A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE

2 Vamos relembrar alguns tipos de ambientes onde os seres vivos habitam e os elementos não vivos que os compõe, através dos desenhos que os alunos do Colégio São Paulo criaram.

3 PEIXES ÁGUA AR AMBIENTE AQUÁTICO

4 AMBIENTE TERRESTRE AR TARTARUGA ÁGUA AR AMBIENTE AQUÁTICO

5 SOL E NUVENS AMBIENTE TERRESTRE AMBIENTE TERRESTRE ÁRVORES AR MINHOCAS TERRA

6 AMBIENTE POLAR AR PINGUINS AMBIENTE TERRESTRE

7 AMBIENTE TERRESTRE LUZ E CALOR AR PÁSSAROS VEGETAIS ÁGUA TERRA

8 AMBIENTE TERRESTRE DESERTO LUZ E CALOR AR CAMELOS

9 AMBIENTE TERRESTRE CIDADE LUZ E CALOR AR ÁGUA PESSOA CACHORRO ÁRVORES

10 Assim como os animais, os vegetais também são seres vivos.
Veja nas figuras a seguir, as semelhanças entre esses dois tipos de seres vivos: Os animais crescem; os vegetais também. Os animais são capazes de se reproduzir; o mesmo ocorre com os vegetais.

11 Os animais morrem; os vegetais também.

12 Vejamos como alguns elementos não vivos são necessários para a sobrevivência dos seres vivos
Todos os seres vivos precisam se alimentar. Os animais retiram seu alimento, que consiste em vegetais, outros animais, ou ambos, do ambiente onde vivem. Os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento através da luz do sol. Essa é a diferença fundamental entre vegetais e animais. GÁS CARBÔNICO

13 Como os animais se alimentam:
Alguns animais se alimentam apenas de outros animais. Alguns se alimentam apenas de vegetais. E ainda há aqueles que se alimentam de vegetais e de outros animais.

14 O seres vivos precisam de luz e calor
Sem a luz e o calor do Sol, não haveria vida na Terra. A ausência de raios de Sol congelaria todo o nosso planeta, tornando-o inabitável.

15 Os seres vivos precisam de ar
Você já tentou tampar o nariz e ficar algum tempo sem respirar? A gente aguenta só um pouquinho... O mesmo ocorre com os outros animais. Você sabia que os vegetais também respiram? O ar é uma mistura de gases. Dessa mistura fazem parte o oxigênio e o gás carbônico. Apesar de não podermos vê-lo, ele está presente em toda parte. Sem o ar, não podemos sobreviver.

16 Os seres vivos precisam de água
A água é outro elemento não vivo do qual depende a vida tanto dos animais quanto dos vegetais. Utilizamos a água doce para beber, cozinhar e lavar.

17 A água aparece de várias formas e em lugares como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, etc.
Também existe água nas plantas, em nosso corpo e de outros animais.

18 Cuidar para não faltar As pessoas modificam o ambiente onde vivem para atender a diferentes necessidades, como por exemplo: Retirar elementos da natureza como madeira e água. Fazer plantações e pastos para produzir alimentos. Construir casas, pontes, estradas e indústrias. Antes de modificar o ambiente, é preciso imaginar o que acontecerá no futuro, porque as mudanças podem prejudicar os seres vivos e o elementos naturais do planeta.

19 Lixo: esse problema tem solução?
Qualquer coisa descartada por uma pessoa, porque não tem mais valor ou utilidade para ela, é chamada de lixo. Todo ser humano produz lixo: restos de comida, papel usado, embalagens, pneus velhos, aparelhos eletrônicos quebrados, etc. E o lixo não desaparece como mágica: ele continua existindo por muito tempo no planeta. O excesso de lixo causa diversos problemas: polui as águas e o solo, por exemplo. Além disso, onde há lixo, há animais transmissores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos.

20 É impossível não produzir lixo, mas podemos reduzir a quantidade de coisas que jogamos fora, reaproveitar outras ou reciclar alguns tipos de lixo. Será que você é capaz de ajudar o meio ambiente fazendo os três Rs citados acima?


Carregar ppt "O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google