Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GT 7 -Língua Portuguesa na África
2
O que é Língua? Língua é um instrumento de comunicação, um sistema de palavras, expressões e signos vocais específicos usados por um povo, ou por uma nação. É a forma humana e social de comunicar ideias através de um todo organizado de diferenças.
3
A língua de uma região depende muito da cultura do próprio local, e por isso existem diversos dialetos, além da língua oficial. A língua de cada povo ganha cada vez mais força, à medida que a população cresce e que são criados novos vocábulos.
4
Sotaque: é uma pronúncia diferente causada pelo regionalismo.
Dialeto: é um idioma que não tem relevância literária ou um idioma que não é reconhecido pelo Estado como tal. Idioma: conjunto de línguas e dialetos que compõe uma nação.
5
Principais diferenças entre a linguagem oral e escrita
Na linguagem escrita há sempre uma preocupação com a excelência no conteúdo, já a linguagem oral, não o privilegia tanto. Na linguagem oral, é necessário contato direto entre as partes, já na escrita, as partes estão distantes fisicamente.
6
Países Africanos que falam a rrrrrrlíngua Portuguesa
7
O português no mundo Países lusófonos: são os países que falam o português. O português, oitava língua mais falada do planeta, é a língua oficial em oito países e destes seis são africanos. Os países africanos lusófonos são: Angola (10 milhões de habitantes) Moçambique (15,3 milhões) Cabo Verde (346 mil) São Tome e Príncipe (126 mil) Guiné Bissal (1 milhão) Guiné Equatorial (101,2 mil)
8
Angola Em 1983, 60% dos moradores declararam que o português era sua língua materna. Há também dialetos como o quicongo, o quimbundo, o umbundu, o chocue, o mbundo (ou ovimbundo) e o oxikuanyama.
9
Moçambique O português é a língua oficial falada por 25% da população, mas apenas 1,2% a consideram como língua materna. A maioria da população fala línguas do grupo banto.
10
Guiné-Bissau Em 1983, 44% da população falavam crioulos de base portuguesa, 11% falavam o português e o restante, inúmeras línguas africanas. Crioulo: Dialeto próprio de países que depois adotaram outras línguas européias.
11
Guiné Equatorial A Guiné Equatorial adotou o português como língua oficial em 2007. Houve aparição de crioulos de base portuguesa. Em Ano Bom, uma ilha da Guiné Equatorial, fala-se o ano-bonense, bastante similar ao são-tomense.
12
Cabo Verde Falam-se crioulos que mesclam o português, arcaico a línguas africanas. Os crioulos dividem-se em dois grandes grupos: os das ilhas de Barlavento, ao norte, e os das ilhas de Sotavento, ao sul.
13
São Tomé e Príncipe Em São Tomé fala-se o forro e o moncó (línguas locais), além do português. Guarda muitos traços do português arcaico na pronúncia, no léxico e até na construção sintática.
14
Colonização Portuguesa na África
Portugal precisava atravessar a África para chegar até a Índia.Pelo caminho, estabelecia feitorias ao longo do litoral. A partir do século XIX, a Revolução Industrial apresentava-se em pleno desenvolvimento, então fazia-se necessária a exploração cada vez maior de matéria-prima, encontrou-se assim a África como a principal solução estratégica, e iniciou-se a colonização efetiva.
16
Acordo ortográfico . Um acordo ortográfico serve para uniformizar a língua escrita , as variações lingüísticas podem ser um empecilho par sua consolidação Em 1986 um encontro foi realizado no Rio de Janeiro com os representantes dos países lusófonos para o estabelecimento de um novo acordo ortográfico. Conferência de 2002
17
Academia Brasileira de Letras
Academia das Ciências de Lisboa Em outubro de 1990 , em Lisboa este acordo foi criado , e ficou delegado a criação de um vocabulário comum da língua portuguesa .
18
Bibliografia e Webgrafia
BOLIGIAN, Levon MARTINEZ, Rogério. GARCIA, Vanessa. ALVES, Andressa. GEOGRAFIA ESPAÇO E VIVÊNCIA, São Paulo 2001, 1° edição, editora ATUAL, pág. 116 e 117. - Acesso: Em 29 de março de 2010.
19
pt.wikipedia.org/wiki/Língua_portuguesa. Acessos: Em 25 de março de 2010. opatifundio.com revistaescola.abril.com.br Acessos: Em 30 de março de 2010.
20
PHILLIPSON, Olly GUERRA, Antônio José HASENACK, Heinrich SCORTEGAGNA, Adalberto ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL, Brasília 2004, 1° edição, editora FUNDAMENTO, Pág YOUSSEF, Antônio Nicolau ASSIS, Célia BARRETO, Maurício MARTINELLI, Marcelo PALARETI, Otacílio ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR, São Paulo 2008, 1° edição, editora IBEP, pág
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.