A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Vegetal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Vegetal."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Vegetal

2 Plantas Ar, Água, Luz e Calor Comestíveis Não comestíveis
Necessitam de Ar, Água, Luz e Calor Podem ser Partes da planta Comestíveis Não comestíveis Raiz; Caule; Folha; Flor; Fruto

3 Plantas Árvores Arbustos Espontâneas Cultivadas pelo Homem
Podem ser classificadas quanto ao tamanho à forma de cultivo Árvores Arbustos Espontâneas Cultivadas pelo Homem Plantas Herbáceas semeadas plantadas folha caduca folha persistente

4 Semente (germinação) Reprodução pode ser por Estaca

5 Raízes Folhas aprumada Subterrânea fasciculada Aquática Aérea Formas
Tamanhos Folhas Recortes Nervuras

6 Utilidade das plantas Fornecem oxigénio Fixam os solos
Alimentam o Homem e outros animais Ornamentam Fornecem matérias-primas

7 As plantas podem dividir-se em dois grupos:
As plantas pertencem ao reino vegetal porque nascem, crescem, vivem, reproduzem-se e morrem. Mas não se movem, isto é, não podem mudar de lugar, quando querem, como os animais. Uma planta completa é composta por: - raiz, caule, folhas, flores e frutos. As plantas podem dividir-se em dois grupos: as que dão flor ( a pereira, a macieira, o feijoeiro, etc. ) as que não dão flor ( os fetos, as avencas, os líquenes, os musgos, etc. )

8 RAIZ A raiz é a parte da planta que, em geral, se fixa à terra e por onde absorve os alimentos. A raiz só pode absorver os alimentos no estado líquido. Há várias espécies de raiz: raiz aprumada ( tem uma raiz principal no prolongamento do tronco, donde saem outras mais finas ). Ex. pinheiro, eucalipto, etc. raiz fasciculada ( é formada por um feixe de pequenas raízes ). Ex. milho, trigo, etc. raiz tuberculosa ( é uma raiz carnuda ). Ex. cenoura, nabo, etc. A maior parte das raízes são subterrâneas.

9 CAULE O caule é a parte da planta que se segue à raiz, cresce em sentido contrário ao dela, eleva-se, em geral, na atmosfera. O caule sustenta as folhas e é por ele que se faz o transporte da seiva ( líquidos nutritivos ). As formas do caule podem ser muito variadas. Compara, por exemplo, o caule de um pinheiro ( tronco ) e o de trigo ( colmo ).

10 FOLHAS É através das folhas que as plantas respiram e transpiram e são, em geral, verdes. As folhas podem ter formas muito diferentes. umas são compridas, como as do pinheiro; outras são largas, como as do plátano; outras são muito recortadas, como as do carvalho. Há plantas que têm folhas durante todo o ano- são plantas de folha persistente. Ex. pinheiro, eucalipto, etc. Há outras plantas que, em determinada época do ano, nos aparecem sem folha ( caíram todas )- são as plantas de folha caduca. Ex. carvalho, castanheiro, etc.


Carregar ppt "Reino Vegetal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google