A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013."— Transcrição da apresentação:

1 México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013

2 México: regiões naturais No México, o território se estreita à medida que se aproxima da América Central. É delimitado por dois alongamentos montanhosos: a serra Madre Oriental, próxima ao golfo do México, e a serra Madre Ocidental, na porção do território voltada para o Pacífico. 1 América do Norte: natureza e sociedade

3 A disposição do relevo Influência das montanhas na formação do deserto do norte do México

4 Aspectos naturais Geologicamente instável. Hidrografia pobre. Clima árido e xerófitas. Floresta tropical ao sul. Banhado pelos Oceanos Atlântico e Pacífico

5 Relevo

6 População América do Norte: população (2008*) Posição no ranking mundial População total (habitantes) Estados Unidos 3304 milhões México11108 milhões Canadá3633 milhões Groenlândia20057 mil TOTAL

7 População A ocupação humana e a diversidade étnica existentes nos países da América do Norte são frutos do processo de colonização, do nível de desenvolvimento dos países e dos movimentos migratórios. Nos EUA, os povos indígenas foram praticamente eliminados. No México, a presença dos povos indígenas é marcante na composição da população. No Canadá, as populações originais ficaram confinadas às regiões mais frias situadas no norte do país. Mais de 440 milhões de habitantes se distribuem irregularmente pelos países da América do Norte.

8 México: contrastes sociais e migrações 106 milhões de habitantes, só inferior, nas Américas, à população dos Estados Unidos e à do Brasil A população concentra-se na região central do planalto de Anahuac – na Cidade do México, em Puebla e em Guadalajara, entre outras. Na região metropolitana da Cidade do México vive cerca de 20% de toda a população do país. Os mexicanos representam mais da metade dos imigrantes clandestinos para os EUA.

9 Crises Em 1994, em Chiapas, no sul do México, o movimento guerrilheiro Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN); surge agregando indígenas e camponeses pobres, em luta por melhor distribuição da renda, reforma agrária, maior participação. Luta contra o narcotráfico imposta pelo atual presidente Enrique Peña Nieto atingem principalmente o norte do México fronteira com os EUA.

10 O México e o Nafta Em 1994 entrou em vigor o Nafta (North American Free Trade Agreement), Acordo de Livre Comércio da América do Norte, assinado por Estados Unidos, Canadá e México. O objetivo era eliminar barreiras tarifárias entre os países membros. Dos membros, o Canadá é o país que apresenta os melhores indicadores sociais. Já os índices do México são totalmente discrepantes em relação ao dos demais membros do acordo. Com o Nafta, o México eleva a participação no comércio internacional, atraindo investimento estrangeiro e acentuando sua dependência econômica.

11 O México e o Nafta

12 México: economia Economia integrada aos Estados Unidos Contribuiu com mão de obra barata para a construção de ferrovias americanas, e, na segunda metade do século XX, nas fazendas de gado no Texas e no Novo México e colheita de frutas na Califórnia. A proximidade com os Estados Unidos, o baixo custo da mão de obra, além de políticas fiscais favoráveis, atraiu para o México a instalação de empresas americanas, impulsionando a industrialização do país.

13 Distribuição industrial Litoral- petroquímica Centro- sul – siderúrgica e metalúrgica. Produção basicamente para exportação para os EUA.

14 Atividade industrial e recursos minerais México: economia (2008)

15 Agricultura e estrutura agrária México: agreicultura (2008)


Carregar ppt "México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google