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Arte e representação.

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Apresentação em tema: "Arte e representação."— Transcrição da apresentação:

1 Arte e representação

2 O que distingue realidade e ficção?

3 REALIDADE Tudo o que existe no mundo, conhecido;
Tudo que identificamos como concreto e verdadeiro; Tudo que é factual.

4 FICÇÃO Relaciona-se à criação. À invenção, à fantasia, ao imaginário;
Promove a construção ou a representação de uma realidade, com um objetivo específico de:

5 Promover a reflexão; Encantar; Criticar; Divertir, etc. Os mundos ficcionais podem corresponder à realidade ou propor novas realidades imaginadas.

6 Representação da realidade
Toda obra de ARTE é uma Representação da realidade

7 Durante muito tempo a arte foi entendida como:
O que é arte afinal? Durante muito tempo a arte foi entendida como: REPRESENTAÇÃO DO BELO

8 O que é belo? Na antiguidade estava relacionado ao conceito de harmonia, proporção entre formas – Ideal de beleza grego – SER HUMANO – modelo de perfeição; Século XIX – romantismo – sentimento e a imaginação eram os princípios de criação artística – BELO desvinculado da harmonia das formas.

9 Passa a expressar também:
Século XX em diante – diferentes formas de conceber o modo de fazer artístico Deixa de ser representação do belo Passa a expressar também:

10 O movimento; A luz ou a interpretação geométrica das formas existentes; Poder de recriá-las; Em alguns casos representa o inconsciente do ser humano.

11 Recriação de uma linguagem
A ARTE passa a ser entendida como permanente Recriação de uma linguagem Meio de provocar a reflexão no observador sobre o lugar da própria arte na sociedade de consumo.

12 PROVOCAÇÃO; ESPAÇO DE REFLEXÃO E INTERPRETAÇÃO; REFLEXO DO ARTISTA; EXPRESSÃO DE UMA ÉPOCA E CULTURA.

13 Literatura oral e escrita;
Várias formas de artes Pintura; Escultura; Música; Fotografia; Arquitetura; Dança; Cinema; Literatura oral e escrita; Teatro e outras.

14 Agente da produção artística
Os contextos de produção de uma obra dão pistas sobre o seus significados e sobre as intenções do seu autor. Se a arte revela uma maneira de ver o mundo cada artista revela seu olhar sobre a realidade de seu tempo.

15 Portanto toda OBRA DE ARTE interage com o PÚBLICO
Participa das escolhas que o artista faz; Ao estabelecer o diálogo com a obra, participa da sua construção e do sentido que ela pode exprimir.

16 A ARTE se manifesta através de determinada LINGUAGEM que se desenvolve em uma ESTRUTURA e circula em determinado MEIO.

17 Os agentes que contribuíram parra sua criação
Exemplo: um filme produzido para TV é diferente do produzido para o cinema. RESUMINDO Os agentes que contribuíram parra sua criação ARTISTA; CONTEXTO; PÚBLICO; LINGUAGEM; ESTRUTURA; MODO DE CIRCULAÇÃO.

18 Mona Lisa - Leonardo da Vinci

19 Mona Lisa - Marcel Duchamp

20 Mona Lisa - Basquiat 1983

21 Literatura = Arte Tradição e ruptura Estranhamento
O que antecede como afirmação do status quo; Provoca um questionamento; Ruptura – nova forma de dizer o antigo dentro de um mesmo gênero; Contexto histórico. Condição da arte contemporânea; Transformar ideias preconcebidas sobre o mundo; A literatura seria conhecer o mundo como sensação, visão e não como reconhecimento

22 Para entender literatura é necessário:

23 Interpretar a obra literária inserida em um contexto, (quem escreve, sobre o que escreve e em que momento);

24 Reconhecer o mundo ficcional que foi criado;

25 Observar a estrutura do texto;

26 Identificar o gênero e como se constrói o texto: narrador e eu lírico;

27 Identificar os jogos temporais, as descrições e a voz do personagem;

28 Reconhecer a liberdade do autor no emprego da linguagem e a liberdade do leitor quanto a interpretação;

29 Estabelecer a ligação da literatura com as outras artes.

30 Para aprofundar os níveis de interação entre os textos

31 Os aspectos que caracterizam os gêneros
Entender Os aspectos que caracterizam os gêneros

32 GÊNERO DRAMÁTICO Escrito parta se tornar espetáculo;
A figura do narrador não é importante; A ação se desenvolve a partir de diálogos; Elaborado para circular com a presença de público;

33 Pressupõe personagens; Um tempo e um espaço determinados;
DRAMA AÇÃO Pressupõe personagens; Um tempo e um espaço determinados; Representação das práticas sociais; Apresenta dois textos: a fala dos personagens e as suas sensações;

34 GÊNERO NARRATIVO Narrativas predominantes na atualidade: romance; crônica e o conto; Objetivo de apresentar/representa a vida comum;

35 Aspectos que constituem o gênero
Enredo - o desenrolar dos acontecimentos, revelado pela estrutura narrativa, envolvendo um conflito; Personagens - protagonistas/antagonistas. Idealizados (heróis) ou perto do real; Ambiente – cenário Tempo – definido pelo narrador

36 GÊNERO LÍRICO Subjetivo. Centrado no mundo interior do poeta;
Predomínio da emoção.

37 Características perceptíveis aos sentidos
Musicalidade; Espaço que ocupa na página; Uso de figuras de linguagem e o sentido conotativo da palavra; Maior ou menor liberdade na construção do texto;

38 Intertextualidade Relação entre textos diferentes;
Reconhecer que todo texto é um mosaico de citações; Renova um diálogo que já existe; Acontece na produção e recepção do texto;

39 Referência Bibliográfica
FILIPOUSKI, Ana Mariza e MARCHI, Diana Maria. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Edelbra, 2009, p Sobre Leonardo Sobre Marcel Duchamp Sobre Jean-Michel Basquiat:


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