A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os vegetais. Como os vegetais nascem Você sabe que os vegetais, assim como os animais, são capazes de se reproduzir, ou seja, dar origem a outros seres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os vegetais. Como os vegetais nascem Você sabe que os vegetais, assim como os animais, são capazes de se reproduzir, ou seja, dar origem a outros seres."— Transcrição da apresentação:

1 Os vegetais

2 Como os vegetais nascem Você sabe que os vegetais, assim como os animais, são capazes de se reproduzir, ou seja, dar origem a outros seres semelhantes a eles. Grande parte dos vegetais produz novos seres por meio das sementes dos frutos. Existem alguns que podem ser plantados também a partir de mudas.

3 A semente é a parte do fruto que pode dar origem a outra planta. As sementes podem ter várias formas. Há sementes pequenas e grandes. Alguns frutos têm muitas sementes, outros só têm uma e outros, não possuem sementes.

4 Para germinar, a semente precisa basicamente de água e luminosidade. Para se desenvolver, ou seja, para o brotinho crescer forte e saudável são necessárias condições apropriadas: terra rica em nutrientes, água, luz do sol e ar. Observe o crescimento da plantinha:

5 As partes de um vegetal Um vegetal pode ter várias partes: raiz, caule, folhas, flores,frutos e sementes, cada um com sua própria função. Há vegetais que possuem todas as partes, e outros que possuem apenas algumas, como raiz, caule e folhas.

6 As raízes absorvem água e sais minerais do solo e fixam a planta à terra. O caule ajuda a suportar a planta e conduz os nutrientes até às folhas. As folhas usam a luz solar para dar energia à planta. Também permitem que a planta transpire. A flor permite que a planta se reproduza. Funções das partes de um vegetal

7 Os vegetais também respiram Para respirar, assim como os animais, os vegetais precisam de oxigênio. Eles retiram o oxigênio do ar e liberam o gás carbônico. A respiração é um processo que ocorre sem parar, noite e dia, dia e noite. A parte da planta responsável pela respiração é a folha. gás carbônico oxigênio

8 Como os vegetais se alimentam Você já sabe que os vegetais fabricam o seu próprio alimento. Para produzir alimentos, ou seja, energia, as plantas precisam de: A raiz retira a água do solo. A luz é absorvida pela clorofila, uma substância verde presente nas folhas (alguns caules também têm clorofila). O gás carbônico vem do ar. Durante o processo de fabricação de alimento, ocorre a produção de oxigênio, que é eliminado para o ambiente.

9 Os vegetais e os ambientes em que vivem Existem plantas de vários tamanhos e formas e que vivem em diferentes ambientes: na terra, sobre a água, embaixo da água, em lugares muito secos, em lugares muito úmidos, em regiões muito quentes, em regiões muito frias.

10 Você sabia? As orquídeas apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, porque é muito frio. Estas plantas vivem bem em ambientes frescos. As orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz do Sol. Não são plantas parasitas, absorvem os nutrientes apenas do material em decomposição que cai das árvores e acumula-se no emaranhado de suas raízes. Belas Flores

11 Os tamanhos dos vegetais Cada planta recebe uma classificação de acordo com o seu tamanho. Veja: árvore planta rasteira arbusto

12 A importância dos vegetais em nossa vida Os vegetais são muito importantes para o ambiente e para os seres vivos em geral. Sem eles, o homem e outros animais não conseguiriam sobreviver. Como vimos anteriormente, no processo de produção de seu alimento, os vegetais liberam oxigênio para o ambiente. São eles, que têm clorofila, que garantem a produção e a liberação do oxigênio que respiramos. gás carbônico oxigênio gás carbônico

13 As plantas também servem de abrigo para os animais, além de proteger o solo, fornecer alimentos, remédios, tecidos, objetos, etc.

14 Um momento para refletir Você já ouviu falar em desflorestamento? Cada vez que o homem retira da natureza uma quantidade de árvores para produzir materiais necessários a ele, está ocorrendo um desflorestamento daquela área em que as árvores estavam. É importante para a preservação das espécies das plantas e do meio ambiente em geral que existam programas de reflorestamento de áreas desmatadas.

15 Você também pode fazer a sua parte... Semeie novas plantas, semeie novas vidas! CANAL KIDS - Meio Ambiente - Mundo das Plantas Curiosidades e atividades sobre os vegetais, você pode encontrar nos links abaixo. Divirta-se! e.rs.gov.br/escolas/obino/ cruzadas1/atividades_pla ntas/brkids_conhecendo_ plantas_carnivoras.swf rtoalegre.rs.gov.br /escolas/obino/cru zadas1/atividades _plantas/plantar.s wf toalegre.rs.gov.br/ escolas/obino/cruz adas1/atividades_ plantas/frutas.swf uzadas1/atividades_planta s/frutas.swf legre.rs.gov.br/escola s/obino/cruzadas1/ativ idades_plantas/1474_ anima_arvore.swf


Carregar ppt "Os vegetais. Como os vegetais nascem Você sabe que os vegetais, assim como os animais, são capazes de se reproduzir, ou seja, dar origem a outros seres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google