A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS RAÍZES. A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS RAÍZES. A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS."— Transcrição da apresentação:

1 AS RAÍZES

2 A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE. AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE. A SOLUÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINERAIS CONSTITUI A SEIVA BRUTA, QUE É TRANSPORTADA DAS RAÍZES ATÉ AS FOLHAS. A SOLUÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINERAIS CONSTITUI A SEIVA BRUTA, QUE É TRANSPORTADA DAS RAÍZES ATÉ AS FOLHAS.

3 A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO NAS FOLHAS, PARTE DA ÁGUA ABSORVIDA É UTILIZADA NA FOTOSSÍNTESE. NAS FOLHAS, PARTE DA ÁGUA ABSORVIDA É UTILIZADA NA FOTOSSÍNTESE. JÁ OS SAIS MINERAIS SÃO EMPREGADOS DE DIVERSAS MANEIRAS: OS DE NITROGÊNIO, POR EXEMPLO, PODEM SER USADOS NA SÍNTESE DE CLOROFILA. JÁ OS SAIS MINERAIS SÃO EMPREGADOS DE DIVERSAS MANEIRAS: OS DE NITROGÊNIO, POR EXEMPLO, PODEM SER USADOS NA SÍNTESE DE CLOROFILA.

4 AS REGIÕES DE UMA RAIZ A MAIORIA DOS VEGETAIS APRESENTA UMA RAIZ PRINCIPAL E RAÍZES SECUNDÁRIAS. A MAIORIA DOS VEGETAIS APRESENTA UMA RAIZ PRINCIPAL E RAÍZES SECUNDÁRIAS. NUMA RAIZ PODEM SER RECONHECIDAS QUATRO REGIÕES PRINCIPAIS: NUMA RAIZ PODEM SER RECONHECIDAS QUATRO REGIÕES PRINCIPAIS: 1) COIFA: É UMA ESPÉCIE DE CAPUZ QUE PROTEGE A PONTA DA RAIZ. NO INTERIOR DESSA PONTA EXISTEM CÉLULAS QUE SE MULTIPLICAM INTENSAMENTE E PROMOVEM O CRESCIMENTO DA RAIZ. - A COIFA ENVOLVE E PROTEGE ESSAS CÉLULAS CONTRA O ATRITO DO SOLO E ATAQUE DE MICRORGANISMOS.

5 AS REGIÕES DE UMA RAIZ 2) REGIÃO LISA OU DE CRESCIMENTO: É ONDE OCORRE O ALONGAMENTO DAS CÉLULAS PRODUZIDAS NA PONTA PROTEGIDA PELA COIFA. A PRODUÇÃO DAS CÉLULAS E O SEU ALONGAMENTO PROMOVEM O CRESCIMENTO DA RAIZ. 3) REGIÃO PILÍFERA OU DE ABSORÇÃO: APRESENTAM PÊLOS ABSORVENTES QUE RETIRAM DO SOLO A ÁGUA E OS SAIS MINERAIS QUE FORMARÃO A SEIVA BRUTA.

6 AS REGIÕES DE UMA RAIZ 4) REGIÃO SUBEROSA OU DE RAMIFICAÇÃO: É A REGIAÕ EM QUE A RAIZ SE RAMIFICA, ORIGINANDO OUTRAS RAÍZES QUE AUXILIAM A FIXAÇÃO DA PLANTA AO SOLO E AUMENTAM A SUPERFÍCIE DE ABSORÇÃO DE ÁGUA E DE SAIS MINERAIS. 5) COLO: É A ZONA DE TRANSIÇÃO ENTRE O CAULE E A RAIZ.

7

8 OS TIPOS DE RAÍZES RAÍZES SUBTERRÂNEAS: DESENVOLVEM-SE DEBAIXO DA TERRA. PODEM SER DE DOIS TIPOS: RAÍZES SUBTERRÂNEAS: DESENVOLVEM-SE DEBAIXO DA TERRA. PODEM SER DE DOIS TIPOS: - RAÍZES AXIAIS: APRESENTAM UMA RAIZ PRINCIPAL DE ONDE SAEM RAÍZES SECUNDÁRIAS - PLANTAS DICOTILEDÔNEAS.

9 RAÍZES AXIAIS

10 OS TIPOS DE RAÍZES - RAÍZES FASCICULADAS: NÃO HÁ UMA RAIZ PRINCIPAL, MAS VÁRIAS RAÍZES QUE PARTEM DA REGIÃO DO COLO. NÃO SÃO CONSIDERADAS SECUNDÁRIAS, POIS NAÕ SÃO RAMIFICAÇÕES DE UMA RAIZ PRINCIPAL – PLANTAS MONOCOTILEDÔNEAS.

11

12 OS TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS: BROTAM DO CAULE, DESENVOLVEM-SE SOBRE OUTRAS PLANTAS OU ORIGINAM-SE DO SOLO OU DA ÁGUA PARA O AR. RAÍZES AÉREAS: BROTAM DO CAULE, DESENVOLVEM-SE SOBRE OUTRAS PLANTAS OU ORIGINAM-SE DO SOLO OU DA ÁGUA PARA O AR.

13

14 OS TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AQUÁTICAS: SE DESENVOLVEM DENTRO DA ÁGUA. RAÍZES AQUÁTICAS: SE DESENVOLVEM DENTRO DA ÁGUA.

15 TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ RAÍZES TUBEROSAS: ARMAZENAM GRANDE QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS. EXEMPLO: CENOURA, MANDIOCA, BATATA-DOCE E BETERRABA. RAÍZES TUBEROSAS: ARMAZENAM GRANDE QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS. EXEMPLO: CENOURA, MANDIOCA, BATATA-DOCE E BETERRABA.

16

17 TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ RAÍZES ESCORAS: PARTEM DO CAULE E SE FIXAM NO SOLO, AUMENTANDO A SUPERFÍCIE DE FIXAÇÃO DA PLANTA. EXEMPLO: PLANTAS DE MANGUES. RAÍZES ESCORAS: PARTEM DO CAULE E SE FIXAM NO SOLO, AUMENTANDO A SUPERFÍCIE DE FIXAÇÃO DA PLANTA. EXEMPLO: PLANTAS DE MANGUES.

18

19 TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ RAÍZES TABULARES: SÃO ACHATADAS COMO TÁBUAS. ELAS AUXILIAM A FIXAÇÃO DA PLANTA NO SOLO E POSSUEM POROS QUE PERMITEM A ABSORÇÃO DE GÁS OXIGÊNIO DA ATMOSFERA. EXEMPLO: SUMAÚMA RAÍZES TABULARES: SÃO ACHATADAS COMO TÁBUAS. ELAS AUXILIAM A FIXAÇÃO DA PLANTA NO SOLO E POSSUEM POROS QUE PERMITEM A ABSORÇÃO DE GÁS OXIGÊNIO DA ATMOSFERA. EXEMPLO: SUMAÚMA RAÍZES SUGADORAS: SÃO RAÍZES DE PLANTAS PARASITAS QUE PENETRAM NO CAULE DE UMA PLANTA HOSPEDEIRA, SUGANDO-LHE A SEIVA. EXEMPLO: ERVA- DE-PASSARINHO RAÍZES SUGADORAS: SÃO RAÍZES DE PLANTAS PARASITAS QUE PENETRAM NO CAULE DE UMA PLANTA HOSPEDEIRA, SUGANDO-LHE A SEIVA. EXEMPLO: ERVA- DE-PASSARINHO

20

21

22 TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ RAÍZES COM VELAME: O VELAME É UMA ESTRUTURA QUE ENVOLVE AS RAÍZES AÉREAS DAS ORQUÍDEAS, SUA PRINCIPAL FUNÇAÕ É ABSORVER ÁGUA DA ATMOSFERA. POR ISSO AS ORQUÍDEAS SOBREVIVEM SEM TER CONTATO DIRETO COM O SOLO. RAÍZES COM VELAME: O VELAME É UMA ESTRUTURA QUE ENVOLVE AS RAÍZES AÉREAS DAS ORQUÍDEAS, SUA PRINCIPAL FUNÇAÕ É ABSORVER ÁGUA DA ATMOSFERA. POR ISSO AS ORQUÍDEAS SOBREVIVEM SEM TER CONTATO DIRETO COM O SOLO. RAÍZES GRAMPIFORMES: PRENDEM O VEGETAL EM SUPORTES COMO MUROS. EXEMPLO: RAIZ DA HERA RAÍZES GRAMPIFORMES: PRENDEM O VEGETAL EM SUPORTES COMO MUROS. EXEMPLO: RAIZ DA HERA

23

24

25 TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ RAÍZES RESPIRATÓRIAS OU PNEUMATÓFOROS: SÃO VERIFICADAS EM PLANTAS QUE SE DESENVOLVEM EM SOLOS ALAGADIÇOS E POBRES EM OXIGÊNIO. AS RAÍZES RESPIRATÓRIAS PARTEM DE OUTRAS RAÍZES EXISTENTES NO SOLO E CRESCEM VERTICALMENTE, EMERGINDO PARA ATMOSFERA, DE ONDE ABSORVEM OXIGÊNIO POR MEIO DE POROS ESPECIAIS. RAÍZES RESPIRATÓRIAS OU PNEUMATÓFOROS: SÃO VERIFICADAS EM PLANTAS QUE SE DESENVOLVEM EM SOLOS ALAGADIÇOS E POBRES EM OXIGÊNIO. AS RAÍZES RESPIRATÓRIAS PARTEM DE OUTRAS RAÍZES EXISTENTES NO SOLO E CRESCEM VERTICALMENTE, EMERGINDO PARA ATMOSFERA, DE ONDE ABSORVEM OXIGÊNIO POR MEIO DE POROS ESPECIAIS.

26


Carregar ppt "AS RAÍZES. A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google