4 Descrição dinâmica Descreve o movimento dos seres e dos objetos.

5 Descrição estática Não há movimento na cena.

6 Manuel Bandeira Por um lado te vejo como um seio murcho Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende ainda o cordão [placentário És vermelha como o amor divino Dentro de ti em pequenas pevides Palpita a vida prodigiosa Infinitamente E quedas tão simples Ao lado de um talher Num quarto pobre de hotel.

7

8

9 Um hemisfério numa cabeleria Charles Baudelaire Deixa-me respirar longamente, longamente, o cheiro dos teus cabelos, mergulhar neles todo o meu rosto, como um homem sedento na água de uma fonte, e agitá-los com a mão como um lenço perfumado, para sacudir recordações pelo ar. Se pudesses imaginar tudo o que vejo! Tudo o que sinto! Tudo o que ouço nos teus cabelos! Minha alma viaja no perfume como a alma dos outros homens viaja na música. Teus cabelos encerram todo um sonho, povoado de velas e de mastros; encerram grandes mares, cujas monções me conduzem a maravilhosos climas, onde o espaço é mais azul e mais profundo, onde a atmosfera se impregna do perfume dos frutos, das folhas e da pele humana.

10 No oceano de tua cabeleira entrevejo um porto formigante de canções melancólicas, de homens vigorosos de todas as nações, e de navios de todas as formas, cujas arquiteturas finas e complicadas se recortam num céu imenso onde se espreguiça o eterno calor. Nas carícias de tua cabeleira reencontro os langores das longas horas passadas sobre um divã, no camarote de um belo navio, acalentadas pelo imperceptível balouçar do porto, entre as jarras de flores e as bilhas refrigerantes. Na lareira ardente de tua cabeleira respiro o odor do fumo de mistura com o ópio e o açúcar; na noite da tua cabeleira vejo resplandecer o infinito do azul tropical; nas margens penugentas da tua cabeleira embriago-me com os aromas combinados do alcatrão, do almíscar e do óleo de coco. Deixa-me morder longamente as tuas negras e pesadas tranças. Quando me ponho a mordiscar os teus cabelos elásticos e rebeldes, parece-me que estou comendo recordações.

11 Exercício: em duplas Escolher um colega da classe, ou professor, e descrevê-lo utilizando: Comparações com bichos, animas e plantas; Metáforas.


Carregar ppt "Exercício de produção textual O texto descritivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google