A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAFTA. O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAFTA. O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá"— Transcrição da apresentação:

1 NAFTA

2 O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.

3 Objetivos do NAFTA -Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; - Reduzir os custos comerciais entre os países membros; -Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; -Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;

4 O NAFTA criou a maior área de livre comércio mundial, com 444 milhões de pessoas produzindo USD 17 trilhões de mercadorias e serviços. O comércio entre os Estados Unidos e seus parceiros do NAFTA totalizam exportações de USD 452 bilhões; e importações de USD 568 bilhões. O déficit comercial entre os Estados Unidos e o NAFTA ficou 116 bilhões em 2007.

5 Exportações dos US Os países do NAFTA, foram em 2008 os maiores parceiros comerciais dos US. (Canadá $261.2 bilhões e México $151.2 bilhões).

6 Produtos Agrícola para o NAFTA totalizando $32.3 bilhões em Grãos ($3.2 bilhões), Carnes, ($3.1 bilhões), Soja ($1.9 bilhões), Fruitas ($1.8 bilhões), Alimento industrializado ($1.7 bilhões), Vegetais ($1.7 bilhões), Exportação por categoria em 2008: Maquinas ($63.5 bilhões), Veículos (peças) ($59.5 bilhões), Maquinas Eletrificas ($49.2 bilhões), Combustível Mineral e Óleo ($27.9 bilhões), Plásticos ($22.3 bilhões), Exportações dos US

7 Importações dos US Os países do NAFTA foram em 2008 os 3ºs maiores fornecedores dos U.S. (Canadá $339.5 bilhões e México $215.9 bilhões).

8 Importações dos US Exportação por categoria em 2008: Combustível Mineral e Óleo ($157.8 bilhões), Veículos ($79.7 bilhões), Maquinas Eletrificas ($63.5 bilhões), Maquinas ($46.5 bilhões), Outros ($14.3 bilhões), Produtos agrícola importados pelos U.S. do NAFTA em Vegetais ($3.9 bilhões), Alimento industrializado ($3.4 bilhões), Animais vivos ($2.3 bilhões), Frutas e vegetais industrializados($2.0 bilhões), Vinho e cerveja ($1.9 bilhões).

9 Importações dos US Dos US no NAFTA em 2007 foi de $348.7 bilhões, 11.3% maior do que Setores investidos manufatora, financeiro, mineração e setores não bancários. Dos países do NAFTA nos U.S em 2007 foi de $219.2 bilhões, 21.4% maior do que Setores investidos manufatora, financeiro, bancos.

10 Equilíbrio de forças - Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata; Nos EUA e no Canadá também há receio quanto ao aumento do desemprego. Nestes países, teme-se que as indústrias se transfiram para o México em busca de mão-de-obra mais barata.

11 Certamente, o NAFTA tinha realmente um grande ideal para a América. Dois anos depois de assinado o acordo, nossos fornecedores se foram, temos $15 bilhões de déficit comercial com o México, 300,000 empregos se formam para o sul, a Indústria de Tomate da Florida também se foi, estamos vendo a imigração ilegal crescer neste país, o México é o primeiro e maior fornecedor de drogas. Pat Buchanan Equilíbrio de forças


Carregar ppt "NAFTA. O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google