A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raiz Biologia CCI Sênior. Raiz Geralmente subterrâneo, com função de fixar a planta,absorver a água, sais minerais e a seiva. A primeira raiz é a primária,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raiz Biologia CCI Sênior. Raiz Geralmente subterrâneo, com função de fixar a planta,absorver a água, sais minerais e a seiva. A primeira raiz é a primária,"— Transcrição da apresentação:

1 Raiz Biologia CCI Sênior

2 Raiz Geralmente subterrâneo, com função de fixar a planta,absorver a água, sais minerais e a seiva. A primeira raiz é a primária, a partir da radícula.

3 Regiões da raiz Colo- entre raiz e caule; Zona suberosa – parte mais velha, não tem absorção de água; Partem raízes laterais. Zona pilífera – possui pêlos, absorção de água e sais; Zona lisa – Mais jovem, crescimento da raiz. Coifa – Serve como proteção, impedindo entrada de microorganismos.

4 Zona lisa Possui três áreas: Meristemática – Capaz de realizar divisão celular; Alongamento: Acima da meristemática, crescimento da raiz; Maturação – As células se tornam adultas;

5 Classificação das Raízes De acordo com a função e o ambiente que vivem. Raízes subterrâneas Axiais ou pivotantes – Têm uma raiz primária do qual partem raízes laterais;

6 Raiz Fasciculada ou Cabeleira Não têm raiz principal, surgem apenas adventícias e ramificadas; Não atinge grandes profundidades;

7 Raiz Tuberosa Armazenam substância nutritiva; Raízes aéreas São raízes que se desenvolvem acima do solo, são raízes adventícias.

8 Suporte ou Escora São tubulares, típicas em vegetais de grande porte, aumenta a fixação e auxilia na respiração da planta. Cintura Típica de epifitas, usam apenas para fixação; Conseguem reter água da chuva;

9 Respiratórias ou pneumatóforas Raízes de plantas que vivem em locais alagadiços. Servem para absorver o ar. Estrangulantes Apenas envolvem a planta. Estrangulam o tronco da hospedeira. Causa a morte do vegetal.

10 Grampiformes São curtas semelhantes a grampos. Haustórios ou sugadores De vegetais parasitas, penetra nos tecidos do hospedeiro e sugam a seiva;

11 Raízes Aquáticas Possuem grande oxigenação que auxiliam na flutuação e respiração da planta.

12 Anatomia das Raízes Estrutura primária das raízes

13 Estrutura secundária das raízes

14 Caules

15 Órgão geralmente aéreo com função de condução, sustentação e reserva alimentar. Origem Formado a partir do caulículo presente na semente.

16 Os caules geralmente possuem nó e internó.

17 Classificação dos Caules Caules aéreos Tronco – é lenhoso, bem desenvolvido e ramificado. Plantas de grande porte.

18 Haste – É pouco desenvolvido, clorofilado e pouco lignificado. Estípe – Caule cilíndrico, não ramificado, com folhas somente nas extremidades. Não engrossa.

19 Colmo – Dividido em nós e iternos. Pode ser oco ou fazer reservas. Caules Trepadores São caules que se apóiam em outras estruturas.

20 Sarmentosos – São caules de plantas trepadeiras e usam gavinhas ou raízes grampiformes. Volúveis – São de plantas trepadeiras, porém usam o próprio caule para se apoiarem.

21 Caule rastejante Estolão – Caules que crescem horizontalmente sobre o solo.

22 Caules Subterrâneos Rizomas – Desenvolvem-se horizontalmente de onde partem raízes adventícias. Tubérculos – Caules ricos em reserva de substância nutritiva. Possui brotos.

23 Bulbos – Caules protegidos por folhas modificadas, que acumulam substância nutritiva. Escamoso – As folhas se sobrepõem. Tunicados – As folhas envolvem completamente uma as outras. Sólidos – A região do prato é maior que as escamas.

24 Caules aquáticos – São aqueles adaptados a vida submersa

25 Caules modificados Suculentos –Especializados em armazenar água, geralmente de regiões áridas. Cladódios – Caules suculentos, achatados e verdes com função fotossintetizante.

26 Caule alado – Caule achatado e em forma de folha. Gavinha – Modificações caulinares. Servem para fixação.

27 Espinhos – São modificações do caule que se tornam pontiagudos diminuindo a perda da água. Proteção. Xilopódio- Típicos de plantas do cerrado, ricos em substância de reserva.

28 Anatomia do Caule

29

30


Carregar ppt "Raiz Biologia CCI Sênior. Raiz Geralmente subterrâneo, com função de fixar a planta,absorver a água, sais minerais e a seiva. A primeira raiz é a primária,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google