A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Latina Professora Rosaine Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Latina Professora Rosaine Lima"— Transcrição da apresentação:

1 América Latina Professora Rosaine Lima

2 Continente americano: aspecto físico ou geológico

3 Continente americano

4 O que é América Latina? É o nome que recebe a parte do continente americano que se estende do México (América do Norte) à Argentina e Chile (América do Sul). São todos os países da América, exceto Canadá e Estados Unidos. São todos países subdesenvolvidos que tiveram um passados colonial de exploração e apresentam sérias distorções econômicas, políticas e sociais. São países onde as diferenças entre ricos e pobres são gigantescas, se comparadas aos EUA e Canadá (nações desenvolvidas).

5 América Central: Possessões do Reino Unido: Anguila, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montsserat. Possessões da Holanda: Antilhas Holandesas e Aruba Possessões Francesas: Guadalupe e Martinica Possessão dos Estados Unidos: Ilhas Virgens Americanas América dos Sul : Guiana Francesa e Ilhas Malvinas

6 POSSESSÃO É UM TERRITÓRIO DOMINADO POR OUTRO PAÍS.
EXEMPLO: A GUIANA FRANCESA PERTENCE A FRANÇA, SENDO UM TERRITÓRIO ULTRAMARINO FRANCÊS. POR PERTENCER A FRANÇA, A GUIANA FRANCESA TEM RELAÇÕES COMERCIAIS DIRETAS COM A UNIÃO EUROPEIA, SENDO O ÚNICO MEMBRO INTEGRANTE NO CONTINENTE AMERICANO.

7 COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO. - COLONIZADA PRINCIPALMENTE POR PORTUGUESES E ESPANHÓIS, além de holandeses, franceses e ingleses.

8 Europeus dominam a América

9 Algumas características específicas da formação da América Latina.
Entrada de negros africanos como escravos. Produção voltada para abastecer as metrópoles. Predomínio dos latifúndios – grandes áreas agrícolas. Genocídio do nativo. Total de pendência da metrópole. Exploração de todos os recursos existentes na terra pelas metrópoles. Economia interna assentada no setor primário simples: agricultura e extrativismo.

10 Continuando ... Economia interna assentada no setor primário simples: agricultura e extrativismo. Ausência de produtos manufaturados (obrigatoriedade e necessidade de importar das metrópoles). Independência formal tardia.

11 As bases co colonialismo

12 Diferenças sociais: um marco da América Latina

13 Subdesenvolvimento Quadro atual da América Latina:
Dependência tecnológica, financeira, econômica – continuação/herança dos traços coloniais; Países subordinados aos interesses das grandes potências; Mão de obra mal remunerada; Consumo muito inferior ao das nações desenvolvidas; Fraca industrialização, com exceção do Brasil México e Argentina; Baixo IDH; Baixas taxas de escolaridade;

14 Continuando... Produção voltada para abastecer os mercados externos;
Fome; Desigualdades sociais crônicas; Analfabetismo e baixa taxa de escolaridade; Baixa esperança de vida; criminalidade; Elevadas taxas de mortalidade infantil; Carência de moradia, emprego, saneamento, hospitais, transportes, segurança ...; tráfico de drogas; Elevadas dívidas externas; Presença de governos autoritários e presença de populismo. Ex. Lula.

15 Relação Estados Unidos e América Latina: domínio e exploração.


Carregar ppt "América Latina Professora Rosaine Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google