A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA ANDINA E GUIANAS"— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
Slides América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas Portal SER

2 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos pela cordilheira dos Andes. População formada por miscigenação entre europeus (espanhóis) e ameríndios. A civilização Inca viveu nesta região (Peru, Chile, Equador, e Bolívia) atingindo grande desenvolvimento tecnológico. Nos aspectos físicos, divide-se em três paisagens: montanhosa (Cordilheira dos Andes, altas altitude e temperatura baixas), litorânea, áreas florestais (floresta Amazônica). Maioria da população concentra-se na faixa litorânea, com exceção da Bolívia que não é banhado pelo mar. Fonte: Sistema de Ensino Ser, geografia, América Latina, p.30

3 Países: Venezuela Renda per capita elevada comparada à América do Sul. Economia baseia-se na extração e exportação do petróleo. Na política, até o fim da década de 1980, prevaleceram governos eleitos pelo povo. Em 1999 chegou ao poder Hugo Chávez, general eleito com apoio popular, mas com atitudes autoritárias limitando o poder do Congresso e do judiciário. Atualmente, Hugo Chávez adota uma política marcada por atitudes polêmicas como a defesa da plantação de coca. Em 2006, tornou-se integrante do Mercosul. Bolívia País com a menor renda da América Andina. Economia: Mineração (estanho, petróleo e gás natural), agropecuária. Segundo maior produtor e exportador mundial de cocaína e maconha, os recursos financeiros movimentados pelo tráfico e comércio ilegal de drogas. Política: Golpes de Estado foram muito frequentes no passado. Atualmente, o país é governado por presidentes eleitos democraticamente.

4 Peru País tipicamente andino, a população constituída de mestiços e indígenas. População concentrada nos centros urbanos, moradias precárias e subemprego. Economia: Pequena indústria extrativa (petroquímica e pesqueira) e o terceiro produtor mundial de droga, a produção ilegal de cocaína é um dos maiores problemas deste país. Equador Menor país da América Andina. Economia frágil, o petróleo é o principal produto de exportação , o país exporta café, banana e cacau. Governo civil ameaçado por tentativas de golpe militar.

5 Banhado pelo mares Atlântico e Pacífico.
Colômbia Banhado pelo mares Atlântico e Pacífico. Economia: Industrialização fraca, exportação de café, esmeraldas, petróleo, carvão, ouro e açúcar. É o maior produtor mundial de cocaína, produto ilegal, que provocou uma guerra declarada entre o governo colombiano (apoiado pelos EUA) e os traficantes. Governo autoritário, mas também convive com o narcotráfico e organizações guerrilheiras. Fonte: Sistema de Ensino Ser, Geografia, América Latina, p34.

6 Chile Banhado pelo oceano Pacífico. Baixa taxa de analfabetismo (4%) e alta expectativa de vida (76 anos). Exportação de matérias-primas minerais (cobre) e gêneros alimentícios de primeira qualidade (vinhos e frutas). Década de 70 e 80, vigorou a ditadura militar , presidida pelo governo do General Pinochet. Em 1990, fim do regime militar e ocorreram eleições democráticas, o novo governo vem procurando melhorar economia, reduzindo a dívida externa e diminuindo as diferenças sociais. O Chile é membro pleno da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), membro associado do Mercosul e Nafta.

7 Guianas População concentrada no litoral (região norte).
Localização ao sul com o Brasil, a oeste com Venezuela e ao norte com o oceano Atlântico. População concentrada no litoral (região norte). Colonizadas por outras nações européias(França, Holanda e Reino Unido). As relações das três Guianas com os países sul-americanos sempre foram distante. Atualmente a Guiana e o Suriname mantêm uma tímida relação comercial com a América do sul . Fonte: Sistema de Ensino Ser, Geografia, América Latina, p.40.

8 Guiana Maior e mais populosa das três Guianas. Colonizada pelo Reino Unido, independência 1966. População formada por descendentes de indianos, negros e pardos. Economia é tipicamente subdesenvolvida, predominando atividades extrativas mineradoras (bauxita), produtor de gêneros agrícolas (cana-de-açúcar, café, arroz) Suriname A maioria da população é formada por negros e indianos, que vivem em intenso conflito. Colonizada pela Holanda Exporta minérios principalmente a bauxita (maior produtor),produtos agrícolas (arroz e frutas tropicais). Industria é pouco desenvolvida. Guiana Francesa É um departamento de ultramar que pertence à França, espécie de colônia francesa. População constituída de negros e pardos. País extremamente pobre, economia baseia-se na silvicultura e pesca. Centro Espacial de Kourou, centro de alta tecnologia para lançamento de foguetes franceses. Problemas com tráfico de drogas e movimento pró-independência sem apoio popular.


Carregar ppt "AMÉRICA ANDINA E GUIANAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google