A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Slides A vanguarda e os novos conceitos de arte O início do século XX Musas inquietantes, de Giorgio De Chirico, 1924. A pintura metafísica criada entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Slides A vanguarda e os novos conceitos de arte O início do século XX Musas inquietantes, de Giorgio De Chirico, 1924. A pintura metafísica criada entre."— Transcrição da apresentação:

1 Slides A vanguarda e os novos conceitos de arte O início do século XX Musas inquietantes, de Giorgio De Chirico, A pintura metafísica criada entre 1910 e 1915, por Giorgio de Chirico, em Paris, foi uma reação ao dinamismo do Futurismo. Óleo sobre tela, 65 x 50 cm. Fundação Giorgio e Isa de Chirico, Roma

2 SURREALISMO Movimento estético que representa a realidade de maneira fantasiosa PRINCIPAIS MOVIMENTOS -Dadaísmo; -Surrealismo. PRINCIPAIS ARTISTAS -André Breton (escritor e poeta); -Salvador Dalí; -Joan Miró; -Marc Chagall.

3 DADAÍSMO -Durante a 1ª. Guerra Mundial artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, contrários ao envolvimento de seus países no conflito, exilaram-se em Zurique – Suíça; -Fundaram um movimento literário que expressava suas decepções com o fracasso das ciências, da religião e da filosofia existentes; -Esse movimento foi denominado Dadá.; -Freud chamava a atenção que muitos atos praticados pelos homens são automáticos e independentes de um encadeamento de razões lógicas; -Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e sugeria que ela fosse apenas o resultado do automatismo psíquico; -Na França surge o SURREALISMO.

4 Breton fez uma opção pela arte revolucionária, influenciado pelo marxismo. Muitos dos seguidores do movimento não admitiam o engajamento da arte, criando assim uma divisão entre os surrealistas comunistas e os não comunistas O Surrealismo nasceu de um desejo de ação positiva de começar a reconstruir a partir das ruínas do Dadá. [...] André Breton foi o precursor dessa vanguarda, assinando um manifesto em SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se pretende exprimir, quer verbalmente, quer por escrito, quer por qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de qualquer controle exercido pela razão, fora de qualquer preocupação estética ou moral. BRETON, André. In CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, Salvador Dali foi o mais extravagante dos surrealistas. Seus temas têm forte influência de Freud. Sexo, angústia, medo, frustrações, traumas, tempo e memória, sono e sonho. A vanguarda e os novos conceitos de arte Staatsgalerie Stuttgart, Estugarda "O Momento Sublime", (1938). Óleo sobre tela, 38 x 47 cm, de Salvador Dalí. Estugarda, Staatsgalerie Stuttgart.(c) foto de Robert Descharnes. In. Salvador DalÌ / por Robert Descharnes e Gilles NÈret. - Koln: Taschen, 1998, pg.115. O Surrealismo

5 SURREALISMO -O poeta e escritor André Breton liderou a criação deste movimento; -Para os surrealistas a obra de arte não é o resultado de manifestações racionais e lógicas do consciente e sim, das manifestações absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações que produzem as criações artísticas mais interessantes.

6 Salvador Dalí - Catalão – Espanha - ( ) -Salvador Dalí é o artista mais conhecido; -Segundo ele, ao pintar é preciso desacreditar da realidade tal qual a percebemos; -Algumas obras: A persistência da memória, Casal com as cabeças cheias de nuvem; Descoberta da América por Colombo; FRASES: … Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade. Comece desenhando e pintando com os antigos mestres; depois faça como quiser, será sempre respeitado.

7 A persistência da memória, Salvador Dalí, 1931, óleo sobre tela, 24x33cm,Museu de NY - EUA

8 MADONA, Salvador Dalí

9 RELEITURAS Valdir Rodrigo Tristão e Isolda - Releitura sobre Salvador Dalí

10 MARC CHAGAL Saint-Paul-de-Vence, França -Negava a necessidade de a arte representar a realidade; -Mais figurativo e menos abstrato; -Algumas obras: Passeio, Eu e a princesa, O violinista verde... -Marc Chagall trabalhou intensamente para integrar seu mundo de fantasias na linguagem moderna, derivada do fauvismo e do cubismo; -Obras importantes desse período são "Moi et le village" (1911; "Eu e a aldeia"), "L'Autoportrait aux sept doigts" (1911; "Auto-retrato com sete dedos"), "La Femme enceinte" ( ; "Mulher grávida"), "Le Soldat boit" (1912; "O soldado bebe"); -Em 1927 ilustrou também as Fábulas de La Fontaine (cem gravuras publicadas em 1952). São dessa fase suas primeiras paisagens, bem como quadros que renovaram o tema lírico das flores; -Reconhecido como um dos maiores pintores do Século 20, Marc Chagall morreu em Saint-Paul de Vence, no sul da França, em 28 de março de 1985.

11 Crucificação, Marc Chagall, 260x300cm,

12 Marc Chagall - Passeio Óleo sobre tela, 1.70x1.63m - Museu Estatal Russo-Brasil Connects

13 Solitude – Marc Chagall, 300x225 cm

14 JOAN MIRÓ Barceolona -Negava a necessidade de a arte representar a realidade; -Mais abstrato e menos figurativo; -Trabalha muitas vezes somente com linhas e cores, limitando-se a apresentar ao observador uma composição bastante livre; -Em sua pintura e desenhos, tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental; -Algumas obras: Nord-Sud, 1917; Retrato de bailarina espanhola, 1921; O Carnaval de Arlequim, 1924; Interior holandês, 1928; Caracol, mulher, flor e estrela, 1934; Mulher e pássaros ao amanhecer; Una estrela acaricia o sonho de uma negra, 1938; Azul, 1961; Personagem diante do Sol, 1968; A esperança do condenado a morte, 1974.

15

16


Carregar ppt "Slides A vanguarda e os novos conceitos de arte O início do século XX Musas inquietantes, de Giorgio De Chirico, 1924. A pintura metafísica criada entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google