A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013."— Transcrição da apresentação:

1 México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013

2 México: regiões naturais
No México, o território se estreita à medida que se aproxima da América Central. É delimitado por dois alongamentos montanhosos: a serra Madre Oriental, próxima ao golfo do México, e a serra Madre Ocidental, na porção do território voltada para o Pacífico. 1 América do Norte: natureza e sociedade

3 A disposição do relevo Influência das montanhas na formação do deserto do norte do México

4 Aspectos naturais Geologicamente instável. Hidrografia pobre.
Clima árido e xerófitas. Floresta tropical ao sul. Banhado pelos Oceanos Atlântico e Pacífico

5 Relevo Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo.

6 População total (habitantes)
Posição no ranking mundial População total (habitantes) Estados Unidos 3 304 milhões México 11 108 milhões Canadá 36 33 milhões Groenlândia 200 57 mil TOTAL Professor: *Estimativa. Fonte: Population Reference Bureau world population data sheet. Disponível em: <www.prb.org/Publications/ Datasheets/2008/2008wpds.aspx>. Acesso em: 27 jan América do Norte: população (2008*)

7 População A ocupação humana e a diversidade étnica existentes nos países da América do Norte são frutos do processo de colonização, do nível de desenvolvimento dos países e dos movimentos migratórios. Nos EUA, os povos indígenas foram praticamente eliminados. No Canadá, as populações originais ficaram confinadas às regiões mais frias situadas no norte do país. No México, a presença dos povos indígenas é marcante na composição da população. Mais de 440 milhões de habitantes se distribuem irregularmente pelos países da América do Norte.

8 México: contrastes sociais e migrações
106 milhões de habitantes, só inferior, nas Américas, à população dos Estados Unidos e à do Brasil A população concentra-se na região central do planalto de Anahuac – na Cidade do México, em Puebla e em Guadalajara, entre outras. Na região metropolitana da Cidade do México vive cerca de 20% de toda a população do país. Os mexicanos representam mais da metade dos imigrantes clandestinos para os EUA.

9 Crises Em 1994, em Chiapas, no sul do México, o movimento guerrilheiro Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN); surge agregando indígenas e camponeses pobres, em luta por melhor distribuição da renda, reforma agrária, maior participação. Luta contra o narcotráfico imposta pelo atual presidente Enrique Peña Nieto atingem principalmente o norte do México fronteira com os EUA.

10 O objetivo era eliminar barreiras tarifárias entre os países membros.
O México e o Nafta Em 1994 entrou em vigor o Nafta (North American Free Trade Agreement), Acordo de Livre Comércio da América do Norte, assinado por Estados Unidos, Canadá e México. O objetivo era eliminar barreiras tarifárias entre os países membros. Dos membros, o Canadá é o país que apresenta os melhores indicadores sociais. Com o Nafta, o México eleva a participação no comércio internacional, atraindo investimento estrangeiro e acentuando sua dependência econômica. Já os índices do México são totalmente discrepantes em relação ao dos demais membros do acordo.

11 O México e o Nafta Professor: entre os países-membros do Nafta, o México é o que apresenta os piores indicadores sociais, situação que não foi alterada com a implantação do acordo de livre-comércio. Contrariando expectativas, a participação mexicana no Nafta não diminuiu o fluxo de migrantes que buscam melhores condições de vida e de trabalho nos Estados Unidos.

12 México: economia Economia integrada aos Estados Unidos
Contribuiu com mão de obra barata para a construção de ferrovias americanas, e, na segunda metade do século XX, nas fazendas de gado no Texas e no Novo México e colheita de frutas na Califórnia. A proximidade com os Estados Unidos, o baixo custo da mão de obra, além de políticas fiscais favoráveis, atraiu para o México a instalação de empresas americanas, impulsionando a industrialização do país.

13 Distribuição industrial
Litoral- petroquímica Centro- sul – siderúrgica e metalúrgica. Produção basicamente para exportação para os EUA.

14 Atividade industrial e recursos minerais
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. A industrialização mexicana é fruto de grandes transformações na economia ocorridas no início do século XX, sendo a primeira delas a Revolução Mexicana de 1910. México: economia (2008) México: economia (2008)

15 Agricultura e estrutura agrária
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. A agropecuária ainda é um meio de trabalho para milhões de mexicanos, empregando cerca de 25% da PEA (População Economicamente Ativa) nacional. Os produtos com maior área de cultivo são o algodão, o café e a cana-de-açúcar. México: agreicultura (2008)


Carregar ppt "México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google